Publicado por Veja Notícias no dia 30/07/2021 as 18:49

Visitar a cidade maravilhosa é uma verdadeira aventura. Os pontos turísticos do Rio de Janeiro incluem praias paradisíacas, mirantes com centenas de metros de altura com vista para toda a cidade, edifícios com mais de um século de existência e coleções raras de plantas.

Independentemente dos seus gostos ou perfil de viagem ideal, certamente muitos lugares irão te deixar encantado e deixar aquela sensação de quero mais ao ir embora.

Para ajudar você a explorar essa cidade única, separamos os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e algumas dicas para reservar os ingressos.

Quais os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro tem tantos pontos turísticos e lugares incríveis para conhecer que seria difícil incluir todos eles em apenas uma viagem.

Mas alguns deles são imprescindíveis ao passar pela cidade:

  • Cristo Redentor
  • Pão de Açúcar
  • Jardim Botânico
  • Confeitaria Colombo
  • Escadaria Selarón
  • Estádio do Maracanã
  • Theatro Municipal
  • Pedra da Gávea
  • Arcos da Lapa
  • Praias de Copacabana e Leme
  • Praias Ipanema e Arpoador

Cristo Redentor

Como o maior símbolo do Rio de Janeiro, e uma das maiores referências do Brasil pelo mundo, não poderíamos começar nossa lista dos melhores pontos turísticos da cidade com outro lugar.

O Cristo Redentor foi idealizado em 1921, mas só em 1931 foi inaugurado, após 5 anos de construção nas mãos do engenheiro Heitor da Silva Costa. Em 2007, a escultura foi considerada uma das 7 maravilhas do mundo, e é um dos cartões postais mais conhecidos do mundo.

Ele fica localizado no Parque Nacional da Tijuca, no morro do Corcovado, e você pode chegar até lá fazendo um passeio de 20 minutos de trem, que por si já é toda uma aventura.

Depois, a subida continua passando por três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes, onde você já começa a ter vistas incríveis da cidade.

Por ser um dos mais disputados pontos turísticos do Rio de Janeiro, é preciso comprar um ingresso previamente para visita-lo.

Os bilhetes estão disponíveis no site Trem do Corcovado e são vendidos com hora marcada. Não é possível comprar ingressos para o mesmo dia.

Pão de Açúcar

Outro ponto turístico do Rio de Janeiro que mesmo quem nunca visitou a cidade consegue identificar com facilidade é o Pão de Açúcar e seus famosos “bondinhos”. 

Funcionando desde 1912, ele foi o 3º terceiro teleférico a ser inaugurado no mundo, e o 1º do Brasil. Desde então, dezenas de milhões de pessoas já fizeram o percurso.

Nesse passeio que começa na Praia Vermelha rumo ao Morro da Urca, e depois ao Pão de Açúcar, você terá a visão privilegiada das belezas naturais que tornam o Rio de Janeiro uma das cidades mais deslumbrantes e bonita do mundo.

Do teleférico é possível ver a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e a enseada de Botafogo, além de desfrutar de shows e atividades que acontecem no Morro da Urca durante o verão.

Você pode comprar o ingresso para andar no bondinho do Pão de Açúcar pelo site Bondinho.

Crianças de até 6 anos não pagam. Para jovens com entre 6 a 21, estudantes, idosos e portadores de necessidades há um desconto de 50%.

Jardim Botânico

Visitar o Jardim Botânico com certeza será um dos pontos altos da sua visita à cidade.

Ele tem uma grande importância histórica para o Rio de Janeiro, já que foi fundado em 1808 pelo próprio Dom João VI, e hoje é um dos centros de pesquisa mais relevantes do mundo nas áreas de botânica e biodiversidade.

Ao incluir o Jardim Botânico em sua lista de pontos turísticos do Rio de Janeiro, você terá a incrível experiência de conhecer árvores centenárias e plantas exóticas, além de coleções raras de orquídeas e bromélias que são o sonho de qualquer amante de botânica.

Sem contar também as obras que estão espalhadas pela propriedade, como as estátuas de Eco e Narciso, e o Portal da Academia de Belas Artes.

Dependendo da data de sua viagem, você pode encontrar eventos diversos acontecendo por lá, como shows e exposições, então vale a pena acompanhar no site oficial a agenda de apresentações.

Não deixe também de visitar o Museu do Meio Ambiente e o Museu da Casa dos Pilões.

Você pode conferir a agenda do Jardim do Botânico e comprar os bilhetes de visita pelo site oficial.

Confeitaria Colombo

Depois de se perder por algumas horas no Jardim Botânico, nada melhor que dar uma pausa e visitar a Confeitaria Colombo, um dos lugares mais icônicos e cheios de história do Rio de Janeiro.

Cenário comum de novelas de época, ela foi fundada em 1894, e faz parte do patrimônio histórico e cultural do país.

Mesmo tendo mais de 120 anos de existência, a Confeitaria Colombo ainda é muito bem preservada, e a decoração é luxuosa. No total são 2 andares e uma infinidade de doces, bebidas e pratos deliciosos.

Se visitar e gostar, pode aproveitar também para reservar o espaço para eventos, como casamentos e aniversários. Todas as informações são disponibilizadas no site.

Já o valor de consumo, o buffet liberado varia entre R$ 63,00 e 73,00.

É altamente recomendado que você faça uma reserva para não correr o risco de não conseguir uma mesa.

Escadaria Selarón

Poucos pontos turísticos do Rio de Janeiro representam tanto a cultura do povo brasileiro como a Escadaria Selarón.

Ela é toda colorida, boa parte em verde, amarelo e azul, e cada azulejo representa uma parte do Brasil ou do mundo. A obra é do artista plástico chileno Jorge Selarón, de onde veio o nome, e ficou pronta em 1990.

Seu destaque é tanto entre os cartões postais cariocas, que vários artistas gravarem cenas de clipes por lá, incluindo o Snoop Dogg e a banda U2.

Por isso, é imprescindível passar por lá e, como a maioria dos turistas, tirar uma foto numa das escadarias mais famosas do mundo.

A Escadaria Selarón fica no bairro de Santa Teresa, próxima aos Arcos da Lapa.

Estádio do Maracanã

Que tal aproveitar o passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro e conhecer um dos maiores estádios do mundo?

O Maracanã foi inaugurado em 1950, e desde então já foi palco de clássicos do futebol mundial, incluindo jogos da Copa do Mundo, da Copa das Confederações, dos Jogos Pan-Americanos, e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Por sua capacidade de mais de 78.000 pessoas, por lá já passaram shows de grandes artistas de renome internacional, como Madonna, Paul McCartney, RBD e Rolling Stones, além de eventos de grande proporção como a missa do Papa João Paulo II.

Mas não é preciso participar de nenhum show ou jogo esportivo para conhecer o Maracanã de perto.

Você pode reservar um passeio aos bastidores, incluindo o vestiário dos jogadores e uma exposição permanente que reúne itens importantes da história do futebol brasileiro.

Os ingressos para esse tour de 40 minutos estão disponíveis no site oficial Tour Maracarã.

Theatro Municipal

Mesmo que você não tenha planejado assistir a um espetáculo por lá, vale a pena incluir o Theatro Municipal em seu roteiro de pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Fundado em 1909, se trata de um prédio belíssimo, cheio de obras importantes de artistas plásticos brasileiros e internacionais e importantes da época.

A ideia de construir o teatro recebeu vários projetos de profissionais renomados, e  por fim acabou sendo a fusão de dois deles: o projeto Aquilla, do engenheiro Francisco de Oliveira Passos, e do projeto Isadora, do arquiteto francês Albert Guilbert.

Como a inspiração de ambos veio da Ópera de Paris, ver a fachada do Theatro Municipal lembra muito a de grandes edifícios históricos importantes da Europa.

A capacidade do teatro atualmente é de 2.252 lugares, e por lá passam espetáculos nacionais e internacionais de dança, ópera, artes cênicas e música, incluindo de grupos próprios, como a orquestra sinfônica, o coro e a companhia de ballet.

Pedra da Gávea

Se você é amante de esportes ao ar livre e quer uma verdadeira aventura, a Pedra da Gávea é um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro para isso.

Por ser o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, com 844 metros de altura, chegar até o topo dela é um bom desafio, que rende em média 3 horas de subida.

O ideal é contratar um guia especializado para acompanhar você e seu grupo, e que todos tenham um bom preparo físico ou que estejam acostumados a fazer longas trilhas.

A melhor parte é que no final você terá uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro, em um dos pontos mais altos da cidade.

Também é um dos melhores lugares para tirar fotos únicas de um lugar que dispensa comparações.

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa, o antigo Aqueduto da Carioca, é um dos cartões postais mais conhecidos entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Ela possui 42 arcos duplos e um estilo românico que a destaca na região boêmia da Lapa. Por isso, não fique surpreso se encontrar a área cheia de turistas de todas as partes do mundo.

Além de conhecer essa obra arquitetônica, ao passar por lá você terá várias opções de entretenimento, entre bares, casas de show e restaurantes. 

Por isso é uma ótima opção incluir Arcos da Lapa para fechar a tarde vendo o pôr-do-sol, e depois seguir para o roteiro noturno.

Praias de Copacabana e Leme

Claro que ao falar dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, não poderíamos deixar de fora as belas praias cariocas conhecidas internacionalmente.

A começar da Copacabana, conhecida por seu calçadão com pedras portuguesas em preto e branco na Avenida Atlântica, de onde dá para ver o grandioso Pão de Açúcar e o Morro do Leme.

Por lá você encontrará tudo que precisa, incluindo as melhores opções de hospedagem, quiosques e bares, bicicletários, e uma ciclovia.

Se estiver planejando visitar a cidade próximo a virada do ano, se prepare para passar o Réveillon em grande estilo na praia de Copacabana, que protagoniza uma das maiores festas de Réveillon do planeta.

Já a praia do Leme, do lado esquerdo, é um pouco mais tranquila que a vizinha, e é tão bonita quanto.

Praias Ipanema e Arpoador

Como cada canto de Rio de Janeiro que tem seu encanto e história, falar da cidade e não mencionar a inspiradora Ipanema seria um erro.

Famosa mundialmente e considerada um dos símbolos do Brasil pela música Garota de Ipanema, a praia já foi cenário de filmes e é uma das favoritas dos cariocas.

Além do mergulho, por lá você pode praticar surf, jogar vôlei, futebol, frescobol, futevôlei e muitos outros esportes, além de participar dos shows e eventos que frequentemente usam a praia como palco.

Ao lado de Ipanema, a praia do Arpoador também é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, e também é ótima para praticar esportes.

No Arpoador, é imperdível tirar uma foto nas pedras de mesmo nome, onde muitos se reúnem para conferir o belo pôr-do-sol.

Conclusão

Como você deve ter percebido, viajar ao Rio de Janeiro é uma chance não só de ficar deslumbrado com paisagens paradisíacas, mas também de conhecer a história do Brasil e a influência de nossos colonizadores.

Mas para conhecer tudo isso, não se esqueça de comprar seus bilhetes antecipadamente, e conferir as rotas para cada lugar. Se quiser se hospedar nos lugares mais turísticos, como Ipanema e Copacabana, também é indicado fazer a reserva alguns meses antes.

Nossa dica final é deixar um tempinho extra na agenda para simplesmente andar pela cidade, curtir o calçadão de Copacabana e aproveitar o momento. O Rio de Janeiro é o lugar certo para renovar as energias e voltar para casa revigorado.

Com o planejamento certo, essa viagem tem tudo para ser uma das melhores da sua vida!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como anunciar seu comércio local no Facebook

13 de agosto de 2021

Como anunciar seu comércio local no Facebook

Para comercializar seu negócio com sucesso no Facebook, você precisa entender as oportunidades únicas do Facebook e como ele difere de outras mídias. Assim como voc...

A estrada da noite

4 de setembro de 2021

A estrada da noite

Quando li o livro A estrada da noite não sabia que o autor Joe Hill era filho do cultuado escritor Stephen King. Após a descoberta, fez todo o sentido, afinal a man...