Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Publicado por Diego Augusto no dia 20/10/2021 as 20:09

Em uma pesquisa feita pelo Ibope chegou a conclusão que, o Brasil, possuí cerca de 220 milhões de celulares. Ou seja, 92% das casas no Brasil possuem pelo menos um celular. Da quantidade de brasileiros que possuem pelo menos um smartphone, podemos destacar que 97% das pessoas acessam a internet pelo aparelho.

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Uma pesquisa da plataforma Gente, da Globosat, área da programadora destinada à divulgação de estudos e análises do comportamento da audiência, escutou cerca de 1.200 pessoas de 14 a 55 anos de idade.

84% delas responderam que seguem pelo menos 1 influenciador digital nas redes sociais. Isto é, seja no Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube ou qualquer outra plataforma, o marketing de influência está em alta.

O que é perceptível a todos nós que temos acesso às redes sociais. Todos os dias, podemos perceber que o sucesso dos influenciadores digitais é algo realmente impressionante. 

De um dia para o outro, pessoas até então desconhecidas, ganham milhões de seguidores e passam. Existem influencers de pequeno, médio e grande porte. Cada um deles têm suas oportunidades e trabalhos.

Isso porque marcas já identificaram o poder de influência dos profissionais com menos seguidores. De qualquer forma, trabalhar com isso se tornou o desejo de muitas pessoas.

Para outras, o estilo de vida desses profissionais é tudo o que queriam. Independentemente de qual lado você está, com certeza já deve ter passado na sua cabeça a seguinte pergunta:

Por que as pessoas seguem influenciadores digitais? Grande parte da população já se questionou o motivo desses profissionais terem tanto sucesso sendo que eles “apenas” gravam o seu dia a dia, estilo de vida, dicas e outros conteúdos.

Tudo isso que muitas vezes fazemos de graça para amigos (a), como dar dicas de produtos que gostamos. Essa, na verdade, é a chave da questão do marketing de influência.

A relação baseada em uma sensação de proximidade e amizade entre seguidores e influenciadores é o que favorece a influência desses profissionais – mas isso nós tratamos mais a frente neste conteúdo.

A seguir, entenda o real motivo de tanto sucesso. Explicaremos porque as pessoas seguem influenciadores digitais e se deixam influenciar por eles. Acompanhe!

Influencers digitais: por que são tão famosos?

Os influenciadores digitais fazem parte das estratégias de publicidade de inúmeras empresas. O poder desses profissionais é realmente impressionante, mas os motivos para estes sucessos são mais profundos e complexos. 

Acompanhar a rotina de pessoas desconhecidas pode ser considerado um entretenimento, mas o que explica a influência desses profissionais a ponto das pessoas só tomarem decisões de compra com base na opinião deles? 

Essa é a grande questão. Mas vamos começar pelo óbvio, as pessoas seguem os influencers porque querem dicas e sugestões dessas pessoas. Segundo a mesma pesquisa do Globosat, 57% dos entrevistados seguem influenciadores no Instagram para receber dicas de compras, viagens, maquiagem, receitas ou produtos de beleza, por exemplo.  

E mais: 76% das pessoas declarou que já mudou de opinião sobre algo depois de assistir um influenciador digital. 56% já conheceram marcas pela indicação desses profissionais e 51% foram apresentados a novos produtos ou serviços por eles.

O potencial dos influenciadores é inegável e as organizações já perceberam. Por isso, elas estão investindo pesado nessa estratégia. Porém, o que muitos não sabem é que o real motivo para as pessoas deixarem ser influenciadas é a identificação. Entenda!

Sensação de identificação é o poder do marketing de influência

O segundo motivo para as pessoas seguirem tanto esses profissionais é o relacionamento entre eles. Como assim? Os usuários seguem apenas aqueles influencers com quem eles se identificam.

Então, que tenham os mesmos gostos, ideais, jeito de falar, personalidade e outras características semelhantes com as suas. Ao acompanhar o dia a dia desses profissionais, as pessoas se sentem próximas. 

A mesma pesquisa citada anteriormente indica que uma das principais razões pelas quais as pessoas seguem influencers é a sensação de proximidade que as pessoas acreditam ter com os influenciadores. 

A possibilidade de ver o que eles fazem, do que gostam e como agem no dia a dia, além de conseguirem interagir diretamente com eles, faz com que os influencers exerçam um papel de amigos dos seus seguidores. 

E de quem mais você confia em indicações e dicas: de amigos ou pessoas aleatórias? Então, a explicação do sucesso e poder de influência dos influenciadores é exatamente isso: a identificação e sensação de amizade com seu público. 

Inclusive, a pesquisa revelou que uma a cada cinco pessoas entrevistadas, disse que se considera mais próxima de um influenciador que segue nas redes do que com os amigos da vida real. O que demonstra ainda mais a força da internet, redes sociais e profissionais da área.

E, claro, destaca a importância dos influenciadores nas estratégias de publicidade e responsabilidade social que assumem na internet.

Diego Augusto

Diego Augusto

Apaixonado por tecnologia, trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor full stack. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas, sites e arquitetura serverless. Site: https://diegoaugusto.com

Outros artigos

5 dicas para presentear os tios e tias

4 de outubro de 2021

5 dicas para presentear os tios e tias

Todo mundo tem um tio ou tia que assume o papel de melhor amigo entre tantas pessoas de uma família. Muitas vezes, tios e tias lideram as brincadeiras, organizam pa...

Você pode ter interesse em:

Como economizar durante a pandemia

Como economizar durante a pandemia

Como trabalhar utilizando apenas o computador: 6 formas lucrativas

Como trabalhar utilizando apenas o computador: 6 formas lucrativas

Quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia?

Quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia?

Dicas para fazer parcerias digitais com outras empresas?

Dicas para fazer parcerias digitais com outras empresas?

O que é um sistema de recrutamento e seleção? Saiba tudo

O que é um sistema de recrutamento e seleção? Saiba tudo

Vale a pena fazer cirurgia plástica, o que ela interfere na sua saúde?

Vale a pena fazer cirurgia plástica, o que ela interfere na sua saúde?