Publicado por Veja Notícias no dia 17/08/2021 as 20:38

Encontrar uma boa cidade para morar envolve diversos fatores, como qualidade de vida, localização, serviços de saúde, educação, segurança, economia, entre outros. Mas, outro quesito importante e que deve ser considerado no momento de escolher um novo município é o grau de inteligência. Cidades inteligentes são referência em conectividade, inovação, colaboratividade, transparência e atenção aos indivíduos e meio ambiente. Ou seja, são lugares completos e ideais para quem busca morar bem. Sendo assim, se você pretende se mudar, não deixe de acompanhar o post de hoje e saiba quais são as cidades mais inteligentes do Brasil. 

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Situada no litoral norte catarinense, Balneário Camboriú tem menos de 44 quilômetros quadrados. No entanto, a pequena dimensão não atrapalha seu constante desenvolvimento. Ela é referência na construção de arranha-céus e apartamentos de luxo, sendo considerada uma cidade com excelente infraestrutura urbana. As maiores fontes de economia do município são o turismo e a construção civil de imóveis e empreendimentos imobiliários. E, por mais que tenha pouco mais de 140 mil habitantes, na alta temporada chega a abrigar mais de 1 milhão de pessoas com maestria. O governo municipal investe constantemente em melhorias para garantir o bem-estar, diversão e qualidade de vida de moradores e visitantes. Portanto, se você quer viver bem e ainda ter boas oportunidades de negócio, não deixe de procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú.

Dessa forma, pode investir no mercado imobiliário da cidade, que se valoriza cada dia mais e garantir bons retornos com aluguel de temporada em Balneário Camboriú, muito procurado nas épocas mais cheias do ano. 

Curitiba, Paraná

Curitiba se destaca por seu cuidado com o meio ambiente. Conhecida como cidade modelo ou Capital Ecológica Brasileira, ela possui mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, sendo a maior do país. Toda essa preocupação com a natureza faz com que seja extremamente raro encontrar qualquer sujeira pelas ruas. Os próprios moradores mantêm a cidade limpa, sendo um município com alta consciência ecológica. 

Pelo fato de ter seguido modelos modernos e planejados em suas construções, Curitiba possui ruas largas, abundante arborização, além de ser modelo em transporte coletivo para lugares como Colômbia, Bogotá e Santiago do Chile. 

Brasília, Distrito Federal

Ainda que Brasília possa remeter aos políticos corruptos de nosso país, ela é uma excelente cidade para se viver. Inclusive, em 2019 foi considerada a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil pela Mercer, uma companhia global voltada para recursos humanos, que realizou uma pesquisa considerando a qualidade de vida em 450 cidades de várias partes do mundo. Ela foi a primeira cidade planejada do Brasil e foi construída em formato de avião, que ficou conhecido como Plano Piloto. Hoje em dia, possui alta renda per capita, serviços essenciais de qualidade e expectativa de vida longeva. 

São Caetano do Sul, São Paulo

Localizada no ABC Paulista, a cidade é bem pequena, com apenas 15 quilômetros quadrados e pouco mais de 160 mil habitantes. No entanto, mesmo assim, ela é parecida com uma metrópole, com diversos prédios e alta circulação de automóveis, abrigando mais de 100 mil veículos. A renda per capita de seus moradores é mais de 2 mil reais, sendo considerada a mais alta do país, assim como a expectativa de vida. Além disso, São Caetano do Sul ainda é referência quando falamos em educação. 

Vitória, Espírito Santo

Vitória possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e sua economia é impulsionada pelos sete portos espalhados pelos 417 quilômetros de litoral. Mas, além disso, quando falamos de conectividade, a cidade possui mais de 220 pontos de wi-fi distribuídos por seu território, gerando pouco mais de 70 mil conexões gratuitas por dia. 100% de seus habitantes vivem na zona urbana e contam com diversas opções de lazer. Desde as belíssimas praias e parques, até o patrimônio cultural e arquitetônico, esportes e comércios. Inclusive, não foi à toa que uma pesquisa realizada em 2017 pela Macroplan considerou Vitória como a melhor cidade da região sudeste para se viver. 

Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia tem cerca de 440 quilômetros quadrados e mais de meio milhão de habitantes. E, mesmo sendo uma ilha, é uma das cidades mais desenvolvidas e inteligentes do país. Sua economia é baseada no turismo, com belezas naturais de tirar o fôlego e diversas opções de lazer. Mas, além disso, também é forte na área de tecnologia da informação e serviços, sendo um verdadeiro polo de startups. Por isso, é chamada também de Vale do Silício da América Latina e é considerada um dos melhores lugares para empreender. 

Conclusão

Então, agora que você sabe o que são cidades inteligentes e quais são as melhores para morar, já pode escolher qual será sua nova casa. Mas, não se esqueça que caso seja leigo no assunto, o ideal é contratar uma imobiliária para ajudar e orientar em todas as suas dúvidas. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como conseguir mais seguidores no Spotify

5 de maio de 2021

Como conseguir mais seguidores no Spotify

Você com certeza já se deparou com aquelas Playlists com milhares de seguidores no Spotify, não é mesmo? E provavelmente você também já se perguntou como pode conse...