Revista Portal Útil

Se você teve algum problema para compreender o que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida, fique tranquilo! Você veio ao lugar certo. Esse artigo será totalmente voltado ao esclarecimento das suas dúvidas mais frequentes. Para uma melhor compreensão, vamos iniciar com os conceitos?

O que este artigo aborda:

O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida
O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida
Pin It

O que é streaming?

O termo “stream”, teve o seu surgimento na língua inglesa, e significa riacho ou córrego, funcionando como uma analogia, para ser compreendido como um verdadeiro “fluxo” de conteúdos multimídia. Essencialmente dependente de uma boa conexão à internet, o streaming é uma tecnologia que permite, através de uma transmissão de dados de conteúdo online, ao usuário usufruir desse tipo de serviço para assistir vídeos ou escutar áudios de maneira imediata, sem que seja necessário perder tempo fazendo download.

Streaming, de modo bem básico, é uma tecnologia que possibilita o acesso a inúmeros arquivos de áudio e vídeo online. Mas você sabe por que isso é tão revolucionário? A resposta é mais simples do que você imagina: com o acesso online aos mais diversos filmes, músicas e séries, não é necessário baixar o arquivo no computador ou celular (o que permite assistir em tempo real o conteúdo de sua preferência). Ou seja, um acesso muito mais prático e democrático aos conteúdos disponíveis na internet, o que implica também na diminuição da pirataria. 

Agora que você já sabe o que é streaming, vamos ao segundo passo? Antes de aprender como lançar um podcast na sua plataforma preferida, vamos entender o que é um podcast.

O que é podcast?

A palavra podcast teve um surgimento mais recente, diferentemente dos streamings. Criada em 2004, o podcast foi uma nova forma de se fazer uma rádio de forma remota, e com muita intensidade, que você pode ouvir quando e onde quiser. A palavra que tem seu significado relacionado à transmissão e produção de conteúdo, tem se tornado cada vez mais popular, e atraído os mais diversos olhares.São geralmente transmitidos de forma online em todos os serviços de streaming 

Para quem vive com a rotina atolada de coisas, consumir informações através dos podcasts se tornou tendência, principalmente nos grandes centros. Com o amplo acesso à informação, as pessoas têm optado por não comprar mais jornais impressos que não dá tempo de ler. Com os podcasts, a facilidade foi ampliada, e a pessoa consegue ter acesso a essas informações no caminho para o trabalho, ou seja, no trânsito, na fila do mercado, na espera do médico, o acesso aos conteúdos se tornou amplamente facilitado.

Ao passar por essa conceituação, podemos prosseguir e explicar como lançar um podcast na sua plataforma preferida. 

Como lançar um podcast na sua plataforma preferida

Existem diversos tipos de podcasts, entre eles entrevistas, informações, documentários, entre outros. Por isso, antes de você criar seu conteúdo, fique ligado e planeje com antecedência e se dedique inteiramente à sua produção. 

Na fase de planejamento, comece a analisar de antemão quais são as plataformas que você consegue ter maior interação, e que seu conteúdo será mais divulgado e visto.

Cada streaming possui uma forma específica para o lançamento de podcasts. Devido a esse fato, para descobrir como lançar um podcast na sua plataforma preferida, você precisa delimitar qual é essa plataforma, e seguir o passo a passo para o lançamento. 

A seguir, daremos dicas de como lançar seu podcast na plataforma mais reconhecida por compartilhar áudios, que é o Spotify. 

Spotify

Primeiro entre no site do spotify, e procure a área específica para a inscrição de podcasts. Clique diretamente no botão “get started” e faça login com os dados que você já costuma utilizar no app. Acione novamente o botão “get started” e insira um nome no campo respectivo (preferencialmente use seu nome verdadeiro). Concorde com os termos e condições de uso, e acione a opção “prosseguir”. Em seguida, aparecerá um espaço para você inserir o endereço do feed do podcast. Aguarde alguns segundos, e clique no botão “próximo”. A seguir, procure preencher todas as informações solicitadas, como país, e o agregador utilizado. Defina sua categoria e outras duas categorias opcionais. Pule para o próximo passo e confira suas informações. Se estiverem de acordo com aquilo que você deseja, clique no botão para submeter, e estará pronto para o Spotify fazer a análise. Se tudo correr bem, em algumas horas o seu podcast estará disponibilizado e acessível para que as demais pessoas possam conhecê-lo. 

Caso você deseje lançar o seu podcast em outras plataformas também, aconselhamos que pesquise por plataformas mais conhecidas.

Em alguns canais, como o youtube, você também encontrará de forma facilitada e explicativa como lançar um podcast na sua plataforma favorita. 

Gostou do nosso artigo sobre o que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Se você já lançou algum podcast, compartilhe com a gente nos comentários para que possamos conhecer, e, além disso, compartilhe também algumas dicas de como foi o seu processo de lançamento.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse