Saúde

O avanço da inteligência artificial na medicina

Publicado por Veja Notícias no dia 18/08/2021 as 21:51

Tecnologias como telemedicina, telerradiologia, raio X, ultrassom, dentre tantas outras, deixam que cada vez mais o acesso a medicina seja algo possível para todos e de modo fácil.

Uma coisa que não se pode negar é que todos os meios de diagnósticos sofreram mudanças ao longo do tempo. Cada vez mais as ações tem deixado de ser invasivas para ser algo mais natural.

A tecnologia faz com que seja possível pensar os próximos passos de cuidado da saúde de um paciente com uma precisão muito eficaz.

Assim, pode-se agir rápido contra o avanço das doenças e os meios de cuidado do paciente. Quer saber mais sobre a tecnologia na medicina? Então leia este conteúdo.

Como a inteligência artificial tem ajudado a medicina?

Saiu que o Hospital São Lucas, unidade que pertencente à PUCRS, será o primeiro hospital do Brasil a entregar tecnologia de ponta em exames clínicos.

Assim, o profissional pode achar de modo precoce por meio de de exames de imagem computadorizados o início de várias doenças, em especial o câncer em estágio inicial.

Desse modo, as chances de cura do paciente se tornam maiores e a taxa de mortalidade acaba caindo. Toda essa tecnologia foi criada pelo núcleo de saúde do Tecnopuc, pela startup Exper.

O Check Lung, como é chamada a máquina, poderá ajudar principalmente pessoas fumantes a partir de seus 50 anos de idade.

O aparelho faz toda uma avaliação do paciente para que se saiba se ele tem ou não câncer de pulmão.

Além disso, ele faz também toda uma análise quanto a doenças que podem chegar à cavidade torácica, como:

  • Cardiopatias;
  • Enfisema;
  • Fibrose pulmonar;
  • Osteoporose;
  • Acúmulo de gordura no fígado.

Depois de toda análise ter sido feita por meio de um software, o paciente poderá ter seu resultado em até três horas junto ao resultado do exame de imagem.

Quem deve pedir por esse exame é um médico que tem referência na área, como um cardiologista ou pneumologista.

O rastreio tem como foco identificar as pessoas assintomáticas que não possuem a doença previamente diagnosticada.

Por exemplo, indicar um nódulo em fase inicial é mais eficaz para se tratar e curar do que uma doença que foi detectada de modo tardio. 

Então, no hospital, quem tiver interesse pode fazer seus exames já usando a técnica sem que seja preciso realizar outros.

Como foi feito para que a máquina se mostrasse eficaz?

Antes que o público tivesse acesso a essa máquina, a tecnologia passou a ser estudada junto aos pacientes do próprio hospital junto com os pacientes da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre.

Sendo assim, depois do estudo ter chego ao fim, pode-se concluir que cerca de 70% das pessoas que testaram a máquina tiveram um diagnóstico ultra precoce das doenças citadas.

Em especial, o câncer de pulmão. Logo depois de terem passado por ela, puderam fazer o tratamento e acabaram sendo curadas.

O Dr. e professor Bruno Hochhegger do hospital HSL relatou que a análise precoce do câncer de pulmão a partir do início dos sintomas é cerca de 10%.

Hoje em dia, existem muitos tratamentos diferenciados que são acessíveis a parcelas pequenas da população e que possuem pontos muito específicos.

Sendo assim, acabam não sendo uma realidade benéfica a todas as pessoas. O diagnóstico precoce com certeza vai gerar um impacto na mortalidade geral.

Ao encontrar uma lesão no pulmão, se torna possível checar por meio de exames e fazer uma cirurgia ou usar outra tecnologia para tratar a área.

Quais são as principais doenças de pulmão?

O pulmão é um órgão vital em nosso corpo, o que faz com que qualquer doença que o afete lese nosso bem-estar por completo.

As doenças pulmonares são bastante perigosas se não tratadas da forma correta. Muitas vezes elas podem acabar sendo silenciosas. Dentre as principais que se pode notar, estão:

  • Pneumonia;
  • Constipação;
  • Tuberculose;
  • Gripe;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Enfisema Pulmonar;
  • DPOC;
  • Fibrose pulmonar;
  • Câncer de pulmão.

Em geral, os exames para que se possa detectar algumas patologias, são exames de imagem como:

  • Raio X;
  • Polissonografia;
  • Broncocopia;
  • Torascocopia;

Qual a importância de se manter atento aos sinais?

É muito importante estar atento a qualquer sinal de mudança que venha acontecer nessa área para que logo se possa investigar as causas dessas mudanças.

Muitos especialistas reclamam que a falta de campanhas para conscientizar o público e fazer com que notem os sinais de mudança no corpo dificultam que o paciente a saiba que possui uma doença.

Ao contrário das campanhas anuais de exames de mama, próstata, etc, o alerta para realizar exames no pulmão quase não existe.

Muitas pessoas ligam as doenças de pulmão ao uso de cigarro. Alguns fumantes se sentem culpados de não conseguirem parar seus vícios, o que acaba deixando difícil o diagnóstico e cura.

Ao fazer uso de meios tecnológicos como o Check Lung ou até mesmo da telemedicina, se torna possível observar as doenças mais comuns e tratá-las antes que piorem.

Por falar em telemedicina, este meio tecnológico tem ajudado milhares de pessoas a receber um atendimento de qualidade.

Isso porque ela funciona como um tipo de assistência remota que é feita por meio de conexão com a internet. Sendo assim, gera informação e comunicação entre os dois lados.

Atua principalmente na interpretação de exames emitindo laudos médicos à distância. Tudo isso com toda segurança precisa. Então, os exames acontecem do seguinte modo:

  • A clínica faz o exame com o aparelho adequado;
  • Os resultados são enviados para profissionais;
  • A análise é feita;
  • O exame fica pronto em cerca de 30 min;
  • Tudo fica disponível no sistema para pesquisa.

Então, para quem não tem condições de ir até o Hospital São Lucas para fazer um exame mais preciso, pode recorrer aos exames da telemedicina.

Isso porque contam com ótimos profissionais e dispositivos de ponta que fazem um diagnóstico precoce e um tratamento mais rápido.

Conclusão

Por fim, pudemos ver então um pouco sobre o quanto a inteligência artificial vem sendo útil na medicina, principalmente para detectar as patologias mais comuns como o câncer.

Conte-nos aqui se você ficou com alguma dúvida a respeito da tecnologia na medicina e não se esqueça de compartilhá-lo com mais pessoas.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

30 de janeiro de 2021

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

A bateria automotiva é uma peça fundamental para que o carro ligue e funcione. A bateria do carro é composta por placas de chumbo e eletrólito (ácido sulfúrico)....

9 curiosidades sobre o rafting

27 de abril de 2021

9 curiosidades sobre o rafting

O rafting, atividade que combina aventura e natureza, tem crescido bastante nos últimos anos, no Brasil. Quando o turismo retomar com força depois da pandemia, a...

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

16 de agosto de 2021

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

Você sabe quais são as diferenças entre mentoria e coahing? No artigo de hoje vamos te explicar quais são essas diferenças. Muitas pessoas usam os termos mentor...