Revista Portal Útil

Por conta da pandemia de Covid-19, escolas em Santo André, em São Paulo, na Bahia, no Rio Grande do Sul e em todas as regiões do país estão passando por diversas mudanças e adaptações.

Afinal, devido ao novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas e, mesmo com o início da vacinação este ano, ainda há muitos estudantes que estão tendo aulas remotas, isto é, a distância.

Sendo assim, para ajudar esses alunos, nos separamos no artigo de hoje 5 aplicativos incríveis que vão contribuir para que os estudos e o aprendizado sejam mais eficientes, mesmo em tempos de pandemia. 

Até porque, os celulares estão sempre com a gente, então porque não aproveitá-los para melhorar os estudos, não é mesmo?

O que este artigo aborda:

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia
5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia
Pin It

Aplicativos para estudantes em tempos de pandemia

1. Trello

Estudar em casa exige, além de adaptação, muita organização e um planejamento adequado para que a rotina de estudos funcione bem.

Por isso, o primeiro app da lista é o Trello, um aplicativo que pode ser usado tanto no smartphone quanto no computador, e que permite uma melhor organização em relação a suas tarefas, atividades, apresentações, etc.

Com ele, você pode criar anotações e lembretes, fazer resumos, anexar diversos tipos de arquivos e muito mais. Tudo de maneira simples e direta.

Além disso, nessa mesma categoria de aplicativo, nós não podemos deixar de falar também sobre o Notion e o Evernote, ambos podem funcionar como um “caderno virtual” e permitem que você faça um cronograma de estudos, anotações de aulas, listas de tópicos importantes, etc.

Em resumo, esses três aplicativos funcionam para que você se organize e tenha um controle maior e melhor sobre o que está aprendendo.

Por isso, vale a pena baixar cada um deles e fazer testes, afinal, apesar do propósito, eles não são exatamente iguais, alguns têm mais funcionalidades e opções, outros mais tipos de personalização e assim por diante.

Veja aquele que funciona melhor para você.

2. Duolingo

O aprendizado de outros idiomas é cada vez mais importante, por isso, estudar inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua é algo que deve fazer parte da sua rotina de estudos.

E para isso temos o Duolingo, um dos aplicativos mais utilizados para o aprendizado de idiomas.

Com ele, você pode fazer diversas atividades, desde a escrita, até a fala e a escuta e, conforme você vai cumprindo tarefas, você vai liberando os próximos níveis.

3. Forest

No mundo em que vivemos, somos “bombardeados” a todo momento com notícias, notificações, mensagens, vídeos, Gifs, memes, etc, que, muitas vezes, acabam prejudicando o foco e o andamento dos estudos.

Por isso, separamos neste item 4 o Forest. Com este aplicativo, você “plantará uma árvore” e, durante um período estabelecido, não poderá utilizar o celular para ver outras coisas, como redes sociais. E, caso você respeite esse tempo, a árvore irá crescer.

O método utilizado por esse app é parecido com o pomodoro, em que você deve focar em uma atividade durante 25 minutos e, depois, tem cinco minutos para descansar.

Este aplicativo é ótimo para te ajudar a ter mais concentração.

4. Headspace

Por conta da pandemia e de muitas situações negativas/problemáticas que vemos no dia a dia, diversos estudantes foram ou estão sendo afetados de alguma maneira.

Por isso, além de estudar, é importante também reservar um tempo para “se desconectar”, para buscar maneiras de relaxar e cuidar da saúde mental.

E é essa a função do Headspace. Com ele, você pode utilizar técnicas de meditação guiada e mindfulness para melhorar a concentração, reduzir a ansiedade e aliviar o estresse.

Além disso, há também o Daily Yoga, um outro aplicativo que vai te ajudar a relaxar e cuidar da sua mente e postura.

5. YouTube

Por fim, separamos um app já bastante conhecido e utilizado pela maioria das pessoas: o YouTube.

Isso porque, este aplicativo possui uma infinidade de conteúdos em vídeo, possibilitando que você aprenda de tudo, desde assuntos mais básicos até temas mais complexos – e o melhor, gratuitamente.

Portanto, quando você ficar com alguma dúvida, quiser saber mais sobre um assunto, revisar determinada matéria, etc., acesse o YouTube, com certeza haverá diversos canais que irão te ajudar.

Além disso, vale destacar que aprendizado por vídeo tende a ser bem melhor para muitos estudantes, em comparação com um livro ou apostila. 

Isso porque, a maneira mais lúdica, visual e dinâmica dos vídeos ajuda a facilitar o aprendizado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse