Turismo

Lugares para conhecer em Minas Gerais: confira nossa lista!

Publicado por Veja Notícias no dia 04/08/2021 as 20:07

Minas Gerais é um estado conhecido pelas suas belezas naturais e cidades históricas, como Ouro Preto, mas esse Estado do sudeste do Brasil possui muito mais atrações. Por isso, neste post confira os melhores lugares para conhecer em Minas Gerais.

Um dos estados com maior diversidade de opções para o turismo, Minas Gerais possui museus, monumentos, prédios e cidades históricas, cachoeiras e muita natureza, e não mesmo importante, uma das gastronomias mais apreciadas do país. Outro destaque é sua estância hidromineral, em cidades como Cambuquira, São Lourenço e Caxambu.

Quer saber os lugares para conhecer em Minas Gerais? Então, acompanhe a leitura!

Qual cidade conhecer em Minas Gerais?

Minas Gerais é um dos estados com maior diversidade, e a escolha da cidade vai depender do estilo de viagem e passeios que você quer fazer.

Algumas das opções de para conhecer cidades e lugares para em Minas Gerais:

  • Belo Horizonte
  • Mariana
  • Ouro Preto
  • Diamantina
  • Tiradentes
  • São Thomé das Letras
  • Poços de Caldas
  • Monte Verde
  • Capitólio

Onde passar o fim de semana em Minas?

Se o seu objetivo é passear por um fim de semana, alguns dos lugares para conhecer Minas Gerais mais indicados são:

São Thomé das Letras

Se você gosta de ficar em meio a natureza, a cidade de São Thomé das Letras é ideal para passar um fim de semana. A cidade está localizada a uma distância de 350 quilômetros da capital mineira, no sul do estado e um dos lugares para viajar em Minas Gerais barato.

Com ar místico e mais descontraído, São Thomé das Letras possui muitas atrações, desde cachoeiras até o amanhecer e o pôr do sol que pode ser visto na Pedreira.

Além disso, a cidade também possui cavernas e grutas, esses passeios podem ser realizados com guias locais para entender a história de cada um desses locais. 

Alguns pontos turísticos obrigatórios para você conhecer em São Thomé das Letras: 

  • Cachoeira da Eubiose
  • Cachoeira Vale das Borboletas
  • Cachoeira Véu de Noiva
  • Gruta de Sobradinho
  • Ladeira do Amendoim
  • Mirante de pedra no alto da serra
  • Pirâmide São Thomé das Letras

Moeda

Região perfeita para ir em casal, a cidade de Moeda está localizada a 63 quilômetros de Belo Horizonte, sendo ideal para um de fim de semana e aos que curtem passeios mais culturais.

Um dos destaques da cidade é o calçadão de pedra tricentenário, além da Fazenda Martins, local que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais IEPHA/MG.

As montanhas da Serra da Moeda também impressionam pela sua beleza, sendo propício para a prática de esportes e ainda possui acesso às cachoeiras da cidade. 

Alguns pontos turísticos obrigatórios para você conhecer em Moeda: 

  • Cachoeira do Limoeiro
  • Cachoeira do Paiolinho
  • Cachoeira do Pessegueiro 
  • Calçadão da Serra da Moeda

Belo Horizonte

A capital também é um dos imperdíveis lugares para conhecer em Minas Gerais para um fim de semana. Possui diversas atrações gratuitas, roteiros gastronômicos e culturais, sendo um dos lugares para viajar em Minas Gerais barato.

Atrações e lugares para conhecer em Minas Gerais Belo Horizonte:

  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Igrejinha de São Francisco de Assis
  • Lagoa da Pampulha
  • Mercado Central
  • Mirante do Mangabeiras
  • Praça da Liberdade

Ouro Preto

Se você está em busca de lugares para conhecer em Minas Gerais, não pode deixar de ir a Ouro Preto, uma das cidades históricas do país. 

A cidade possui um acervo colonial tido como o mais importante do país e também o maior. Outro fato relevante é que Ouro Preto foi uma das primeiras a serem escolhidas para ser Patrimônio da Humanidade pela Unesco, nos anos de 1980.

Com 13 igrejas monumentais, seus estilos variam entre o rococó e barroco. Sem dúvida, Ouro Preto merece a visita, pois além da arquitetura, é possível encontrar muitas opções de cultura e história, já que a cidade também foi o local da Inconfidência Mineira. 

Onde passear no interior de Minas Gerais?

As cidades do interior de Minas Gerais são ideais para ter contato com a natureza e desconectar da correria e estresse do dia a dia. Há diversas opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas até fazendas. 

Entre as principais cidades e lugares para conhecer em Minas Gerais na região do interior, estão: 

Aiuruoca: Vale do Matutu 

O Vale do Matutu está localizado na cidade de Aiuruoca, o lugar está localizado entre as montanhas e a 20 km do centro. O bairro rural possui diversos passeios aos visitantes.

Com menos de 300 habitantes, o Vale do Matutu é considerado sagrado, pois os índios faziam a sua peregrinação neste local. Para evitar aglomerações e degradações na região, há um turismo cauteloso. 

Pico da Bandeira 

O Pico da Bandeira é conhecido por ter a terceira montanha mais alta do país, com 2892 metros de altura. O lugar está localizado no Parque Nacional do Caparaó e faz divisa com o estado do Espírito Santo. 

Durante o passeio, é possível aproveitar as diversas cachoeiras que o local oferece, sem grandes dificuldades ou caminhadas muito longas. 

Gonçalves 

Um dos lugares para conhecer em Minas Gerais é a cidade de Gonçalves. O local é repleto de pousadas aconchegantes e perfeitas para curtir o clima da região. 

A Serra da Mantiqueira é cercada de atrações naturais, como cachoeiras, bosques com árvores de araucárias e pinheiros. 

Quem gosta de esportes radicais também vai gostar de conhecer Gonçalves, já que é possível praticar rapel, cavalgada, escalada, boia-cross, rafting.

Lugares para conhecer em Minas Gerais: cachoeiras

As cachoeiras são alguns dos imperdíveis lugares para conhecer em Minas Gerais. Se você for para Minas e ama cachoeiras, não pode deixar de conferir:

Cachoeira Alta

Considerada uma das mais belas de Minas, localizada na cidade de  Ipoema, a Cachoeira Alta possui 110 m de altura  de queda d’água.

Com acesso fácil, o local também é conhecido pelo nome de Cachoeira do Macuco, devido a sua proximidade com o povoado São José do Macuco a Cachoeira.

Cachoeira do Sucupira

A Cachoeira do Sucupira está localizada na cidade de Uberlândia, possui fácil acesso aos visitantes, e a sua queda possui 15 metros de altura. No local é possível curtir e relaxar na praia de cascalhos, aproveitando a vista.

Região de Furnas

Capitólio é um dos destinos mais procurados no país ultimamente, a região de Furnas possui paisagens naturais incríveis e que merecem a visita. 

Além do Lago de Furnas, cachoeiras e lagos, o local ainda possui cânions, que podem ser avistados com passeios de lanchas ou catamarãs. 

Gostou de saber os lugares para conhecer em Minas Gerais? Então, siga nossas dicas na sua próxima viagem e aproveite as belezas e pontos turísticos históricos dessa região. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos