Revista Portal Útil

Como proteger a tela do celular? Proteger seu telefone é essencial para evitar danificá-lo devido a uma queda acidental ou outros eventos imprevistos diários. A tela, apesar de ser muito robusta e ter um bom desempenho, continua sendo o ponto fraco do celular.

Por isso, é fundamental protegê-la da melhor forma para evitar reparos caros, que muitas vezes não devolvem o telefone ao seu estado original (por peças sobressalentes não originais ou por uma montagem que pode deixar a desejar).

Você bem entendeu que usar um protetor de tela no seu smartphone ao invés de ser uma opção, deve ser uma das principais preocupações na hora de comprar um novo celular, um verdadeiro reflexo incondicional.

De fato, consertar uma tela quebrada pode custar caro, dependendo do modelo. Uma película protetora, por outro lado, custará no máximo de R$10,00 a R$30,00. Portanto, existem inúmeras soluções para garantir uma proteção eficaz para a tela do seu smartphone.

Películas flexíveis de silicone, vidro temperado, película líquida e as capinhas clássicas. Vamos analisar modelo a modelo, as diferentes características de cada uma dessas soluções para proteção do telefone. Leia conosco e saiba como proteger a tela do celular, vamos conhecer tudo sobre esses produtos!

O que este artigo aborda:

Como proteger a tela do celular? – Confira 3 tipos de película!
Como proteger a tela do celular? – Confira 3 tipos de película!
Pin It

Película protetora de tela líquida

A mais recente adição aos protetores de tela, a película líquida é eficaz contra impactos, arranhões e sujeira. As mais eficientes, compostas por nanopartículas de silício e titânio, garantem um grau de proteção 9H, que é o mais alto padrão de proteção para telas de telefones celulares.

A principal vantagem é que pode ser aplicado indiscriminadamente em telas curvas de todos os tamanhos e também no vidro da câmera que fica protegido de choques e arranhões acidentais.

Uma única aplicação garante a proteção do display por pelo menos 6 meses. Isso evitará o aparecimento de impressões digitais desagradáveis na tela e, graças à sua composição, eliminará as bactérias presentes na tela em 99%. A película líquida deixará o toque inalterado e as cores da tela também permanecerão inalteradas.

Vantagens e desvantagens

A película líquida parece ser a invenção que pode mudar a vida dos usuários de smartphones, pois se trata de um produto de alta qualidade. Parece ter todas as vantagens sobre as películas tradicionais de silicone ou vidro temperado. Obviamente, a escolha de uma solução em relação à outra dependerá, acima de tudo, de como você usa seu telefone e como o trata.

No entanto, a facilidade de aplicação e a capacidade de usar a película líquida em telas curvas de tamanhos diferentes oferecem uma vantagem de adaptabilidade não encontrada em outras películas. A invisibilidade deste tipo de protetor de tela é também um dos pontos positivos, difícil de replicar com outros tipos de película.

Quanto ao resto, em termos de funções de proteção (desde que a sua película líquida tenha garantia de 9H), as soluções são as mesmas: todas as películas são oleofóbicas, ou seja, reduzem ou eliminam os vestígios dos dedos e evitam a deposição de pó no visor.

Ainda permanece um mistério, entretanto, entender quando proceder com uma nova aplicação da película líquida (temos certeza que a proteção realmente dura pelo menos 6 meses?) e se esta perde sua eficácia com o passar do tempo, expondo o smartphone ao risco de quebra.

A principal desvantagem é essa falta de informação, assim como o fator psicológico de ver sua tela desprotegida quando com um vidro temperado ou película de silicone, você se sente mais seguro de que a proteção está claramente visível.

Película flexível

É a solução mais econômica do mercado, mas também a que garante menos proteção. São gamas de proteções de hidrogel de última geração que, com as mesmas películas de vidro temperado, são garantidas com uma dureza 9H e, portanto, resistentes a choques e outros riscos.

Quanto à linha básica de película de silicone, ela não garante proteção ideal contra choques e arranhões e, portanto, a coloca em um nível mais baixo do que as outras duas películas “irmãs”.

Vantagens e desvantagens

A facilidade de aplicação dessas películas é muito maior do que a do vidro temperado. Embora seja necessário ter cuidado para não criar bolhas de ar que serão difíceis de remover posteriormente. Você também notará que a espessura desses protetores de tela é de apenas 0,15 – 0,20 mm, portanto, quase invisíveis em comparação com o vidro temperado.

Quanto às desvantagens, conforme mencionado anteriormente, se você escolher uma película de silicone tradicional sem tratamento 9H, corre o risco de danificar a tela na primeira grande queda do telefone.

Outra limitação das películas flexíveis é sua sensibilidade ao calor. Portanto, em caso de contato ou proximidade de fontes de calor fortes, correm o risco de se desprender das bordas do smartphone. Nosso conselho, se você quiser comprar uma película flexível, é passar para um hidrogel, garantido 9H, que também oferecerá proteção ideal contra choques. 

Película de vidro temperado

Como proteger a tela do celular? Com a película de vidro temperado. É provavelmente a melhor solução de tela de proteção para smartphone. O vidro temperado é a escolha com a melhor relação qualidade/preço. Você pode proteger a tela do seu telefone de choques e quedas, mantendo-a intacta por um preço bem acessível. Sua robustez também dá visualmente a sensação de que a tela tem uma segunda proteção.

Vantagens e desvantagens

A película de vidro temperado é 5 vezes mais forte do que a de silicone tradicional. A proteção do display é, portanto, garantida em caso de quedas. Mesmo que a aplicação continue um pouco difícil (primeiro ponto negativo), o vidro temperado é garantido contra a formação de bolhas de ar subjacentes.

Em comparação com as películas líquidas, a espessura continua a ser uma desvantagem, mas, em nossa opinião, tranquiliza em relação à segurança e, acima de tudo, cumpre o seu papel. Após um curto período de adaptação, você não perceberá mais e o vidro temperado se tornará parte de seu smartphone.

Recomendamos substituir a película de vidro se, após uma pancada ou queda, houver rachaduras na superfície. Isso ocorre porque a mesma ficará frágil e não pode garantir uma proteção ideal.

Conclusão

Esse foi o nosso guia com dicas essenciais de como proteger a tela do celular. Esperamos que tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e que tenhamos ajudado em sua escolha de película. Caso ainda tenha dúvidas, basta comentar que iremos responder o mais brevemente possível.

Por fim, se você quer saber mais algumas dicas de como proteger a tela do celular, veja o vídeo do canal G Tecnologia.

Veja também: Como parar de discar com o celular no bolso?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse