Revista Portal Útil

Se tornar um desenvolvedor de software não é tão fácil e nem tão difícil quanto pode parecer, pois você precisa desenvolver várias habilidades diferentes.

Mas, ao atingir esse nível, você não precisa se preocupar com o futuro do seu negócio. Sempre haverá inúmeras oportunidades de negócios para você. 

Leia algumas dicas sobre como se tornar um grande desenvolvedor de software.

O que este artigo aborda:

Como se tornar um grande desenvolvedor de software?
Como se tornar um grande desenvolvedor de software?
Pin It

O que você obterá se conseguir sucesso no desenvolvimento de softwares

É muito simples – apenas especialistas em suas profissões podem alcançar um sucesso comercial excepcional!

Portanto, em vez de ser um trabalhador médio que pode ser facilmente substituído, se torne um grande Desenvolvedor de Software!

Você não apenas sentirá a magia desta profissão interessante, mas também terá inúmeras opções de trabalho.

No entanto, para conseguir um emprego bem remunerado, você precisa deixar uma boa primeira impressão ao se candidatar a um emprego. 

Assim, se você precisa de um serviço de revisão e edição para refinar currículos e cartas de apresentação de desenvolvedores de software, precisa procurar e ter sorte para encontrar lugares e pessoas certas.

E, quando você encontrar um emprego, considere-o como sua oportunidade de aprender algo novo! Para ficar melhor a cada dia!

Desenvolva habilidades técnicas e sociais para se tornar um grande desenvolvedor de software

O papel de um desenvolvedor é muito exigente. Você precisa identificar, projetar, instalar e testar um sistema de software, mas também mantê-lo e atualizá-lo para garantir sua total segurança e bom funcionamento. 

Portanto, você precisa saber mais de uma linguagem de desenvolvimento. Você precisa ser capaz de ter pensamentos rápidos, críticos e de resolução de problemas.

Mas, também de compreender as necessidades dos seus clientes e apresentar-lhes as suas ideias. Você também precisa ser criativo e fortemente dedicado à sua profissão se quiser ter sucesso na criação de softwares.

É comum ter um diploma de bacharel para se tornar um especialista em desenvolvimento de software, mas ainda assim, sem muita prática, você não pode alcançar muito. 

Portanto, escolha uma das áreas de desenvolvimento de software e pratique o máximo que puder para se tornar um verdadeiro especialista nela. 

Se você é capaz de cobrir todas as áreas, é ainda melhor, mas pense novamente se você é capaz de cobrir todas essas habilidades de forma eficaz.

Um grande desenvolvedor mantém as coisas simples

Lembre-se de que o software que você criar para empresas precisará funcionar de maneira uniforme e contínua, sem interrupções ou erros. 

Portanto, torne-o simples, mas eficaz e seguro. O código deve ser bem escrito e fácil de verificar, manter e atualizar, mas também fácil de corrigir, se necessário.

Além disso, leve em consideração a escalabilidade da tecnologia.

Para garantir tudo isso, é melhor usar o Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software com cinco fases:

  • Análise de Requisitos 
  • Projeto
  • Implementação
  • Teste e Integração
  • Implantação e manutenção

Se você ficar preso em algum lugar, não tenha medo de perguntar a seus colegas o que fazer a seguir. 

Ideias novas podem limpar sua mente, permitir que você aprenda algo novo ou encontrar um erro que você não percebeu. Portanto, comunique-se e colabore com os outros tanto quanto possível.

Se precisar de um trabalho mais prático, você também pode participar de projetos de Software Livre e de Código Aberto (FOSS), onde pode obter uma visão sobre uma variedade de habilidades e diferentes perspectivas de trabalho.

No entanto, para ser gerenciado lá, você precisa possuir habilidades de desenvolvimento de software desenvolvidas, como compreender estilos de código, vários truques de linguagem, etc.

Um grande desenvolvedor de software sempre verifica novamente seu trabalho

Não se esqueça de verificar novamente o seu trabalho antes de entregá-lo aos seus clientes. É muito importante que o seu trabalho seja perfeito, pois assim sua reputação aumenta, assim como o número de seus clientes.

Por exemplo, tente quebrar seu código para verificar se ele funciona bem. Imagine alguma situação incomum que possa ocorrer e teste-a em seu software.

Se ele não travar ou relatar erros, você fez um excelente trabalho. Você também pode ir mais fundo, aprendendo a depurar a linguagem para encontrar novas maneiras de desenvolver um software melhor.

Em qualquer caso, não tenha medo de cometer erros, mas aprenda com eles. Cada erro deve ser uma nova lição para você! Além disso, quando você enfrentar um problema, tente resolvê-lo de novas maneiras.

Experimente e verá como suas habilidades se desenvolvem ao longo do tempo. Da próxima vez, você resolverá facilmente problemas semelhantes e até obterá algumas novas ideias sobre como desenvolver software ainda melhor do que antes.

Aprenda novas habilidades constantemente para fazer parte da galeria dos grandes desenvolvedores de softwares

Como você viu, o trabalho de um desenvolvedor de software não é tão fácil quanto você pode pensar no início. Bem o oposto. 

É um trabalho muito exigente e você deve ter muitas habilidades para se tornar um grande desenvolvedor de software. 

No entanto, ao atingir esse nível, você apreciará seu trabalho, que fica ainda mais criativo e interessante quanto mais tempo você o executa. 

Todos os dias você encontrará algo novo que o motivará a se tornar cada vez melhor em seu trabalho.

Então, mesmo quando você pensa que aprendeu todas as habilidades, não pare por aí, mas atualize seus conhecimentos constantemente e teste-os na prática. 

Seu compromisso em atingir um nível de especialista certamente o levará ao sucesso! Cada dia será uma nova oportunidade para você se tornar melhor do que no dia anterior, até que um dia você se torne um grande Desenvolvedor de Software!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse