Saúde

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

Publicado por Marcela Ferreira no dia 08/12/2021 as 19:34

Provavelmente, você já ouviu falar dos grandes vilões da nossa pele, que causam flacidez, rugas e sinais de envelhecimento. Eles são os chamados radicais livres. 

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

As nossas próprias células produzem esses inimigos. No entanto, sua produção aumenta quando mantemos maus hábitos de vida e nos expomos a agressores ambientais. Quer melhorar essa situação?

Apesar disso, é possível minimizar a ação desses componentes por meio do uso de produtos antioxidantes e investir em outras táticas de prevenção, como a adoção de  cuidados diários que melhoram a pele. Continue a leitura para descobrir o que são os radicais livres e formas de combatê-los.

O que são radicais livres? 

Basicamente, os radicais livres são moléculas produzidas pelas células quando o corpo queima oxigênio para produzir energia. Trata-se de moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo.

Quando produzimos radicais livres em excesso, estes podem danificar as células boas do organismo. Caso mantenhamos uma produção saudável, eles são neutralizados por enzimas que protegem a pele. Contudo, existem fontes de radicais livres a que nos expomos facilmente no dia a dia, contribuindo para a formação do excesso desse elemento. 

Quais os efeitos dos radicais livres na pele?

Como você viu, os radicais livres são substâncias que, quando em excesso, danificam a pele. Um dos principais fatores que incentivam a produção de radicais livres é a radiação solar. Por isso, sempre precisamos proteger a nossa pele contra a luz solar. Veja outros efeitos a seguir.

Contribui para o envelhecimento da pele

De modo geral, os radicais livres promovem o envelhecimento da pele. Geralmente, isso pode ser causado por reações metabólicas ou exógenas, como dieta, tabaco, estresse, poluição, radiação, estilo de vida não saudável e muito mais. 

Atualmente, um grande acelerador da produção de radicais livres é a luz azul, que está presente em diversos aparelhos eletrônicos que nos cercam, como computador, celular, tablet e televisão. Essa luz pode prejudicar a regeneração da pele e causar manchas.

Ainda, o álcool também causa efeitos na nossa pele. Por esse motivo, é sempre importante manter o equilíbrio na hora de beber e lembrar de consumir bastante água. Afinal, a pele desidratada e inchada aumenta a produção de radicais livres, gerando quadros de rosáceas e espinhas.

Como combater os radicais livres? 

Uma grande forma de controlar os radicais livres e preveni-los é por meio do uso de  produtos antioxidantes, como os protetores solares. Essas substâncias são fundamentais na prevenção dos radicais livres, pois elas se ligam a esse componente, neutralizando-o. Desse modo, é possível cuidar e tratar o envelhecimento da sua pele

Além disso, outras táticas auxiliam nessa ocasião, como um estilo de vida saudável e desinflamatório, bem como a ação de evitar se expor à luz solar excessiva. 

Os antioxidantes também podem ser obtidos por meio de uma alimentação balanceada. Nesse momento, é importante ingerir bastantes vitaminas para o corpo ou até apostar em suplementações de acordo com o seu tipo de organismo. Para isso, consulte um profissional especializado. 

Uma dica é apostar em protetores solares e beber bastante água. Não esqueça também de abandonar os maus hábitos de saúde, se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos.

Conclusão

Agora que você sabe o que são radicais livres, não deixe de investir nos produtos certos para a sua pele e manter a sua saúde em dia. Você pode apostar em protetores solares, cremes, hidratantes, alimentação saudável e suplementações. Assim, é possível construir uma vida longa e saudável com as pessoas que você ama. Isso tudo sem perder a boa aparência e saúde da sua pele.

Marcela Ferreira

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada, com especialização em traumas urgência e emergência, e experiência de 12 anos na saúde mental. Amante da moda e cofundadora do bazar Cores e Formas.

Outros artigos

Tire suas dúvidas sobre a insalubridade

17 de maio de 2021

Tire suas dúvidas sobre a insalubridade

Calcular previdência empresarial, hora extra, férias, 13º salário e insalubridade, por exemplo, são algumas das muitas dúvidas dos trabalhadores e é importante ente...

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

16 de agosto de 2021

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

Você sabe quais são as diferenças entre mentoria e coahing? No artigo de hoje vamos te explicar quais são essas diferenças. Muitas pessoas usam os termos mentor...

Você pode ter interesse em:

Banheiro: 7 itens complementares de higiene para sua empresas

Banheiro: 7 itens complementares de higiene para sua empresas

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Conheça o bioativo HYPSKIN® para a saúde da pele

Conheça o bioativo HYPSKIN® para a saúde da pele

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Calvície masculina: Tudo o que você precisa saber

Calvície masculina: Tudo o que você precisa saber