Revista Portal Útil

Comprar na internet, hoje em dia, virou uma atividade cada vez mais comum. Atualmente, seja para compras rotineiras ou até mesmo para adquirir algo que você não encontrou no comércio local, as e-commerces se tornaram uma opção. No entanto, à medida que esse comércio cresceu, os golpes envolvendo transações online também aumentaram. Nesse contexto, para te ajudar a encontrar um website seguro para compra, abaixo, traremos algumas dicas de como saber se site é seguro, entre outras coisas, confira!

O que este artigo aborda:

Como identificar um website seguro para comprar
Como identificar um website seguro para comprar
Pin It

Website seguro para compras

Fazer compras pela internet é uma atividade que tem se tornado cada vez mais popular. Hoje em dia, a disponibilidade de diferentes tipos de modelos de produtos, competitividade nos preços, promoções exclusivas online, praticidade de não precisar se deslocar até uma loja física para adquirir algum item e diversas outras coisas tem tornado os e-commerces muito requisitados no Brasil.

Nesse contexto, para ter uma boa experiência em compras online, é preciso adotar diversos cuidados. Por exemplo, verificar se o website que você está acessando é seguro (para evitar cair nos golpes no qual a quadrilha imita um site seguro de alguma empresa conhecida e faz um  muito similar ao original para roubar seus dados), verificar se a empresa que você está comprando é confiável e muito mais. Abaixo, separamos algumas dicas para que você possa fazer isso.

Como reconhecer um website seguro?

Existem diversas formas de saber se um website é ou não seguro. Entre elas, existe a que foi criada pela própria Google – empresa responsável pelo buscador – uma plataforma que usa tecnologia para diagnosticar se é um site não seguro. Para isso, basta acessar o site https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search e copiar o URL (endereço eletrônico) do site que você deseja pesquisar para a barra de texto. Ao fim, é só clicar em converter e o resultado da pesquisa aparecerá na página. Lá, você também encontra dicas de segurança.

Como saber se uma empresa é de confiança?

Empreender é uma atividade financeira está cada vez mais comum no Brasil. Por esse motivo, muitas empresas são abertas todos os dias, algumas delas, inclusive, escolhem existir apenas no meio digital; outras, abrem apenas lojas físicas e há ainda quem escolha fazer os dois, ou seja, ter lojas online e físicas. Em todos os casos, para ter segurança na compra, é preciso conhecer a empresa e saber se ela é de confiança.

Para isso, nos dias de hoje, existem diversas formas. Por exemplo, é possível obter informações a respeito da idoneidade de uma empresa através dos próprios clientes, ou seja, perguntando para pessoas que você conhece. No entanto, caso não haja ninguém no seu ciclo de amizade que tenha experiência prévia com a empresa, você também pode pesquisar no Google, Facebook, Instagram ou até mesmo no site reclame aqui.

Outra forma de saber se a empresa com a qual você deseja fazer negócios é segura, é procurando informações a respeito dos dados comerciais que ela apresenta. Nesse caso, pesquisar a veracidade do CNPJ da empresa (ou seja, ver se ele está ativo, se não possui restrições, se realmente corresponde ao empreendimento que está sendo citado, entre outras coisas).

Além disso, uma empresa que vende online deve disponibilizar para os seus clientes um serviço de atendimento ao consumidor, de preferência um chat ou número de telefone que pode ser usado em caso de problemas. Nesse contexto, além de mostrar que a empresa está seguindo as normas de negociações online, isso também demonstra que ela está preocupada com o pós-venda. 

Por fim, uma dica para saber se a empresa que você está tentando fazer negócio é ou não de confiança é tentar entender como essa empresa funciona. Isso se dá devido ao fato de que, hoje em dia, muitas plataformas não são responsáveis diretamente pela venda dos produtos, elas servem apenas como intermediárias entre o cliente e o vendedor, como é o caso da Shopee. Sendo assim, antes de comprar em alguma loja dessas, é preciso analisar a reputação do vendedor.

Protocolos de segurança para comprar na internet

Como explicado anteriormente, comprar na internet requer atenção para não cair em golpes. Por esse motivo, sempre que você for fazer uma compra, por mais que seja em uma empresa de sua confiança, é importante que você adote alguns poucos protocolos de segurança com o intuito de tornar as suas compras ainda mais seguras e sem maiores dores de cabeça no pós-compras. Para isso, você pode seguir as dicas a seguir:

Computador ou celular usado para a compra

Quando você for comprar, prefira realizar a transação no seu próprio computador ou celular. Isso porque, em alguns casos, usar equipamentos de terceiros pode representar um grande risco a sua segurança cibernética, pois pode ter vírus no aparelho;

Internet utilizada na hora da compra

Assim como equipamentos de terceiros podem apresentar vírus, redes de internet (wi-fi ou não) que sejam públicas também podem comprometer a integridade da sua negociação comercial. Portanto, antes de fechar um negócio usando redes duvidosas, por exemplo, as que são oferecidas por restaurantes, parques, entre outros locais, opte por esperar chegar em casa;

Certificado de segurança do website

Procure pelos certificados de segurança nos websites que você usa, pois, eles são obrigatórios em empresas que trabalham com negociações virtuais. Por exemplo, o certificado digital;

URL da página

Por mais que o site que você vai comprar seja de uma empresa conhecida nacionalmente, ou seja, alguma loja segura e website seguro, você deve atentar para o endereço eletrônico que aparece no browser (o URL da página). Isso porque, atualmente, existem quadrilhas especializadas em criar sites falsos de empresas famosas que se passam por sites verdadeiros, porém, com o URL diferente. Sendo assim, antes de clicar em qualquer coisa, preste atenção nisso;

Identidade do site seguro para compras

Essa dica também serve tanto para quem está desconfiado que o site foi clonado quanto para quem deseja saber da idoneidade da empresa. Isso porque, normalmente, companhias profissionais costumam levar a sério a parte do site, ou seja, um site com erros de digitação ou de gramática, imagens com resolução baixa, entre outras coisas, não são típicos de sites confiáveis;

Website seguro com certificado

Sites com o URL iniciados por “http” não são comerciais. Portanto, atente, o início do URL para sites autorizados a fazer transações comerciais é “https”;

Senha de acesso

Não use uma mesma senha para as suas contas importantes (por exemplo, e-mail, app do banco, entre outras) e para cadastrar-se em sites de compras, pois isso pode fazer com que você seja hackeado;

Antivírus

Tenha um bom antivírus no seu computador; Afinal, o antivírus é um aliado no quesito de segurança.

Downloads duvidosos

Desconfie de sites que exijam que você faça o download de algum arquivo, pois os criadores dele podem estar mal-intencionados a hackear o seu pc;

Shopee é confiável?

O site da Shopee (e também o aplicativo para celulares Android e iOS) é uma plataforma na qual vendedores de diversos países ao redor do mundo, especialmente China e Brasil, podem anunciar os seus produtos para serem comercializados de forma rápida e fácil. Sendo assim, como explicado anteriormente, a Shopee não é uma loja, mas uma intermediária entre comerciantes e clientes.

Ao ver mais de perto a Shopee, percebemos que ela cumpre a maioria dos pré-requisitos de segurança exigidos no Brasil, mas ainda assim há quem tenha dúvidas: A shopee é realmente confiável?

Dizemos que sim. Além disso, caso você não receba o seu produto em casa no tempo previsto, a Shopee devolve o seu dinheiro. No entanto, para evitar dores de cabeça, antes de adquirir algum produto na plataforma, procure informações sobre a reputação do vendedor em questão.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse