Publicado por Veja Notícias no dia 25/09/2021 as 16:47

Você ainda não conhece os principais motivos para fazer o armazenamento de dados da sua empresa na nuvem? Não sabe se realmente o armazenamento de dados é necessário para o seu negócio? Ou ainda, quais os benefícios de guardar os dados na nuvem, irá te trazer?

Se você ainda não está utilizando essa tecnologia no armazenamento de dados da sua empresa, então, precisa saber mais a respeito. Afinal, hoje em dia, é a forma mais prática e segura de armazenamento de dados e informações importantes.

Vantagens do armazenamento de dados na nuvem

Quando você usa em sua empresa o armazenamento de dados em nuvem. Logo, você tem uma maior capacidade de armazenamento. Assim como, você pode, por exemplo, escolher esse espaço de acordo com a necessidade do seu negócio.

Outra grande vantagem é que usando o armazenamento de dados em nuvem, você não irá precisar de um armazenamento físico. 

5 motivos para fazer o armazenamento de dados na nuvem

Agora, veja 5 motivos pelos quais você precisa salvar os dados na nuvem.

O espaço físico é digital com a nuvem

Em primeiro lugar, com o armazenamento de dados na nuvem o usuário pode rapidamente ter acesso a qualquer arquivo. Bem como, não é preciso manusear pastas e nem papéis.

Organização e armazenamento de dados

Além disso, vale destacar que a organização dos dados em nuvem é de extrema importância. Já que, terá mais facilidade em acessar os dados na nuvem.

À principio, se você faz o armazenamento de dados no seu computador, o armazenamento de dados na nuvem vai ajudar na melhora da velocidade do dispositivo.

Afinal, todos os dados em nuvem não irão ocupar a memória do seu computador.

Segurança dos dados na nuvem

Antes de mais nada, a segurança é o principal fator para a escolha dessa forma de armazenamento. Embora muitas pessoas tenham receio em utilizar o armazenamento de dados na nuvem, ela é a maneira mais segura para que arquivos não se percam com o passar do tempo. 

Por exemplo, os dados na nuvem contam com um backup e não há necessidade de possuir nenhum aparelho para essa função, como um HD.

Dessa forma, com o armazenamento de dados na nuvem você garante que os dados da sua empresa e de seus clientes estejam sempre seguros e protegidos.

Meios de armazenamento de dados na nuvem trazem mobilidade

De antemão, qualquer pessoa que tenha acesso à conta do servidor na nuvem pode se conectar ao serviço de onde estiver.

Além disso, utilizando apenas sua senha, login e internet disponível para o acesso.

Portanto, usando um sistema de armazenamento de dados na nuvem o tempo é otimizado e os funcionários têm uma produtividade maior em seu trabalho. 

Compartilhamento de dados na nuvem

Além da mobilidade, a nuvem permite que as pessoas compartilhem os dados. Dessa forma, permitindo que a comunicação da empresa seja estruturada. 

Bem como, de qualquer lugar que o usuário esteja é possível que tenha acesso a arquivos e dados do sistema. Podendo também compartilhar documentos, fotos, vídeos e pastas com os demais usuários da empresa.

Análise de dados na nuvem

À primeira vista, o crescimento das principais marcas se deve a análise de dados na nuvem.  Hoje, através do uso da nuvem, o monitoramento desses dados se torna muito mais prático, rápido e ilimitado.

Afinal, não existe limite para o armazenamento de dados na nuvem.

Como escolher a nuvem certa para seu tipo de negócio

Antes de mais nada, para escolher seu tipo de nuvem é observar qual a necessidade do seu negócio.  Existem três tipos de armazenamento de dados e conhecê-los é importante para que sua demanda seja atendida.

Nuvem Privada

Esse tipo de nuvem incorpora todos os serviços de uma empresa e proporciona mais segurança e controle sobre o seu negócio. Na qual, você pode personalizá-la e assim prever custos.

É possível gerar maior economia e melhor desempenho para sua empresa. 

Uma forma de garantir segurança, benefícios e qualidade.

Nuvem Pública

Com a nuvem pública, é possível ter um gerenciamento bem mais simples. Já que o provedor é responsável pela manutenção dos dados na nuvem. 

Embora muitos questionem a segurança desse tipo de armazenamento de dados, a nuvem pública pode ser tão segura quanto a privada. Porém exige a implementação correta.

Além disso, o suporte para a nuvem pública é bem completo, considerando que o provedor conhece a fundo seu sistema de armazenamento de dados e modelo de negócio. Podendo assim, prestar assistência com rapidez caso seja necessária alguma manutenção de emergência.

O armazenamento de dados na nuvem pública pode ser gratuito ou pago dependendo da demanda necessária para sua empresa. O serviço é feito por terceiros e é o mais utilizado hoje em dia.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é a integração da nuvem pública e da nuvem privada. Esse modelo de nuvem possibilita que o usuário utilize os benefícios de cada nuvem, mesclando suas vantagens para seu negócio. 

O usuário pode, por exemplo, guardar informações sigilosas como estratégias e movimentações financeiras na parte privada.

E assim, ter seus arquivos e documentos que precisam estar acessíveis aos funcionários na nuvem pública. 

A flexibilidade dos dados na nuvem híbrida é muito benéfica. Pois, dessa forma você pode gerenciar seu custo com as plataformas utilizadas e pagar de acordo com sua necessidade.

A escolha do seu provedor para o armazenamento de dados em nuvem

Uma vez que você tenha decidido qual a melhor forma de armazenamento de dados na nuvem para sua empresa, você deve levar em conta alguns pontos para fazer a escolha da Empresa de TI que irá oferecer e suportar o serviço desejado. 

Depois de saber quais são as necessidades e demandas que seu negócio vai precisar e decidir qual a melhor forma de armazenamento. Então, o passo seguinte é a avaliação do histórico dos provedores de dados na nuvem. 

Você deve levar em consideração o suporte que o servidor na nuvem oferece tanto para o cliente quanto para a empresa.

As avaliações que possui no mercado são de extrema importância para a escolha. Já que, o fornecedor deve ser atendido sem complicações. 

Um bom método para se certificar desses pontos é observar a reputação do provedor e a quantidade e perfil dos usuários que ele atende. 

É essencial que sua empresa esteja de acordo com o foco do serviço que é oferecido.

Conclusão

O armazenamento de dados em nuvem está sempre em aprimoramento e você deve garantir que seu provedor utilize uma tecnologia de ponta. Podendo assim, acompanhar as mudanças do mercado e suprir as demandas.

O uso de uma tecnologia sempre recente garante também que seus dados na nuvem estejam em segurança, conforme a evolução e atualização constante dos provedores.

Agora que você já sabe das vantagens de implementar esse tipo de armazenamento de dados na nuvem para sua empresa. Então, é importante estar sempre em contato com as novidades desse serviço para otimizar suas vendas, gerenciamento, estratégia e redução de custos do seu negócio.

Portanto, conte com a OneIT Empresa de TI para auxiliar a sua empresa no processo de implementação e migração de seu armazenamento de dados ou sistemas para a nuvem. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos