Revista Portal Útil

Você sente dores de cabeça frequentes? Sua boca estala ao abrir e fechá-la? Sua mandíbula já se deslocou de repente? Ouve zumbidos incômodos no ouvido?

Se respondeu “sim” para uma dessas perguntas, é provável que você precise de algum tratamento para ATM

Os cuidados para as disfunções da ATM dependem da causa que está levando ao problema na articulação. Do tratamento tópico com remédios, protetor bucal até a cirurgia para casos mais graves, cada quadro é diferente. 

Quer entender melhor sobre o tratamento para ATM? Continue lendo e saiba tudo sobre esse quadro.

O que este artigo aborda:

Tratamento para ATM: conheça todas as opções!
Tratamento para ATM: conheça todas as opções!
Pin It

O que é ATM?

ATM é a sigla para articulação temporomandibular que fica localizada na lateral do crânio, próximo aos ouvidos.

Localização e componentes da articulação temporomandibular. 

A função da articulação é unir o osso da mandíbula ao osso temporal do crânio e permitir a realização de movimentos como mastigar, falar, abrir e fechar a boca, etc.

O movimento da ATM é semelhante ao de uma dobradiça que permite a porta abrir e fechar. Quando um problema dificulta a movimentação dos encaixes, surgem os rangidos na porta, dificuldade para abri-la totalmente, estalos, etc.

Por isso, o tratamento para ATM deve ser feito o mais rápido possível para aliviar os sintomas, seguindo a terapia adequada para cada caso.

Mas quais são os sinais que indicam problemas na região da articulação temporomandibular? Separamos os principais pontos no próximo tópico.

Quais são os sintomas de alterações na articulação temporomandibular?

O primeiro sintoma que pode indicar a necessidade de tratamento para ATM é a dor que pode ocorrer em diversos pontos como:

  • dor de cabeça;
  • dor de ouvido;
  • dor no pescoço;
  • dor no fundo dos olhos;
  • dor de dente;
  • dor na face.

As dores são crônicas e costumam ser frequentes e bastante incômodas, por isso, devem ser investigadas por um especialista.

Outros sintomas que indicam necessidade de tratamento para ATM são:

  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • dificuldade para mastigar;
  • ranger os dentes durante a noite;
  • deslocamento da mandíbula;
  • sensação de ouvido entupido.

Esses sintomas devem ser investigados tão logo você comece a senti-los. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais rápido o paciente pode recuperar a qualidade de vida.

Causas das disfunções na ATM

Agora que você sabe o que é ATM e quais são os sintomas que podem indicar a necessidade de tratamento da articulação temporomandibular, outra questão é: como esses sintomas surgem?

O tratamento para ATM pode ser necessário depois de um acidente/queda que lesiona essa região do rosto.

Outra causa importante é o estresse que leva a tensão muscular que pode gerar como resposta uma sobrecarga na articulação.

A predisposição genética também pode ser um fator que vai desencadear algum sintoma.

Até o simples ato de roer unhas e mascar chiclete prejudicam a articulação temporomandibular.

Por fim, o bruxismo — ranger os dentes enquanto dorme — também é uma das causas que exige tratamento para ATM. 

Observe o seu corpo e suas reações para conseguir fazer o diagnóstico correto e preciso do que está levando aos sintomas apresentados.

Tratamento para ATM: como funciona?

Depois de fazer a análise dos sintomas e exames para confirmar o problema, o tratamento para ATM pode começar.

As abordagens incluem tratamentos funcionais, com aparelhos ou medicamentos. Em casos avançados, é necessário realizar a cirurgia bucomaxilofacial.

Tratamentos funcionais para ATM

Os tratamento funcionais para ATM incluem terapias como:

Biofeedback: um tratamento que usa técnicas que auxiliam os pacientes a reeducarem as funções musculares da face, evitando a sobrecarga da ATM. O tratamento está crescendo no Brasil e ajudando em quadros como o de bruxismo desencadeado por estresse.

Alongamentos: são movimentos para ativar toda região facial como movimento de abre fecha, mantendo a língua na mesma posição no céu da boca; massagem com movimentos circulares; encher a boca de ar e movimentar as bochechas; simular a fala em câmera lenta para alongar e relaxar o maxilar. 

Fisioterapia orofacial: são sessões com um profissional especializado realizando exercícios que ajudam a recuperar a força da articulação e as funções musculares.

Tratamento com aparelhos

Os tratamentos para ATM com aparelhos incluem o uso de talas que estabilizam a mandíbula e protegem a articulação temporomandibular. São comuns nos quadros de bruxismo.

Os protetores bucais evitam lesões na estrutura dos dentes e na gengiva. As pontes dentárias e a colocação de dentaduras, também ajudam a equilibrar as funções orofaciais e evitar disfunções na ATM.

Tratamentos com medicamentos

Os medicamentos ajudam no tratamento para ATM, aliviando as dores causadas e tratando os sintomas como estresse. Alguns exemplos são: anti-inflamatórios, analgésicos, relaxante muscular, sedativos, etc.

Cirurgia buco maxilo facial

A cirurgia bucomaxilofacial trata de doenças, anormalidades e traumas que afetam a cavidade bucal como um todo, maxilar e a região facial do crânio.

É realizada em casos mais graves no tratamento para ATM, agindo diretamente sobre o disco da articulação e seu entorno.

Um dos procedimentos dessa categoria de cirurgia é a artrocentese da ATM, um procedimento que faz a limpeza da articulação temporomandibular, retirando tecido inflamado ou necrosado e sangue acumulado que causam a dor.

É uma cirurgia considerada pouco invasiva, mas exige anestesia geral, sendo realizada apenas em hospital.

O reposicionamento do disco articular é outro tratamento para ATM quando a causa é mecânica. O disco está em perfeitas condições, porém está posicionado fora do lugar.

Na cirurgia, o médico consegue colocá-lo na posição correta, preservando os tecidos em volta, o que ajuda a eliminar a dor, normalizando a função da ATM.

Onde fazer e qual o valor do tratamento para ATM?

Um dos profissionais que atua na linha de frente para orientar sobre tratamento para ATM é o dentista. Caso seja necessário e dependendo dos sintomas, ele redireciona para outras especialidades como a Otorrinolaringologia.

Já o valor do tratamento vai depender de vários fatores como a gravidade do problema na ATM e o tipo de tratamento ou cirurgia necessária.

Por isso, é importante escolher um profissional capacitado para fazer um diagnóstico preciso e uma orientação completa. Peça referências e busque sempre uma segunda opinião!

Este post é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de destacar a importância do diagnóstico correto e baseado nos sintomas dos tratamentos para ATM.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse