Revista Portal Útil

É indubitavelmente notório que a automação industrial precisa estar, de forma frequente, se adaptando as evoluções, colocando a tecnologia em favor das necessidades e demandas dos setores da indústria. 

Nesse contexto, a utilização do chamado PC Industrial é o mais ideal, visto que é um computador voltado, completamente, para as necessidades industriais, possuindo padrões bem mais altos e expressivos no que diz respeito à confiabilidade e à precisão. 

Além disso, existe o que chamamos de IHM Wecom (Interface Homem Máquina), cuja função é permitir que haja a interação do ser humano com uma máquina, por meio de uma interface gráfica. 

As interfaces IHM podem variar bastante, ou seja, podem ser aplicadas desde a plantas nucleares até a uma simples tela de iPhone via aplicativo. 

Tudo isso se resume em uma palavra: praticidade. 

Isso mesmo, as interfaces IHM ou o PC industrial vieram como uma forma de adaptação das tecnologias, ajudando o homem no acesso de dados e de aspectos gerais da produção industrial. 

Quer saber mais sobre esse assunto e como escolher o IHM ideal para sua indústria? 

Continue a leitura deste artigo e confira algumas informações bem relevantes para te ajudar! 

O que este artigo aborda:

IHM na eficiência da linha de produção
IHM na eficiência da linha de produção
Pin It

Modelos de IHMs

Você sabia que existem três tipos básicos dessas interfaces gráficas? 

Veja abaixo:

1- IHM para substituir botoeiras e leds

Essa IHM substitui botões liga/desliga, LEDs e qualquer outros dispositivos eletromecânicos cuja função é de controle. 

A substituição desses itens, citados anteriormente, é possibilitado devido à IHM ser capaz de representar um componente visual de todos esses dispositivos em apenas uma tela LCD, ou seja, em um único aparato tecnológico está todas essas funções ao mesmo tempo. 

É conhecida, também, como OIT (Operador Interface Terminal) em decorrência do oferecimento de representações de botões, textos e números, apenas. Em relação a gráficos, podem até ser programados, mas é algo bem limitado. 

Esse modelo possui acesso remoto limitado e essa limitação também é aplicada a memória (que é baixa), mas, uma vantagem grande está relacionada ao baixo custo. 

Entretanto, existem IHM’s mais complexos e amplos, os quais serão abordados a seguir. 

2- IHM para tratativa de dados

Esse modelo de IHM é usado em funções as quais necessitam que haja monitoramento e que haja feedback, de forma frequente. Nesse caso, esses modelos são bem equipados e possuem memórias de alta capacidade, podendo possuir, também, cartões SD. 

São chamados de Embedded, visto que já possuem sistema operacional. 

São completamente programáveis e customizáveis. 

3- IHM para supervisões

Esse modelo de IHM é direcionado para sistemas de alta complexidade e de grande porte. 

As interfaces consideradas top de linha são baseadas em PC, garantindo a melhor conectividade, o melhor acesso remoto, alta flexibilidade e acesso otimizado para gráficos. 

Aplicações de IHMs

Pode ser utilizada em vários setores industriais e em vários equipamentos, como usinas de energia, máquinas automáticas de vendas, indústria farmacêutica, construções e muito mais. 

A vantagem principal do uso de IHM está no controle da eficiência industrial, uma vez que possibilita o monitoramento e o controle geral da produção das indústrias. 

É possibilitado pela IHM a supervisão, o controle e a aquisição de dados de todo sistema industrial, além de uma análise minuciosa de informações operacionais em geral. 

Existem fornecedores confiáveis, como a Ballast, onde você encontra o IHM WECON ou um PC industrial de qualidade, atendendo as demandas e as necessidades da sua indústria. 

O uso dessa tecnologia é importante em virtude da otimização de processos e, também, por causa de aspectos como:

  • Monitoramento facilitado de processos, de entradas e de saídas gerais;
  • Visualização e armazenamento eficiente de todos os dados;
  • Praticidade no acompanhamento de toda a produção;
  • Facilidade na revisão, em tempo real, da produção;
  • Prevenção de futuros problemas

Conclusão

Agora que você já está por dentro das informações mais importantes sobre esses aparatos tecnológicos industriais, está na hora de fazer a sua escolha. 

Não deixe de melhorar a eficiência da sua produtividade no campo industrial! 

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo.

Até a próxima.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse