Revista Portal Útil

Provavelmente, você já ouviu falar dos grandes vilões da nossa pele, que causam flacidez, rugas e sinais de envelhecimento. Eles são os chamados radicais livres. 

As nossas próprias células produzem esses inimigos. No entanto, sua produção aumenta quando mantemos maus hábitos de vida e nos expomos a agressores ambientais. Quer melhorar essa situação?

Apesar disso, é possível minimizar a ação desses componentes por meio do uso de produtos antioxidantes e investir em outras táticas de prevenção, como a adoção de  cuidados diários que melhoram a pele. Continue a leitura para descobrir o que são os radicais livres e formas de combatê-los.

O que este artigo aborda:

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?
Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?
Pin It

O que são radicais livres? 

Basicamente, os radicais livres são moléculas produzidas pelas células quando o corpo queima oxigênio para produzir energia. Trata-se de moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo.

Quando produzimos radicais livres em excesso, estes podem danificar as células boas do organismo. Caso mantenhamos uma produção saudável, eles são neutralizados por enzimas que protegem a pele. Contudo, existem fontes de radicais livres a que nos expomos facilmente no dia a dia, contribuindo para a formação do excesso desse elemento. 

Quais os efeitos dos radicais livres na pele?

Como você viu, os radicais livres são substâncias que, quando em excesso, danificam a pele. Um dos principais fatores que incentivam a produção de radicais livres é a radiação solar. Por isso, sempre precisamos proteger a nossa pele contra a luz solar. Veja outros efeitos a seguir.

Contribui para o envelhecimento da pele

De modo geral, os radicais livres promovem o envelhecimento da pele. Geralmente, isso pode ser causado por reações metabólicas ou exógenas, como dieta, tabaco, estresse, poluição, radiação, estilo de vida não saudável e muito mais. 

Atualmente, um grande acelerador da produção de radicais livres é a luz azul, que está presente em diversos aparelhos eletrônicos que nos cercam, como computador, celular, tablet e televisão. Essa luz pode prejudicar a regeneração da pele e causar manchas.

Ainda, o álcool também causa efeitos na nossa pele. Por esse motivo, é sempre importante manter o equilíbrio na hora de beber e lembrar de consumir bastante água. Afinal, a pele desidratada e inchada aumenta a produção de radicais livres, gerando quadros de rosáceas e espinhas.

Como combater os radicais livres? 

Uma grande forma de controlar os radicais livres e preveni-los é por meio do uso de  produtos antioxidantes, como os protetores solares. Essas substâncias são fundamentais na prevenção dos radicais livres, pois elas se ligam a esse componente, neutralizando-o. Desse modo, é possível cuidar e tratar o envelhecimento da sua pele

Além disso, outras táticas auxiliam nessa ocasião, como um estilo de vida saudável e desinflamatório, bem como a ação de evitar se expor à luz solar excessiva. 

Os antioxidantes também podem ser obtidos por meio de uma alimentação balanceada. Nesse momento, é importante ingerir bastantes vitaminas para o corpo ou até apostar em suplementações de acordo com o seu tipo de organismo. Para isso, consulte um profissional especializado. 

Uma dica é apostar em protetores solares e beber bastante água. Não esqueça também de abandonar os maus hábitos de saúde, se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos.

Conclusão

Agora que você sabe o que são radicais livres, não deixe de investir nos produtos certos para a sua pele e manter a sua saúde em dia. Você pode apostar em protetores solares, cremes, hidratantes, alimentação saudável e suplementações. Assim, é possível construir uma vida longa e saudável com as pessoas que você ama. Isso tudo sem perder a boa aparência e saúde da sua pele.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse