Tecnologia

Vale a pena comprar notebook pela internet? Saiba como procurar

Publicado por Veja Notícias no dia 15/09/2021 as 18:55

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar notebook pela internet. Afinal, há tantas promoções e o preço pode ser tentador! 

Mas, você não consegue ver fisicamente o notebook até recebê-lo em casa. E será que ele chega inteiro mesmo? Além disso, se você não ficar satisfeito com a compra, o que terá que fazer? 

São essas questões que vamos tratar, antes de estabelecer um veredicto se vale a pena comprar notebook pela internet. Confira! 

Como comprar notebook pela internet?

Primeiramente, antes de efetuar a compra, alguns cuidados são importantes, para que você tenha a melhor experiência ao adquirir o notebook que deseja pela internet.  Acompanhe as dicas para comprar notebook.

1 – Verifique o site escolhido 

Qual notebook comprar para estudar? O que não falta na internet são opções de sites para comprar notebook barato. De fato, o ambiente online ganhou popularidades nos últimos anos e encontrar um site seguro se torna prioridade.

Com a pandemia, o comércio online explodiu, visto que as pessoas podiam escolher os produtos que desejavam e recebê-los no conforto da sua casa, sem precisar de deslocamento para isso. 

Porém, muitos golpistas viram nesse crescimento também uma oportunidade de conseguir mais dinheiro fácil enganando compradores inocentes. 

Um dado interessante é que as reclamações em relação às compras online também explodiram. De acordo com o Procon de São Paulo, em 2020, houve aumento de 285% em relação ao ano anterior de queixas de compras feitas pela internet. 

Ou seja, é necessário cuidado na hora de efetuar qualquer comprar de notebook online. Principalmente, quando se pensa em comprar um notebook pela internet, tratando-se de uma compra geralmente mais cara. 

Assim, a primeira ação é verificar bem o site escolhido. Há vários sites extremamente confiáveis no país. Veja o endereço, repare se há como o cliente entrar em contato com o site. 

Verifique também se compras anteriores foram feitas por outros clientes e quais são os comentários. 

Outra boa estratégia é, em caso de sites menos conhecidos, dê uma pesquisada no Reclame Aqui, considerado um dos maiores portais sobre feedback dos clientes no país. Veja se o site responde às questões apontadas por quem já fez compra antes. 

E por último, sempre vá direto ao site, digitando o endereço na barra de navegador. Nunca clique em promoções em redes sociais, pois esses links podem ser de golpistas. 

2 – Fique atento às propriedades do notebook 

Comprar notebook Dell ou comprar notebook Samsung? Na hora de escolher um notebook, é essencial que você analise bem as propriedades do que está comprando. 

Você já deve ter percebido que a diferença de preços entre modelos de notebook pode ser gigante. E essa diferença, de fato, se deve muito à marca e à configuração escolhida.

Mas, o notebook vem fechado e ninguém vai ser louco de colocar uma chave de fenda para abri-lo e ver se a placa de vídeo tem mesmo a marca que você comprou (não faça isso! Você perde a garantia do produto)! 

Entretanto, ao escolher uma configuração, veja se as fotos condizem com o produto: no caso de processadores Intel Core, por exemplo, sempre há uma etiqueta do lado direito do notebook, indicando o tipo de processador. 

Caso você vá adquirir a licença do Windows, por exemplo, o computador deve vir com o license-key, que é a chave que te permite re-instalar o Windows, caso você precise formatar o notebook. 

São questões importantes e que você deve se atentar a elas. 

3 – Comprar notebook em promoção

Alguns notebooks podem entrar em oferta quando um modelo mais novo está para ser lançado. É uma boa oportunidade para você comprar notebook barato e adquirir um modelo mais moderno, por um preço menor. 

Outros sites, como o Kabum, sempre têm cupons. Assim, você pode usar um cupom Kabum e ganhar um bom desconto ou ainda frete grátis! 

Assim, a dica é: se pretende comprar um notebook pela internet, esteja sempre atento às promoções e acompanhe o preço do notebook que deseja comprar. 

Arrependeu da compra do notebook pela internet? 

O modelo não agradou ou veio com algum problema e você se arrependeu? Saiba que é possível você devolver o notebook e receber estorno total do que pagou. 

A legislação para compras na internet é bem clara e o comprador tem direito à se arrepender e devolver o produto. Por isso a importância de você fazer a compra do notebook em um site qualificado. 

Entre em contato com o site ou com o vendedor, explique a situação. Grandes sites costumam ter uma política mais facilidade de devolução de produtos. Geralmente, uma transportadora retirará o produto e você receberá o estorno em alguns dias. 

Mas, caso você não tenha recebido resposta após algumas tentativas, você pode acionar o Procon. 

Vale a pena comprar notebook pela internet? 

Vale muito a pena! Com uma boa pesquisa, você consegue um modelo moderno, com ótimas configurações e com um preço dentro do que pretende pagar. E seguindo as dicas para comprar notebook você não terá erro.

Lembre-se apenas de tomar alguns cuidados e sempre optar por um site de confiança, há bastante tempo no mercado para efetuar a compra. 

Não se preocupe que o produto chegará direitinho na sua casa, sobretudo se você escolheu um  bom site e tomou os cuidados que descrevemos.  

Assim, você pode desfrutar do melhor com seu notebook novo, sem sair da sua casa! 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como conseguir mais seguidores no Spotify

5 de maio de 2021

Como conseguir mais seguidores no Spotify

Você com certeza já se deparou com aquelas Playlists com milhares de seguidores no Spotify, não é mesmo? E provavelmente você também já se perguntou como pode conse...