Revista Portal Útil

A teanina é um aminoácido encontrado na lata Camellia sinensis – usada para preparar chá-verde. É uma substância com efeito calmante e sedativo.

Como também produz efeitos relaxantes, a teanina (ou L-teanina, como é chamada) é muito utilizada em tratamentos para a ansiedade, depressão e insônia. Os efeitos gerados pelo composto se devem a que a substância contribui para o aumento dos níveis de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar.

O que este artigo aborda:

Chá verde
Chá verde
Pin It

Onde é encontrada?

A teanina geralmente é encontrada na planta com a qual se produz o chá-verde. No entanto, o aminoácido também está presente em alguns fungos, especialmente em alguns tipos de cogumelos.

Também é possível encontrar a teanina em forma mais pura, em suplementos. O aminoácido puro também é bastante procurado, e seu consumo é permitido para pessoas que, por exemplo, são sensíveis ao consumo de cafeína, já que essa substância também é encontrada no chá-verde. O chá-verde também não é recomendado para pessoas com gastrite, já que seu efeito ácido causa ainda mais desconforto estomacal.

Além disso, o aminoácido puro, em porções mais concentradas, tem melhores efeitos calmantes.

Quais são os benefícios da teanina?

A Food Science and Technology, revista científica que cobre temas de ciência e tecnologia de alimentos, publicou, em 1999, um estudo que revelava que pessoas que consumiam diariamente cerca de 200 mg de teanina tinham a atividade das ondas cerebrais alfa aumentada. Tais ondas cerebrais são responsáveis por gerar um estado de relaxamento, além de propiciar o aumento de consciência, concentração, criatividade e sensação de paz.

Estudos posteriores apontaram muitos outros benefícios relacionados à utilização da teanina. A Revista Portal Útil fez uma lista com os 13 benefícios e apresentamos a seguir:

1. Proporciona relaxamento

Sem dúvidas, um dos principais benefícios atribuídos ao consumo cotidiano da teanina é a sensação de relaxamento.

O uso da teanina é recomendado para o aumento dos níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar e felicidade. Por isso, o relaxamento é um dos principais benefícios associados ao uso do aminoácido.

Por outro lado, a diferença de outros compostos, a teanina, dependendo da quantidade consumida, não causa sonolência.

2. Diminui o nervosismo

O segundo benefício guarda relação com o anterior. A dopamina, produzida pelo aminoácido, combate o cortisol, hormônio que causa o estado de adrenalina.

Por essa razão, o consumo da teanina está relacionado à diminuição do nervosismo.

3. Redução do estresse

O estresse talvez seja um dos principais males presentes nas sociedades atuais. Muitas vezes é causado pelo ritmo frenético de vida comum especialmente nas grandes cidades.

Mas o estresse, ao contrário do que algumas pessoas afirmam, não é algo sem importância, e merece ser tratado com atenção, posto que provoca tonturas, formigamento na cabeça, fraqueza e cansaço.

Um dos benefícios da teanina é precisamente auxiliar no tratamento do estresse.

4. Melhora do desempenho cognitivo

O consumo da teanina aumenta os níveis de foco e concentração. Quando consumida com cafeína, potencializa as melhorias do desempenho cognitivo e da agilidade mental.

Estudos realizados com idosos com disfunção cognitiva que consumiam chá-verde – que contêm teanina e cafeína – apontaram melhorias e redução da progressão da doença.

5. Diminuição de inquietação

A teanina promove ainda a calma e ajuda pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade a terem melhor qualidade de vida.

6. Melhoria da qualidade do sono

Noites de sono tranquilas aumentam a qualidade de vida. Nesse sentido, a utilização de alimentos que contenham a teanina ajuda a relaxar o corpo facilitando assim a dormir e descansar.

7. Proteção para doenças hepáticas

A teanina consegue ainda reduzir o risco de doenças e lesões hepáticas. O aminoácido acelera o metabolismo e ajuda na recuperação de antioxidantes do fígado, ajudando, por exemplo, às pessoas que consumiram álcool a eliminar a substância do organismo.

Desse modo, a teanina atua como uma aliada da saúde hepática.

8. Ajuda a equilibrar o estado emocional

Como ajuda a aumentar os níveis de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar, a teanina atua propiciando melhorias no estado emocional.

9. Aumento da motivação

A dopamina, produzida pela ingestão de teanina, aumenta a motivação para a realização das atividades cotidianas.

Há relatos do uso do aminoácido no tratamento de pessoas com depressão.

10. Estabilização do humor

A teanina ainda atua na produção do gaba, ácido gamma-aminobutírico, que atua como calmante natural.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o suplemento feito à base de teanina é utilizado geralmente para o tratamento de distúrbios como Transtorno de Humor, Hipomania e Transtorno Afetivo Bipolar.

11. Ajuda a redução do colesterol ruim

A teanina também contém substâncias que ajudam a reduzir os níveis de LDL – o colesterol ruim, responsável pela acumulação de gordura nas artérias -, e, por meio disso, representa uma melhora na saúde do sistema cardiovascular.

12. Reduz a pressão arterial

Estudos realizados em ratos de laboratórios apontaram redução na pressão sanguínea desses animais.

A comprovação, no entanto, ainda dependerá de estudos posteriores que possam comprovar os mesmos efeitos em humanos.

13. Diminui a TPM

Um estudo realizado pela Universidade de Shizuoka, pelo Instituto de Planejamento Familiar do Japão e pela Taiyo Kagaku Co., fabricante de aditivos alimentares, comprovou que as mulheres que consumiam diariamente cerca de 200mg de teanina tiveram uma diminuição dos sintomas negativos da Tensão Pré Menstrual. Os sintomas que tiveram diminuição eram tanto sociais, quanto físicos e mentais.

Há contraindicações relacionadas ao uso da teanina?

Embora produza vários benefícios no organismo, algumas pessoas devem evitar o consumo do aminoácido.

A teanina é contraindicada para:

  • Gestantes e lactantes devem evitar o uso da teanina;
  • Pessoas que estão em tratamento quimioterápico devem consultar um médico antes de ingerir o produto já que poderia haver problemas na utilização concomitante de medicamentos;
  • Pessoas alérgicas a algum dos componentes presentes no produto.

Conclusão

O aminoácido teanina, também conhecido como L-teanina, é encontrado no chá-verde e em alguns tipos de fungos. A substância produz efeitos tranquilizantes e é empregada a fim de reduzir estresse, inquietação, entre outras coisas.

A teanina também teve efeitos comprovados na melhoria da condição cognitiva, no estado emocional e no aumento da motivação, além de ajudar na redução do colesterol.

A L-teanina ainda atua como ansiolítico, podendo ser usada no controle da ansiedade.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse