Revista Portal Útil

Todo o web designer deve saber como utilizar várias ferramentas para facilitar a sua vida profissional e fazer com que o seu trabalho na web fique ainda melhor.

O profissional da área precisa conhecer as novidades no mundo digital ao seu redor para que possa oferecer um trabalho cada vez melhor para os seus clientes. Sendo assim, com ferramentas adequadas ficará mais eficiente o serviço oferecido.

O curso de informática é muito bom para aqueles que desejam se destacar como web designers e expandir o seu negócio utilizando tanto as ferramentas que mostraremos aqui, como muitas outras que farão grande diferença em sua vida neste trabalho digital.

O que este artigo aborda:

3 Ferramentas que todo web designer deve conhecer
3 Ferramentas que todo web designer deve conhecer
Pin It

3 Ferramentas que todo web designer deve conhecer

Você é um web designer ou deseja ser um? Seja qual for a sua resposta saiba que é muito importante se manter atualizado, principalmente se aprofundando em ferramentas que surgem a todo momento.

Por que você acaba crescendo quando sabe algumas ferramentas? Porque elas te darão mais tempo para se dedicar no que realmente importa. Onde você tem que gastar menos ou nenhum tempo acertando código e ainda consegue garantir melhores efeitos visuais.

Sendo assim, irei trazer aqui as principais ferramentas para o seu sucesso. Embora sejam muitas ferramentas disponíveis hoje, iremos apresentar apenas três, estas farão grande diferença em sua vida como web designer.

Mas você pode depois pesquisar outras que poderão ajudar assim como estas que serão apresentadas aqui. Assim, você poderá ter um grande conhecimento, estando mais preparado para melhorar o seu trabalho.

1 – Elementor

Uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de sites hoje é a plataforma  WordPress. Ela é utilizada para criação de sites que chamam muita atenção por ter uma boa estrutura e ser gratuita.

Porém a plataforma não é considerada tão fácil de lidar, nem tudo é 100% intuitivo, e por isso  foi desenvolvido o plug-in Elementor que oferece grande vantagem para o uso do WordPress.

Uma coisa muito boa que o Elementor oferece é a sua interface que funciona com a dinâmica de arrastar e soltar.

Com esse plug-in o usuário pode excluir todo tipo de elemento de tela, então você não precisará se preocupar com qualquer tipo de template.

Uma coisa muito boa com relação a essa grande ferramenta é que você só precisa usar os módulos que já estão prontos para a criação de sites, por isso você não precisa conhecer nenhum código de programação, isso facilita o seu uso.

Imagine você ficar apenas com a parte criativa! Certamente isso é muito bom e facilitará o seu tempo. Além disso, o ambiente de personalização completa foi desenvolvida como principal proposta, deixando um ambiente fácil de manusear.

Essa ferramenta demonstrou ser tão boa para web designers que o plug-in chegou a ser  baixado mais de 13 mil vezes em menos de um mês em seu lançamento. Sendo assim, ele se torna um grande instrumento para ser usado e melhorar os resultados.

2 – Recoverit

Essa ferramenta aqui vai te ajudar na recuperação de dados que foram apagados, isso se torna muito útil porque acidentes podem acontecer com o web designer, como por exemplo, apagar algum projeto de forma total ou parte dele.

Então tenha uma maior segurança onde back end ou o front end podem ser recuperados, evitando começar de novo os projetos.

O Recoverit te ajudará a recuperar projetos que foram excluídos da lixeira e inclusive de HD externos. Veja como ele pode fazer grande diferença para o web designer.

Veja só como você poderá utilizar o Recoverit, apenas passando por um trabalho de varredura onde ele irá encontrar tudo aquilo que de alguma forma foi excluído.

Você pode fazer toda a varredura logo que instalar ele e usá-lo fazendo busca de recuperação tanto em um disco como em algum dispositivo. Depois disso vai aparecer uma lista de tudo, então você poderá identificar aquilo que deseja de volta. 

Aparecerá itens na tela ao qual você pode clicar para ver se é aquilo que deseja recuperar e colocar em uma pasta nova em algum lugar de sua preferência.

É importante que você conheça os programas que usa para que assim possa utilizá-los sem apagá-los completamente do computador. Se isso for levado em consideração pelo web designer, será evitado muitos indesejáveis.

Esses erros podem acontecer por falhas no HD, por isso o Recoverit poderá ajudar em muitos problemas.

3 – Google Fonts

Quem pretende criar sites, como no caso de um web designer, é muito importante que saiba construir boas fontes para que o uso da plataforma se torne melhor. 

Então para que você possa ter boas fontes é importante que conheça o Google Fonts, ela é gratuita e com vários tipos de letras que podem ser separadas de acordo com a preferência do web designer.

Essa separação pode ser feita por categorias para que seja mais fácil de ser escolhidas em cada caso específico de acordo com o estilo necessário.

O Google Fonts oferece outras vantagens como a de ser ligada ao plug-in Elementor, não precisando instalar um servidor, dessa forma a sua página não ficará pesada e sim mais leve.

Esse tipo de integração ajudará ainda mais na praticidade, inclusive porque o Google Fonts pode ser usado com outra ferramenta como o Figma, que ajuda na criação visual do site.

Dessa forma o Google Fonts fará uma grande diferença em seu site, mesmo que apareça outras opções, não deixe de considerar essa grande alternativa  para deixar o seu serviço ainda melhor e chamativo, com boa desenvoltura.

Últimas considerações

Para um web designer é muito importante conhecer várias ferramentas que poderão auxiliar em inúmeras tarefas, permitindo dessa forma uma melhor plataforma criada  que possa chamar a atenção e satisfazer os seus clientes.

Embora a quantidade de ferramentas seja muito maior que essas três aqui apresentadas, elas são muito boas para serem utilizadas para ajudar no designer, a evitar perdas de algum arquivo, ter boa fonte e etc…

Entre muitos tipos de conhecimento que você pode investir, um deles é no curso de digitação online. Ele pode ser integrado ao web designer.

E aí, ficou alguma dúvida? Qualquer coisa é só chamar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse