Saúde

O que é insônia: descubra as causas, sintomas e dicas para amenizar

Publicado por Veja Notícias no dia 13/08/2021 as 21:50

Você sabe o que é insônia, as suas causas, sintomas e como amenizar?  Além de um acompanhamento médico para identificar as razões associadas ao seu caso, ou a busca por uma clínica de recuperação, dependendo da sua necessidade, outras ações iniciais devem ser tomadas para identificar e buscar formas de recuperação da insônia. Confira mais neste post!

A insônia é conhecida como o mal do século, já que essa condição atinge cerca de 73 milhões de brasileiros. O número é assustador, mas não mais do que a perda da qualidade de vida das pessoas que lidam com a insônia. 

Para evitar, amenizar e tratar essa condição, é necessário entender o que é a insônia, suas causas e sintomas. Por isso, acompanhe a leitura e descubra. 

Afinal, o que é insônia?

Antes de saber as causas, causas e tipos, é preciso saber o que é insônia.

Qual é a causa da insônia?

As causas da insônia podem ser variadas, porém a condição costuma surgir em pessoas com hiperalerta, que é o estado aumentado da sensibilidade externa. Algumas pessoas podem apresentar fala e comportamento mais agitado, refletindo no seu estado alerta ao dormir e, consequentemente, a insônia.

Contudo, não é somente isso que pode causar a insônia, outras causas estão relacionadas ao estresse e preocupações diversas, como trabalho, saúde, família, relacionamentos. 

Como se define insônia?

A insônia é definida pela incapacidade de dormir, de manter o sono por períodos prolongados ou de acordar no horário programado, despertando antes. 

Os principais sintomas da insônia são:

  • Dificuldade de dormir, manter o sono ou acordar antes do programado
  • Falta de concentração
  • Lentidão
  • Irritabilidade
  • Dor de cabeça
  • Depressão

Quais são os tipos de insônia?

Além de conhecer o que é insônia, é preciso também saber que ela tem vários tipos, não somente uma como a maioria das pessoas acreditam.

Tipos mais comuns de insônia:

Insônia inicial

O que é insônia inicial: esse é um tipo caracterizado pela insônia em que é difícil dormir ou como é popularmente conhecido “pegar no sono”. 

Insônia de manutenção

O que é insônia de manutenção: quando a pessoa até consegue dormir, mas por períodos curtos, tendo dificuldade em dormir novamente. 

Insônia terminal

O que é insônia terminal: esse tipo de insônia ocorre quando se desperta bem antes do horário e é difícil conseguir voltar a dormir. 

Dessa forma, uma pessoa pode ter apenas um ou vários tipos de insônia. Em casos sérios, a situação pode acarretar perda da qualidade de vida, mesmo utilizando dicas para dormir melhor. 

Neste caso, é necessário consultar um médico para verificar as causas e tratamento, que é individual conforme as queixas e estado de saúde do paciente. 

Dicas para acabar com a insônia

Além de saber o que é insônia, se você lida com essa condição, algumas dicas podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor e evitar esse problema que causa tanto desconforto e diminuição da qualidade de vida. Entretanto, casos graves e contínuos precisam de acompanhamento médico. 

Separamos algumas dicas para você acabar de vez com a insônia:

Não utilize dispositivos eletrônicos a noite

Saber o que é insônia é importante, mas evitar o que a causa também é. Um deles é o uso de dispositivos eletrônicos à noite. A luz azul do celular, por exemplo, prejudica a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina. 

Com isso, tente evitar ou diminuir o uso do celular e de outros aparelhos eletrônicos após as 18h para evitar o bloqueio da melatonina e a insônia.

Evite o uso de bebidas estimulantes

O uso excessivo ou no período da noite de bebidas estimulantes e alcoólicas pode causar insônia, um deles é o café, que deve ser evitado após o fim da tarde e no período noturno.  

Não assista filmes ou ouça músicas agitadas

Muitas pessoas que buscam saber o que é insônia desconhecem que assistir filmes e ouvir músicas mais agitadas no período noturno também pode facilitar a insônia. O melhor é evitar esse entretenimento em noites em que você precisa dormir bem e quer evitar a insônia. 

Deixe seu local de dormir organizado

Fatores diversos podem interferir no sono de uma pessoa, e um deles é o local de dormir, que precisa estar organizado para facilitar pegar no sono e mantê-lo durante a noite. Por isso, deixe seu quarto bem organizado, limpo e arejado.

Lembre-se de evitar o uso excessivo de produtos de limpeza que podem prejudicar a sua saúde e atrapalhar o sono, muitas das vezes pelo cheiro forte que pode ficar no ambiente, como o uso de limpadores e desinfetantes com aroma. Siga sempre a recomendação do fabricante. 

Durma no mesmo horário

Ter o hábito de dormir sempre no mesmo horário facilita a adequação do organismo, que sente a necessidade de pegar no sono sempre no mesmo período. Assim, mantenha o hábito de dormir na mesma hora, principalmente durante os dias da semana que você precisa estar descansado para o próximo dia, seja para os estudos ou trabalho. 

Pratique atividades físicas

As atividades físicas promovem diversos benefícios à saúde, e um deles é a capacidade de evitar a insônia e facilitar o sono. Para isso, é preciso uma rotina semanal e com exercícios físicos adequados para você.

Algumas atividades físicas recomendadas:

  • Pilates
  • Yoga
  • Natação
  • Caminhada
  • Corrida
  •  Musculação

Faça exercícios físicos sempre acompanhado de um profissional que possa orientar a forma correta da prática e as atividades mais adequadas para o seu caso. 

Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão

No período noturno ou em horários que você precisa dormir, evite se alimentar de alimentos gordurosos e de difícil digestão, que podem contribuir para a insônia. 

Conclusão

Assim, não deixe de procurar um médico para verificar as causas da sua insônia e possíveis tratamentos disponíveis para o seu caso, pois as alterações do sono podem ter ligação com doenças que incapacitam e causam muito sofrimento para a pessoa, como depressão, por exemplo. 

Agora que você já sabe o que é insônia, as causas, sintomas e como tratar, não deixe de seguir as nossas dicas e de sempre procurar a ajuda de um médico para te orientar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

5 dicas de como baixar a glicemia

28 de agosto de 2021

5 dicas de como baixar a glicemia

E aí estão preparados para quatro dicas de como baixar a glicemia de forma natural não é um milagre precisa disciplina você já vai entender. Antes falar dessas ...