Publicado por Diego Augusto no dia 14/09/2021 as 09:43

O recurso de recuperar conversa apagada do WhatsApp é bastante útil. Muitas vezes podemos deletar acidentalmente um diálogo desejando fazer outra operação, como arquivá-lo por exemplo. Ou mesmo depois de excluir um conteúdo, percebemos que há coisas importantes nele.

Como recuperar conversa de WhatsApp?

A boa notícia é que você pode resgatar essas conversas seguindo alguns passos simples. Por isso, veja a seguir como fazer esse processo da forma certa, e saiba como ele pode ser aplicado tanto para o sistema Android quanto para iOS. Esse recurso não é válido para aqueles que querem baixar WhatsApp GB atualizado, pois não existe a função do Google Drive disponível.

Passo a passo para recuperar conversa apagada do WhatsApp

Em primeiro lugar, é importante saber que o WhatsApp possui uma espécie de lixeira, que é o seu backup. Esse é um recurso que deixa diversos conteúdos armazenados, incluindo conversas. Assim sendo, para recuperar suas conversas, é preciso acessá-lo da seguinte forma:

  • Acesse as configurações de seu WhatsApp clicando nos três pontos acima de sua lista de contatos, na parte superior esquerda;
  • Em seguida, localize e toque na opção “conversas”. Encontre a opção “backup de conversas” e clique nela para iniciar o processo de recuperação;
  • Como esse é um processo que recupera o seu conteúdo pelo drive, agora você precisará definir uma conta do Google em que suas conversas serão salvas.

Depois que o backup foi feito, tudo o que foi deletado em um prazo inferior a 24 horas estará disponível para você acessar novamente com esse processo. Um processo semelhante pode ser feito no sistema iOS, a partir desses passos:

  • Acesse o mundo de configurações, a opção “conversas” e selecione “backup de conversas” da mesma forma descrita acima;
  •   Em seguida, encontre a opção “auto backup” para definir o processo de recuperação de seus conteúdos. Lá você escolhe de que forma quer salvar seus diálogos no iCloud.

Algumas considerações importantes

Além de recuperar conversa apagada do WhatsApp pelo Google Drive, você também pode fazer isso localmente a partir do sistema Android (para iOS todo o processo é feito no iCloud). Mas para fazer isso, primeiro é preciso apagar a versão salva em nuvem, ou seja, aquela que o aplicativo prioriza na hora de salvar conteúdos.

Por outro lado, uma forma de evitar esse trabalho é encontrando os arquivos salvos pelo próprio sistema Android. Os aparelhos que contam com ele possuem um mecanismo específico para fazer backups locais dos últimos sete dias de conversa no WhatsApp. Para acessá-la:

  • Encontre a pasta de arquivos que pode variar o nome e a localização conforme o seu aparelho Android. Na maioria dos modelos, por exemplo, você pode encontrá-la em “meus arquivos”;
  • Lá você terá imagens, vídeos, áudios e documentos, incluindo conteúdos que foram mandados pelo aplicativo nos últimos dias;
  • Assim, é só clicar no tipo de mídia e de conteúdo que deseja resgatar e abri-lo. Você pode enviar esses arquivos para pastas, drives ou um local de sua preferência.

Algo importante com relação ao processo acima é que ele é voltado apenas para arquivos e documentos trocados em suas conversas do WhatsApp. Caso queira informações que tenha digitado na caixa de diálogo, você deve fazer o seguinte:

  • Primeiro, abra a aba de configurações de seu aparelho Android;
  • Em seguida, localize o gerenciador de arquivos;
  • Dentro dele, encontre o armazenamento interno compartilhado;
  • Agora, encontre a pasta do aplicativo WhatsApp e clique nela;
  • Por fim, selecione a opção “databases” e veja os arquivos que quer recuperar.

Considerações finais sobre recuperar conversa apagada do WhatsApp

Se você optar por recuperar conversa apagada do WhastApp de forma manual sem o recurso de backups, é preciso desinstalar o app. Isso porque, no momento em que você fizer esse processo, ele salvará automaticamente na database todo o conteúdo de seus diálogos.

Mas se precisar fazer isso também não há grandes problemas. Depois de salvar o que você precisa é só reinstalar o App e utilizá-lo normalmente. Seja como for, usar o backup para guardar seus arquivos e conversas é uma ótima forma de evitar esse tipo de trabalho.

Por fim, vale lembrar ainda que, na aba de configurações e conversas, o app também tem a opção “histórico de conversas”. Lá você também pode localizar e resgatar informações importantes que sejam de seu interesse.

Diego Augusto

Diego Augusto

Apaixonado por tecnologia, trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor full stack. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas, sites e arquitetura serverless. Site: https://diegoaugusto.com

Outros artigos

Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

30 de julho de 2021

Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

Visitar a cidade maravilhosa é uma verdadeira aventura. Os pontos turísticos do Rio de Janeiro incluem praias paradisíacas, mirantes com centenas de metros de altur...

Você pode ter interesse em:

O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida

O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida

Como fazer figurinhas no WhatsApp Android? – Veja 2 maneiras!

Como fazer figurinhas no WhatsApp Android? – Veja 2 maneiras!

Como a tecnologia pode ser uma aliada do seu negócio?

Como a tecnologia pode ser uma aliada do seu negócio?

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Computador top 3 Conselhos De Compras que vai te ajudar na escolha

Computador top 3 Conselhos De Compras que vai te ajudar na escolha

Como uma internet de qualidade pode fazer a diferença na sua empresa

Como uma internet de qualidade pode fazer a diferença na sua empresa