Saúde

O que é Tribulus Terrestris e seus benefícios

Publicado por Veja Notícias no dia 23/08/2021 as 18:59

A Tribulus Terrestris é uma erva daninha que tem tradições de uso milenar. Passou por diversas regiões no mundo como uma alternativa alimentar e medicinal. Assim, o Tribulus Terrestris tem propriedades afrodisíacas, e além de ser um estimulante sexual têm sido estudadas pelos cientistas para outros benefícios. 

Além de um estimulante sexual, também auxilia no controle da pressão arterial e dos níveis de triglicerídeos. Assim, a erva tem despertado a curiosidade de muitos consumidores devido aos seus benefícios. Salientamos que o texto abaixo é de caráter informativo e não prescricional. Logo, não substitui a avaliação de um profissional habilitado.

O que é Tribulus Terrestris?

Tribulus Terrestris (TT) é o nome original de uma planta rastejante pertencente à família Zygophyllaceae. A erva é conhecida por suas propriedades afrodisíacas e é administrada, normalmente, para este fim. Além deste, também pode auxiliar no tratamento de hipertensão, infertilidade e insuficiência hormonal de homens e mulheres. 

A erva é amplamente cultivada na Ásia, África e áreas temperadas e tropicais da Europa. Tornou-se conhecida pelos seus efeitos fitoterápicos, já corriqueiros na Medicina Popular Chinesa. É válido lembrar que muitos desses conhecimentos têm sido inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) como complementar à medicina tradicional. 

Benefícios

Muitos estudos sobre os benefícios do Tribulus Terrestris confirmam a sua potente ação em diversas áreas do sistema nervoso. É uma erva daninha com propriedades medicinais que atuam no metabolismo como anti-inflamatórias e antioxidantes.

De modo geral, a planta é certamente rica em sua composição para proporcionar benefícios em prol do desempenho sexual e na prática de exercícios físicos. Pode também ser uma alternativa natural ao tratamento da hipertensão e amenização dos sintomas de menopausa.  Os efeitos mais marcantes do Tribulus Terrestris e seus benefícios são:

  • Aumentar a libido e a fertilidade;
  • Ganhar massa muscular;
  • Efeito anti-hipertensivo;
  • Ação antidiabética;
  • Estímulo ao sistema imunológico;
  • Diminuição dos sintomas da menopausa.

Saiba mais detalhes sobre a Tribulus Terrestris e seus benefícios capazes de promover para o corpo humano quanto ao desempenho sexual e muscular. 

Ajuda a aumentar a libido e a fertilidade

O problema da infertilidade e de libido baixa é uma condinsoniição que altera o sistema reprodutivo e afeta cerca de 15% dos casais no mundo. Surpreendentemente, existe uma relação de plantas medicinais que atuam na endocrinologia reprodutiva, para o bem de melhorar o apetite sexual.

Com isso, ainda que não seja comprovado, percebem uma forte presença na transição hormonal quanto à fertilidade. Consequentemente, mais chances de uma gravidez ocorrer. A Tribulus Terrestris e seus benefícios são ainda mais interessantes para a saúde masculina, como alternativa natural ao Viagra. 

Isto certamente é explicado por causa do efeito vasodilatador causado pela erva, o que naturalmente acaba sendo refletido em uma ereção prolongada. Embora, assim como qualquer outro medicamento ou suplemento, deve ser devidamente prescrito por um profissional. 

Ganho de massa muscular

Outro fato interessante sobre o Tribulus Terrestris e seus benefícios é a contribuição como suplemento para atletas ou para quem mantém uma rotina regular de treinos. A administração do Tribulus Terrestris como suplementação, resulta quase unicamente em uma força corporal, principalmente em treinamento de força e resistência.

O que se tem observado em grupos de homens atletas é a provável relação da composição hormonal masculina e sua influência em aspectos fisiológicos e capacidade aeróbica. Porém, ainda é inconclusivo. Entretanto, há sim uma conversão de testosterona em dehidrotestosterona (DHT), o que ajuda no desenvolvimento muscular.

Efeito anti-hipertensivo

O Tribulus Terrestris e seus benefícios também atuam no tratamento de doenças crônicas como a hipertensão arterial. Portanto, cabe citar  que o efeito anti-hipertensivo da Tribulus Terrestris pode ser explicado por causa da presença da protodioscina, substância que estimula o óxido nítrico. 

Ela também tem o papel de inibir a enzima conversora de angiotensina que, caso encontrada em alta quantidade no organismo, pode aumentar expressivamente a pressão arterial.

Ação antidiabética

Outra doença crônica presente prevalente é a diabetes. Nesse sentido, os benefícios do Tribulus Terrestris mais uma vez são possíveis aliados ao tratamento, em especial ao de Diabetes Mellitus (DM), a conhecida Diabetes Tipo II. Isto porque, em primeiro lugar, a erva medicinal é um importante auxiliar na retenção de líquidos por causa da sua ação diurética. 

Assim a torna, finalmente, grande atuante no equilíbrio dos níveis séricos  de glicose – ação antidiabética. Apesar de que o termo mais correto seja “efeito antiglicante”. Essa ação do Tribulus Terrestris e seus benefícios, portanto, é conhecida como a de controlar o triglicerídeos, a mesma que ajuda no desenvolvimento da massa muscular.

Em conjunto a isso, a planta é uma aliada no tratamento com insulina injetável, pois quando ingerida antes de dormir, por exemplo, ajuda a maximizar os resultados do medicamento, já que é no momento do sono que a insulina age com mais facilidade no organismo. Mas, mesmo com tal vantagem, é indispensável a recomendação médica conforme a dosagem, pois a Tribulus Terrestris pode inibir a ação quando administrada com exageros.

Estimula o sistema imunológico

O Tribulus Terrestris também é benéfico para o sistema imunológico. A erva auxilia no aumento da quantidade do hormônio esteróide chamado desidroepiandrosterona (DHEA), envolvido na manutenção da imunidade.

Essa capacidade imunológica encontrada no Tribulus Terrestris e seus benefícios diz muito sobre a questão hormonal. Informa-se que, com o tempo, a produção da DHEA é reduzida no organismo. Logo, coincide com a queda da libido e atividade sexual.

Reduz os sintomas da menopausa

A menopausa é o fim dos ciclos menstruais da mulher, o que coincide com o fim da sua vida reprodutiva (por volta dos 51 anos de idade). Essa queda hormonal traz efeitos adversos à mulher e a Tribulus Terrestris contribui na reposição e ameniza os efeitos. Os sintomas principais são alterações de humor, falta de libido, calor repentino (conhecido como afrontamento) e insônia. 

A planta atua, portanto, para amenizar estes sintomas que são causados, principalmente, pela falta de estrogênio – ele tem papel crucial na função sexual feminina. Assim, o aproveitamento da Tribulus Terrestris e seus benefícios para a mulher inclui o bom funcionamento hormonal, que está atrelado não somente à saúde sexual (aumento da libido e fertilidade) como também à menopausa.

Nutrientes do Tribulus Terrestris

Além de saber sobre o Tribulus Terrestris e seus benefícios para diversas condições da saúde humana, é importante também compreender quais os nutrientes fazem parte da sua composição. Podemos resumir em uma substância chamada protodioscina, protagonista pelos benefícios da planta. 

Os pesquisadores acreditam que a protodioscina tem capacidade de estimular ao menos, outros dois componentes no organismo: Óxido Nítrico e Hormônio LH. O primeiro é a substância que causa o efeito vasodilatador, o qual  promove mais livre circulação nas vias sanguíneas. Assim, com maior fluxo do sangue, aumenta o desempenho corporal nas atividades diárias.  

Por isso, tem-se como resultado do Tribulus Terrestris e seus benefícios o desenvolvimento muscular e a diminuição da pressão arterial. Fatores importantes para uma vida, de forma geral, mais saudável. Claro que o uso isolado da erva não é suficiente. É preciso associar a suplementação a um estilo de vida saudável com boa alimentação, atividade física e água. 

O Tribulus Terrestris traz o benefício de promover uma ereção mais duradoura, pois seu outro componente é responsável pela produção de testosterona. Consequentemente, pela ereção, libido e produção de espermatozoides. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como recuperar conversa de WhatsApp?

3 de agosto de 2021

Como recuperar conversa de WhatsApp?

O recurso de recuperar conversa apagada do WhatsApp é bastante útil. Muitas vezes podemos deletar acidentalmente um diálogo desejando fazer outra operação, como arq...