Saúde

Saiba Quais São Os 5 Principais Benefícios Da Telerradiologia!

Publicado por Veja Notícias no dia 17/06/2021 as 16:12

Nos últimos anos vimos um crescimento da telemedicina e, com ela, da telerradiologia. Mas, quais são os principais benefícios da telerradiologia?

O objetivo da telemedicina é agilizar os processos e reduzir os custos com exames e diagnósticos médicos.

Portanto, continue lendo o artigo para entender o que é a telerradiologia e como ela ajuda no diagnóstico dos pacientes.

O que é e quais são os principais benefícios da telerradiologia?

A telemedicina vem crescendo muito não só no Brasil como no mundo nas últimas décadas. O principal foco dela é proporcionar atendimento médico de qualidade a distância.

Por isso, uma das principais áreas da telemedicina é a telerradiologia, que busca utilizar a tecnologia da informação para enviar dados importantes, à distância, para os pacientes.

Portanto, a telerradiografia permite enviar dados e imagens radiológicas com o objetivo de emitir laudos médicos à distância. Assim, é possível enviar dados, registros de exames e tudo que for necessário para o diagnóstico do paciente.

Por serem dados delicados, é preciso muita responsabilidade para utilizar a telerradiologia.

Portanto, essa tecnologia conta com diversos padrões e regras que devem ser seguidas para garantir o recebimento de uma imagem de qualidade, para que o diagnóstico e laudo médico seja preciso e confiável.

Para isso, é preciso salvar as imagens no formato DICOM, que é Digital Imaging Communications in Medicine. Uma vez salva a imagem, é preciso transmitir ela para o médico responsável por um sistema PACS, que significa Picture Archiving Comunication System.

Além disso, há normas que garantem o sigilo dos dados enviados para manter a privacidade do paciente a todo momento. Apenas os médicos responsáveis têm acesso aos seus exames.

A principal diferença para a radiologia tradicional é que o técnico não precisa estar presente na hora do exame para fazer o laudo, podendo fazer isso de forma remota.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia pode ser utilizada para o envio de alguns exames que auxiliam em diagnósticos, como por exemplo:

  • Ressonância Magnética;
  • Medicina Nuclear;
  • Mamografia;
  • Tomografia;
  • Raio-X;
  • Densitometria óssea.

Então, para que isso seja possível, para começar, é preciso utilizar equipamentos que tenham a tecnologia digital.

Além disso, é preciso ter uma plataforma de telemedicina e, claro, como qualquer exame, um técnico com o treino correto para realizar esse tipo de exame. Com o técnico capacitado para realizar o exame e utilizar a plataforma, é possível fazer os exames.

Então, ao realizar o exame, haverá um aparelho digital que será responsável pela captação de sinal e o enviará para um computador que tenha o software da telemedicina, que será responsável por converter a imagem em pixels.

Ainda, é possível, dependendo dos equipamentos, fazer uma configuração para que as imagens sejam enviadas já no formato certo para a plataforma de maneira automática.

Caso contrário, o técnico que fez o exame compartilha os resultados, sendo possível acessar a plataforma de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet.

Sendo assim, basta entrar no sistema para ver a imagem, a avaliar e interpretar a imagem, realizando o laudo médico de forma totalmente remota.

Basta assinar digitalmente e o documento será liberado em menos de 30 minutos, podendo então ser impresso ou diretamente transmitido para o médico que fez a solicitação do exame.

Quais os principais benefícios da telerradiologia?

Agora que ficou claro como funciona a telerradiologia, é importante entender que os seus benefícios vão muito além de possibilitar o diagnóstico à distância.

Por isso, separamos aqui os principais benefícios da telerradiologia.

1. Torna o atendimento mais rápido

Com a telerradiologia, não há a necessidade de ter técnicos em radiologia no local do exame, o que faz com que o atendimento seja mais ágil. Sendo assim, o paciente não precisa ficar esperando em fila de hospitais e clínicas.

Muitas vezes as pessoas vão para fazer o exame e precisam esperar muito por terem poucos profissionais, tendo que esperar eles ficarem disponíveis para o exame ser realizado.

2. Atende melhor a demanda de radiologistas

Como foi falado anteriormente, com a telemedicina, não há necessidade de contratar tantos radiologistas assim para trabalhar no local.

Pois, com esse serviço você oferece aos pacientes o exame e atendimento a qualquer momento do dia, sem precisar depender de radiologistas.

Muitas vezes há uma certa dificuldade em se achar esse profissional por ser muito requisitado, e não ter tanta gente formada nessa área.

3. Rapidez na entrega dos laudos

Com o atendimento mais rápido que o normal, naturalmente, os laudos também são preparados com maior agilidade.

Pois, as imagens são enviadas para o médico já com a interpretação do radiologista, que sai muito rapidamente, uma vez que há sempre uma equipe pronta 24 horas para receber as imagens e fazer a interpretação delas.

Isso é muito importante, porque quanto mais rápido o médico fizer o laudo, mais rápido é o diagnóstico e mais rápido o paciente pode iniciar o tratamento para se curar do problema.

4. Menor custo

Sem dúvidas há uma redução nos custos operacionais da clínica, ou do hospital, ao utilizar a telemedicina. Pois, não há a necessidade de ter toda a estrutura no local de atendimento, uma vez que toda a interpretação é feita pela internet.

Com isso, você reduz as despesas com funcionários, impressão de chapa e muito mais. Por isso, há um ótimo custo-benefício.

5. Maior qualidade

Além de ter um menor custo, tem uma melhor qualidade também. Isso porque o serviço possui sempre uma rede de radiologistas completa, com várias especialidades diferentes, para cada exame e problema específico.

Isso garante que haja uma maior qualidade na interpretação da imagem, o que gera uma melhor qualidade dos laudos.

Conclusão

Portanto, a telerradiologia é uma área da medicina que tem como principais benefícios o seu excelente custo-benefício.

Ao utilizar esse serviço, você consegue fazer um atendimento mais rápido, e a qualquer momento, mantendo assim a boa qualidade. Com isso, o diagnóstico é feito com maior agilidade, fazendo com que o tratamento comece assim que possível.

E aí, você já fez algum exame pela telerradiologia? O que achou do serviço? Deixe aqui seu comentário.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos