Revista Portal Útil

A pandemia de Covid-19 nos deixou muitos ensinamentos e um deles é a importância de termos bons hábitos de higiene. Afinal, pequenas atitudes podem nos livrar de inúmeras doenças, mantendo vírus, bactérias e protozoários longe do nosso organismo.

Esse é um dos motivos que fazem com que mais pessoas procurem por purificador de água em Salvador. Como veremos a seguir, consumir água pura e equilibrada faz toda a diferença para a saúde humana.

Além disso, esse é um tema muito debatido, mas há sempre algo novo para se aprender. Pensando nisso, reunimos 7 práticas simples, porém muito eficientes. Confira!

O que este artigo aborda:

7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável
7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável
Pin It

A importância de manter bons hábitos de higiene

Em primeiro lugar, todos nós desejamos uma vida saudável, mas o que fazemos para isso? Muitos até se esforçam para ir regularmente ao médico, praticar atividades físicas e manter os exames em dia.

No entanto, uma grande parte das pessoas ignoram os hábitos de higiene.

Isso mesmo! Aquelas pequenas atitudes e estratégias diárias que fazem toda a diferença nem sempre recebem a atenção que merecem.

Então, é importante relembrarmos o quanto eles são importantes para a nossa saúde. Confira:

  • Previnem a contaminação por doenças;
  • evitam que você transmita doenças a outras pessoas;
  • garantem a saúde de quem os pratica.

Quais doenças podem ser evitadas?

Não é só a Covi-19 que pode se disseminar em razão de hábitos de higiene precários. Na verdade, existe uma lista grande de enfermidades que são transmitidas quando as pessoas não dão a devida atenção a esses cuidados. 

Portanto, ainda tem dúvidas sobre a importância disso? Veja algumas doenças que podem ser evitadas com boas práticas de higiene:

  • Infecções virais;
  • Micose;
  • Alergias;
  • Hepatite A;
  • Cólera;
  • Leptospirose;
  • Poliomielite.

7 hábitos de higiene para colocar em prática hoje mesmo

Antes de mais nada, os hábitos de higiene podem salvar vidas! Isso porque, como vimos anteriormente, eles são eficazes na tarefa de evitar que o ser humano entre em contato com agentes nocivos à saúde, como vírus, bactérias, parasitas e protozoários.

Sabendo disso, é hora de anotar e colocar em prática essas 7 boas práticas de higiene no seu dia a dia. Acompanhe!

1 – Tome banho diariamente

Tome banho diariamente

De antemão, tomar banho faz parte da rotina de todas as pessoas, mas é interessante destacar a importância desse hábito de higiene. Afinal, é nesse momento que impurezas são retiradas da camada externa da pele, garantindo uma limpeza completa e eficiente.

Além disso, médicos recomendam 1 banho ao dia, mas isso depende da sua rotina. Então nada impede que você tome 2 ou 3 banhos por dia.

Assim, a dica é tomar cuidado com a temperatura da água — que não deve ser muito quente — e com a duração do banho. Sua pele e o meio ambiente agradecem!

2 – Higienize sua casa com frequência

À primeira vista, a casa é o ambiente onde mais nos sentimos seguros e confortáveis. Mas será que o seu lar está livre de microrganismos nocivos à sua saúde e à de sua família?

Nesse sentido, faça da higiene doméstica um hábito, usando produtos adequados e que garantem a sua adequada desinfecção.

Em suma, dê atenção especial aos banheiros e evite entrar com sapatos dentro de casa. Pequenas atitudes diárias fazem toda a diferença.

3 – Beba água purificada

Desde já, a água que você consome é pura? Muitas pessoas acreditam que a que chega até suas torneiras é limpa e saudável, mas não é incomum acompanharmos notícias de pessoas sendo internadas por beber água contaminada.

Nesse sentido, a verdade é que todo cuidado é pouco! O ideal é usar purificadores de água para garantir a sua correta e completa higienização, assegurando que esteja própria para o consumo — livre de vírus, bactérias e sujeiras que podem causar doenças.

4 – Não compartilhe roupas e itens pessoais

Você costuma emprestar suas roupas e itens pessoais? Essa é uma prática perigosa, que te expõe a inúmeros riscos. Então, a melhor estratégia é evitar esse tipo de compartilhamento, principalmente de itens com grande potencial de transmitir doenças, como:

  • Roupas íntimas;
  • Biquinis;
  • Toalhas;
  • Garrafinhas de água;
  • Maquiagem;
  • Escova de dentes.

5 – Lave as mãos várias vezes ao dia

Lavar as mãos da forma certa e com frequência foi uma das orientações que você mais ouviu nos últimos anos, certo? Acontece que, apesar de simples e extremamente eficiente, ainda tem gente que se descuida.

Sendo assim, que tal pensar um pouco e descobrir se você está realmente fazendo a sua parte? Existem situações em que o hábito é indispensável, como:

  • Antes de cada refeição;
  • Ao chegar da rua;
  • Depois de andar no transporte público;
  • Quando for tocar em crianças, especialmente recém-nascidos.

6 – Lave os alimentos frescos antes do consumo

Sabe aquela maçã maravilhosa que está aí na sua fruteira? Antes de comê-la, não deixe de fazer uma boa higienização, mesmo que já tenha feito isso quando chegou do supermercado.

Todavia, alimentos frescos precisam ser desinfetados antes do consumo. Isso vale para frutas, verduras e folhas. Existem soluções próprias para isso, mas algumas estratégias caseiras também são eficientes, como as que usam vinagre e água sanitária — cuidado com a proporção para não gerar intoxicação.

7 – Mantenha seu local de trabalho limpo

Por fim, uma dica voltada para o ambiente de trabalho. Afinal, passamos boa parte do dia nesse local e ele precisa estar limpo e seguro. Práticas simples e rápidas podem ser incorporadas à sua rotina. Veja:

  • Passe álcool em gel na mesa, teclado e materiais de trabalho;
  • Higienize o chão;
  • Retire o pó das superfícies, como tapetes e cortinas;
  • Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo.

Conclusão

A adoção de hábitos de higiene é uma das formas mais eficazes de garantir que nosso organismo esteja protegido e pronto para combater doenças. Incluir essas práticas em seu dia a dia não é uma tarefa complexa, tampouco requer grandes investimentos.

Por fim, a verdade é que todos nós podemos nos dedicar um pouco a esses cuidados. Como resultado, teremos uma vida mais saudável e equilibrada. Comece a fazer a sua parte agora mesmo!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse