Turismo

10 pontos turísticos para aproveitar no Jalapão

10 pontos turísticos para aproveitar no Jalapão

Publicado por Veja Notícias no dia 27/10/2021 as 09:17

O Brasil possui diversos pontos turísticos, o que torna o país um grande local de visita pelos estrangeiros, apostando nas características naturais aqui encontradas. É comum pensar em locais famosos como o Rio e Salvador, mas o Jalapão é uma ótima opção.

10 pontos turísticos para aproveitar no Jalapão

Antes tidos como locais mais afastados, sem uma grande percepção da mídia, que sempre optou por destacar alguns pontos turísticos mais conhecidos do país, hoje o turismo local começa a se desenvolver para os cantos mais remotos do Brasil.

E por ser um país de grande extensão de terra, o que não falta por aqui são regiões turísticas pouco conhecidas, prontas para receberem a visita dos mais variados públicos, tanto de fora como de dentro do país.

Durante muito tempo o turismo internacional se tornou um dos mais requisitados pelos brasileiros, por mais dispendioso que ele seja em relação às viagens feitas dentro do Brasil, pois além da mudança de câmbio existe a necessidade de se adequar às regras locais.

Tirar um passaporte, conseguir um visto, ações requisitadas para poder pisar em terras estrangeiras, seguindo o controle de acesso estipulado por esses governos estrangeiros. 

Algo comum também do outro lado, com os visitantes de outros países vindo para cantos diferentes do Brasil, diante o seu interesse de explorar novas terras, servindo de atração para os mais variados exploradores, graças às riquezas nacionais.

A situação inesperada da pandemia trouxe um grande golpe para os mais diversos setores, e um dos que mais sofreu foi o mercado de turismo, visto a circulação restrita dentro do país, o que se tornava ainda mais limitado quando se pensa em uma viagem internacional.

Com o meio turístico voltando a conquistar o seu prestígio, o número de viagens passou a crescer exponencialmente, de acordo com a diminuição das restrições presentes. Por outro lado, esse setor encontra hoje um mercado completamente diferente.

Os serviços de automação para empresas se tornaram comuns, com os atendentes em muitos casos sendo substituídos por softwares de programação, acompanhando a necessidade do mercado de atuar com um número menor de funcionários.

A situação financeira também acaba por modificar as prioridades dos turistas, principalmente os brasileiros que voltam a realizar suas viagens de lazer, transferindo apenas os pontos de chegada, desbravando melhor as riquezas brasileiras.

Entre os destinos a contar com um maior número de visitas está a região conhecida como o Jalapão, sendo uma opção tanto para os turistas estrangeiros como para aqueles que residem em outras regiões do Brasil, principalmente os dos centros urbanos.

As características do Jalapão

Localizado na região leste do estado de Tocantins, presente no centro do país, o Jalapão é um local turístico que se destaca pela pluralidade de ecossistemas naturais, contando com um número diverso de elementos e construções naturais, tais como:

  • Cerrado;
  • Dunas;
  • Cachoeiras;
  • Fervedouros.

Com toda essa riqueza natural diversa, o Jalapão já era um ponto turístico de grande visitação antes mesmo das mudanças de mercados ocasionadas pela pandemia, servindo de palco para campanhas turísticas e até mesmo como um cenário de novela.

E nada comprova mais a popularidade de um ambiente do que a sua utilização em massa pela mídia, visto o sucesso de alguns pontos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, mas também as ruas dos Leblon.

Locais tão explorados pela cultura popular que é possível vê-los estampados em camisas, quadros e até mesmo squeezes personalizados, similar ao que acontece lá fora com grandes metrópoles como a cidade de Nova York.

O Jalapão ainda não chegou a esse nível de popularidade, mas às suas belezas naturais destacam esse lugar como uma opção cada vez mais frequente de preferência nas agências de viagem, com o público interessado em explorar suas riquezas visuais.

E se tem algo que o Jalapão oferece são cenários bonitos para estampar as fotos a serem postadas em suas redes sociais. Situado a cerca de 170 km de Palmas, a capital do Tocantins, essa reserva ambiental tem características naturais até em seu nome.

A palavra Jalapão é uma referência à flor Jalapa-do-Brasil, espécie de flora encontrada em exaustão na região, com suas raízes tendo funções terapêuticas, sendo outra riqueza que a natureza nos dá, assim como a energia do sol, coletada por placa solar energia.

E o patrimônio natural da região é tão grande que diversos são os pontos turísticos encontrados dentro dessa reserva ambiental.

Os principais pontos turísticos do Jalapão

Antes de comprar as passagens para o Jalapão é importante conhecer a fundo as particularidades da região, de forma a criar um roteiro de viagem que dê destaque para todos os pontos aos quais você pretende visitar, incluindo os dias necessários para isso.

Sendo assim, vamos conhecer alguns desses pontos:

1 – Os fervedouros do Jalapão

Menos conhecidos do que outras riquezas naturais, como as cachoeiras, os fervedouros são locais cercados por árvores, no qual a pressão da água liberada pelo lençol freático impede que as pessoas se afoguem, permitindo que elas flutuem frequentemente.

O Jalapão conta com diversos fervedouros, entre eles:

  • Fervedouro do Ceiça (conhecido como fervedouro do Bananal);
  • Fervedouro Bela Vista;
  • Fervedouro do Sono;
  • Fervedouro do Buriti.
  • Fervedouro do Alecrim.

Além de outros fervedouros que podem ser encontrados na região, todos se destacando pela sua água cristalina.

2 – Cachoeira das Araras

Apesar de contar com uma baixa queda d’água, essa cachoeira possui um belíssimo paredão natural, repleto de elementos verdes que funcionam como um climatizador evaporativo, porém de origem natural.

3 – Rio Novo

Essa bacia hidrográfica é reconhecida como um dos últimos rios de água potável do mundo, evidenciando o valor presente no lugar, tanto visual como de importância natural para o ecossistema global, sendo conhecido também pela Prainha do Rio Novo.

4 – Cachoeira da Velha

A poucos metros do Rio Novo se encontra a Cachoeiras da Velha, logo, como uma boa organização de tempo é possível visitar os dois locais em uma mesma viagem, otimizando assim o seu itinerário de férias.

5 – Cachoeira do Formiga

Outra cachoeira conhecida na região é a do Formiga, que se destaca não muito pela queda d’água em si, mas sim pela sua piscina natural, contando com uma areia branca e uma nascente de água verde-esmeralda.

Um cenário que vale a utilização de um software para emissão de nota fiscal, após a compra das passagens para o Jalapão.

6 – Cachoeira do Rio Soninho 

Fechando o itinerário de cachoeiras estão as do Rio Soninho, como a cachoeira grande, com um intenso volume de água que se perde em fendas naturais, e a cachoeira pequena, mais rasa, que se destaca mesmo pelo belíssimo platô de pedra ali disponível.

7 – Serra do Espírito Santo

O grande cartão postal do Jalapão, essa Serra guarda um belo mirante, com uma vista para toda a região, o que pode ser alcançado como uma recompensa após 1h de caminhada.

8 – Dunas do Jalapão

Responsáveis pela imagem de que a reserva ambiental ganhou de ser um local desértico, as dunas chegam a até 40 metros de altura, sendo necessário alugar caminhão munck diversos, quase que com o objetivo de transportar essa areia.

Modelados pelos ventos locais, do alto das dunas é possível observar a citada Serra do Espírito Santo.

9 – Cânion do Sussuapara

Apesar de não ser muito explorado pelo turismo nacional, o Brasil possui diversos cânions, destacando-se o de Sussuapara, que pode ser acessado por meio de uma trilha curta, mas que se deve ter atenção, principalmente em sua descida.

10 – Pedra Furada

O último, mas não menos importante, ponto turístico a ser citado é a Pedra Furada, conhecida pela bela visão do pôr do sol. Mesmo localizado em uma propriedade particular, o acesso é gratuito para visitantes.

Após conhecer as particularidades de todos esses locais, é chegado o momento de se informar sobre como chegar e se hospedar durante essa viagem turística.

Preparando a viagem

Para entrar no Jalapão, o principal local de chegada é em Palmas, capital do Tocantins, e somente de lá é possível se dirigir até à reserva ambiental, que se encontra em após uma viagem de 250 km de estrada.

Quem optar por alugar um carro é importante ficar atento às placas de rodovias, assim como contar com um veículo preparado para estradas de terra.

Essa viagem pode ser autônoma, contudo sendo mais comum os serviços de excursão, ofertados pelas agências de viagem. Sobre a hospedagem em si, destaca-se o Safari Camp Korubo, um espaço de camping de luxo para quem busca conhecer o lugar.

Outros ambientes de hospedagem, localizados na cidade de Mateiros, próxima ao Jalapão, são:

  • Fervedouro e Pousada Bela Vista;
  • Jalapão Ecolodge;
  • Pousada Cachoeiras do Jalapão;
  • Pousada São Félix do Jalapão.

O investimento depende do tempo de estadia, com um período de 3 dias, o mínimo para se conhecer o lugar, custando a partir de R$ 800, com os valores podendo ser menores, se acompanhar os descontos disponíveis na internet.

Um investimento positivo, levando em conta a riqueza que é conhecer a região do Jalapão.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Por que a terceirização de serviços?

24 de outubro de 2021

Por que a terceirização de serviços?

Hoje o mundo corporativo tem uma dimensão enorme no dia a dia, daí o surgimento de fenômenos como o da terceirização. Trata-se de um modelo de negócio que mostra...

Moda cristã: o que usar neste verão?

28 de outubro de 2021

Moda cristã: o que usar neste verão?

O verão está chegando e sempre surge a dúvida: qual a tendência para este ano? Ao andar pela cidade e observar as lojas, dá para perceber que as cores estão super e...

Você pode ter interesse em:

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

ART: saiba o que é, quem é o responsável e como emitir

ART: saiba o que é, quem é o responsável e como emitir

Conheça Os 3 Serviços Mais Comuns Da Telemedicina

Conheça Os 3 Serviços Mais Comuns Da Telemedicina

O que você não sabia sobre caixa de gordura

O que você não sabia sobre caixa de gordura

7 benefícios surpreendentes de ler todos os dias

7 benefícios surpreendentes de ler todos os dias

Cuidar de um animal de estimação ajuda em casos de depressão

Cuidar de um animal de estimação ajuda em casos de depressão