Publicado por Diego Augusto no dia 17/08/2021 as 20:38

Encontrar uma boa cidade para morar envolve diversos fatores, como qualidade de vida, localização, serviços de saúde, educação, segurança, economia, entre outros. Mas, outro quesito importante e que deve ser considerado no momento de escolher um novo município é o grau de inteligência. Cidades inteligentes são referência em conectividade, inovação, colaboratividade, transparência e atenção aos indivíduos e meio ambiente. Ou seja, são lugares completos e ideais para quem busca morar bem. Sendo assim, se você pretende se mudar, não deixe de acompanhar o post de hoje e saiba quais são as cidades mais inteligentes do Brasil. 

Quais as cidades mais inteligentes do Brasil?

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Situada no litoral norte catarinense, Balneário Camboriú tem menos de 44 quilômetros quadrados. No entanto, a pequena dimensão não atrapalha seu constante desenvolvimento. Ela é referência na construção de arranha-céus e apartamentos de luxo, sendo considerada uma cidade com excelente infraestrutura urbana. As maiores fontes de economia do município são o turismo e a construção civil de imóveis e empreendimentos imobiliários. E, por mais que tenha pouco mais de 140 mil habitantes, na alta temporada chega a abrigar mais de 1 milhão de pessoas com maestria. O governo municipal investe constantemente em melhorias para garantir o bem-estar, diversão e qualidade de vida de moradores e visitantes. Portanto, se você quer viver bem e ainda ter boas oportunidades de negócio, não deixe de procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú.

Dessa forma, pode investir no mercado imobiliário da cidade, que se valoriza cada dia mais e garantir bons retornos com aluguel de temporada em Balneário Camboriú, muito procurado nas épocas mais cheias do ano. 

Curitiba, Paraná

Curitiba se destaca por seu cuidado com o meio ambiente. Conhecida como cidade modelo ou Capital Ecológica Brasileira, ela possui mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, sendo a maior do país. Toda essa preocupação com a natureza faz com que seja extremamente raro encontrar qualquer sujeira pelas ruas. Os próprios moradores mantêm a cidade limpa, sendo um município com alta consciência ecológica. 

Pelo fato de ter seguido modelos modernos e planejados em suas construções, Curitiba possui ruas largas, abundante arborização, além de ser modelo em transporte coletivo para lugares como Colômbia, Bogotá e Santiago do Chile. 

Brasília, Distrito Federal

Ainda que Brasília possa remeter aos políticos corruptos de nosso país, ela é uma excelente cidade para se viver. Inclusive, em 2019 foi considerada a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil pela Mercer, uma companhia global voltada para recursos humanos, que realizou uma pesquisa considerando a qualidade de vida em 450 cidades de várias partes do mundo. Ela foi a primeira cidade planejada do Brasil e foi construída em formato de avião, que ficou conhecido como Plano Piloto. Hoje em dia, possui alta renda per capita, serviços essenciais de qualidade e expectativa de vida longeva. 

São Caetano do Sul, São Paulo

Localizada no ABC Paulista, a cidade é bem pequena, com apenas 15 quilômetros quadrados e pouco mais de 160 mil habitantes. No entanto, mesmo assim, ela é parecida com uma metrópole, com diversos prédios e alta circulação de automóveis, abrigando mais de 100 mil veículos. A renda per capita de seus moradores é mais de 2 mil reais, sendo considerada a mais alta do país, assim como a expectativa de vida. Além disso, São Caetano do Sul ainda é referência quando falamos em educação. 

Vitória, Espírito Santo

Vitória possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e sua economia é impulsionada pelos sete portos espalhados pelos 417 quilômetros de litoral. Mas, além disso, quando falamos de conectividade, a cidade possui mais de 220 pontos de wi-fi distribuídos por seu território, gerando pouco mais de 70 mil conexões gratuitas por dia. 100% de seus habitantes vivem na zona urbana e contam com diversas opções de lazer. Desde as belíssimas praias e parques, até o patrimônio cultural e arquitetônico, esportes e comércios. Inclusive, não foi à toa que uma pesquisa realizada em 2017 pela Macroplan considerou Vitória como a melhor cidade da região sudeste para se viver. 

Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia tem cerca de 440 quilômetros quadrados e mais de meio milhão de habitantes. E, mesmo sendo uma ilha, é uma das cidades mais desenvolvidas e inteligentes do país. Sua economia é baseada no turismo, com belezas naturais de tirar o fôlego e diversas opções de lazer. Mas, além disso, também é forte na área de tecnologia da informação e serviços, sendo um verdadeiro polo de startups. Por isso, é chamada também de Vale do Silício da América Latina e é considerada um dos melhores lugares para empreender. 

Conclusão

Então, agora que você sabe o que são cidades inteligentes e quais são as melhores para morar, já pode escolher qual será sua nova casa. Mas, não se esqueça que caso seja leigo no assunto, o ideal é contratar uma imobiliária para ajudar e orientar em todas as suas dúvidas. 

Diego Augusto

Diego Augusto

Apaixonado por tecnologia, trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor full stack. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas, sites e arquitetura serverless. Site: https://diegoaugusto.com

Outros artigos

Por que a terceirização de serviços?

24 de outubro de 2021

Por que a terceirização de serviços?

Hoje o mundo corporativo tem uma dimensão enorme no dia a dia, daí o surgimento de fenômenos como o da terceirização. Trata-se de um modelo de negócio que mostra...

Você pode ter interesse em:

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia

Entenda se você precisa trocar de sistema médico

Entenda se você precisa trocar de sistema médico

Qual a importância de ter o site da sua empresa de contabilidade

Qual a importância de ter o site da sua empresa de contabilidade

Como fazer figurinhas no WhatsApp Android? – Veja 2 maneiras!

Como fazer figurinhas no WhatsApp Android? – Veja 2 maneiras!

Vale a pena comprar notebook pela internet? Saiba como procurar

Vale a pena comprar notebook pela internet? Saiba como procurar

10 dicas para crescer no Instagram de maneira orgânica

10 dicas para crescer no Instagram de maneira orgânica