Saúde

Ozonioterapia na podologia funciona? Entenda!

Ozonioterapia na podologia funciona? Entenda!

Publicado por Veja Notícias no dia 24/11/2021 as 09:06

Por que não damos tanta importância para nossos pés? Já pensou nisso? Por mais que sejam responsáveis por nos sustentar, nos ajudam a caminhar e realizar todas as outras tarefas do dia a dia, muitas pessoas só cuidam deles quando há algum problema ou dor.

Ozonioterapia na podologia funciona? Entenda!

No entanto, cuidar dos pés é muito importante para mantê-los bonitos e saudáveis. Isso porque essa região do corpo entra em contato com diferentes substâncias e enfrentam variações de temperatura durante o dia.

Além disso, nem sempre usamos os calçados mais adequados para garantir que os pés tenham extremo conforto e não se prejudiquem. Todos esses fatores influenciam em dores e doenças nessa região que afetam a nossa qualidade de vida.

Como cuidar dos pés?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas tem dúvida. Apenas comprar calçados adequados, por exemplo, não é o suficiente, é preciso procurar pela podologia.

A podologia é uma área auxiliar da Medicina dedicada ao estudo, tratamento e prevenção de doenças nos pés. É totalmente focada em uma das regiões mais importantes do nosso corpo, as quais nem sempre valorizamos.

O podólogo, portanto, estuda a fundo a anatomia, a fisiologia, podopatias (doenças nessa área) e a biomecânica dos pés e também do tornozelo. Dentre os tratamentos mais comuns na podologia são os que tratam calos, anidrose, joanete, pé reumático, calcanhar rachado, esporão, pés diabéticos, dedos em garra, fascite, maceração interdigital, unhas encravadas, onicogrifose, onicomicose, onicosclerose, avaliação de retorno sanguíneo, entre outros.

Além disso, outro grande objetivo da podologia é deixar os pés mais bonitos, com os cuidados com a unha, por exemplo. Um dos métodos mais utilizados na podologia para tratar tantas patologias é a ozonioterapia.

Você já ouviu falar? Este tipo de tratamento é muito famoso em outros países, como os Estados Unidos, Alemanha e outros. No Brasil, ainda está se popularizando, mas já vem conquistando inúmeros adeptos.

A ozonioterapia é natural, não tem efeitos colaterais e promete ser extremamente eficiente no tratamento de algumas podopatias. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre este método tão inovador.

Explicaremos o que é ozonioterapia, como ela funciona, seu principal ativo, vantagens e claro, como este método age na podologia. Acompanhe para saber tudo que precisa sobre o uso do ozônio por podólogos.

Ozonioterapia na podologia: realmente funciona?

A ozonioterapia é um método terapêutico que utiliza uma mistura do gás ozônio com oxigênio puro para o tratamento de inúmeras patologias, das mais diversas áreas médicas.

Na podologia, essa mistura tem um poder incrível. O ozônio, em especial, tem diversas propriedades importantes para essa área médica, como a  ação oxidante que renova as células.

Além disso, esse componente consegue melhorar a circulação sanguínea da região, o que contribui com a regeneração do local. Também tem efeito cauterizante, responsável por estancar pequenas feridas e destruir agentes invasivos, por agir ser um potente esterilizante. 

O ozônio também promove a vascularização, age como bactericida, fungicida e virucida, eliminando as bactérias anaeróbicas e outros componentes negativos para o nosso organismo. 

Esta molécula tem efeito direto sobre diversos agentes infecciosos tratados na podologia, como o Enterococcus, Bacillus spp, Escherichia coli, Streptococcus spp, Listeria monocytogenes, Pseudonomas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida albicans. 

Por fim, é uma molécula com altas propriedades anti-inflamatórias, reduzindo inflamações na área dos pés e tornozelos nos pacientes. Ou seja, a ozonioterapia age de diversas formas nos tratamentos de podologia, tudo graças à força do ozônio.

Em quais tratamentos  a ozonioterapia pode ser aplicada?

Inúmeros benefícios do ozônio já foram citados, porém, o mais especial é que o ozônio é um componente 100% natural. Desta forma, a ozonioterapia é uma maneira natural de tratar doenças nos pés e calcanhares.

Isto é, são tratamentos sem efeitos colaterais e contra indicações, o que é um ponto muito positivo. Portanto, na podologia, a ozonioterapia atua no tratamento de micoses, feridas crônicas, pés diabéticos, esporão, unhas encravadas, fissuras de calcanhar, entre outros problemas – desde os mais complexos, até questões sem gravidade do dia a dia.

Como esses tratamentos são feitos?

Primeiramente, é importante ter em mente que os tratamentos com ozônio devem ser recomendados e aplicados por especialistas na área. Ou seja, profissionais qualificados e experientes em ozonioterapia.

Por ser um gás, muitos têm dúvida de como o ozônio entra e age no organismo humano. Pois bem, há inúmeras formas, as quais variam de acordo com cada caso e necessidades do paciente. 

Cada pessoa e patologia requerem quantidades de ozônio diferentes, por exemplo. Com a dose errada, o tratamento pode ser ineficiente ou trazer prejuízos para o quadro do paciente, então, é importante escolher bons profissionais.

No entanto, em geral, os métodos mais utilizado são: a insuflação do ozônio diretamente nos pés (em que o profissional deixa por alguns minutos os pés do paciente dentro de sacos plásticos com ozônio), imersão do pé em água ozonizada (água com níveis de ozônio) e aplicação tópica de óleos ozonizados.

São vias de aplicação indolores que farão muita diferença no quadro dos pacientes. Vale a pena estudar mais sobre ozonioterapia e entender se esta é a opção mais indicada para você!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Acne depois dos 20: causas e como tratar

29 de agosto de 2021

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Uma pele saudável não combina com acne, não é? Não importa a idade, elas continuam sendo as inimigas de muita gente. E se você já passou dos 20, sofreu com as espin...

Você pode ter interesse em:

Viagem Internacional: 7 Dicas Para Você Economizar

Viagem Internacional: 7 Dicas Para Você Economizar

Como foi a atuação do advogado trabalhista durante a pandemia do coronavírus

Como foi a atuação do advogado trabalhista durante a pandemia do coronavírus

Qual melhor plataforma para contabilidade online?

Qual melhor plataforma para contabilidade online?

Como combinar calçados masculino

Como combinar calçados masculino

O que é um transformador de força de alta tensão? o que é esse componente elétrico?

O que é um transformador de força de alta tensão? o que é esse componente elétrico?

Dicas para deixar sua pequena empresa muito mais profissional

Dicas para deixar sua pequena empresa muito mais profissional