Publicado por Veja Notícias no dia 13/09/2021 as 22:14

No artigo de hoje, vamos te explicar quais são os benefícios e sensações causadas pelo gaba. Então, continue a leitura e descubra quais são eles.

Segundo pesquisa realizada pela ONU, cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade, nós brasileiros sempre estamos no topo do ranking como população mais afetada desse mal, e dentro das estatísticas devido ao excesso de demanda, estresse, insegurança e falta de tempo aparecem os desequilíbrios mentais e físicos, já que nos esforçamos tanto para correr em uma velocidade praticamente impossível a harmonia parece cada vez mais longe da nossa realidade.

A dificuldade em desempenhar ações corriqueiras como se concentrar, se sentir disposto, atento, tranquilo, positivo, ter uma boa noite de sono ou até em manter bons pensamentos tem estado presente no dia a dia da maioria de nós, e pesquisas apontam que além do contexto que vivenciamos os desequilíbrios hormonais podem afetar diretamente nosso desempenho.

Uma substância está ganhando espaço nas discussões quando o assunto se trata de qualidade de vida, pois auxilia no relaxamento mental e na recuperação física, veja os benefícios do Gaba.

O que é gaba?

O gaba, termo inglês para GAMMA AMINOBUTYRIC ACID, é considerado o principal neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central, ou seja, ele é responsável por transmitir mensagens químicas de um neurônio a outro e é produzido naturalmente pelo nosso organismo.

Além de ser um aliado contra a ansiedade, ele ainda induz ao sono e relaxamento. E já é conhecido e querido pelos praticantes de atividades físicas, pois auxilia no ganho de massa muscular, recupera os tônus, ajuda na queima de gordura e confere disposição para treinos e circuitos mais exigentes. 

Sensações causadas pelo gaba

Para os esportistas, ansiosos e a quem interessa segue algumas sensações que são causadas pelo gaba.

Bem estar e menos ansiedade

Por ser um neurotransmissor inibidor o gaba controla os disparos de impulsos nervosos, contribuindo para o relaxamento.

Menos dores

Enquanto dormimos a substância recupera metabolicamente nosso organismo, é um grande aliado contra a exaustão e dores! – Sim, ele atua durante enquanto estamos em repouso também!

Saciedade

O gaba auxilia na produção e transmissão da serotonina – que está ligada ao apetite, segundo pesquisas, em casos de compulsão alimentar e obesidade está alcançando resultados positivos!

Melhor qualidade do sono

Quando nossos níveis de gaba estão equilibrados a substância age regulando nossas atividades neuronais, fazendo com que nos sintamos mais tranquilos. 

Disposição para atividades físicas

Segundo estudo publicado pelo Medicine and Science in Sports and Exercise a substância contribui para o bom desempenho durante a prática de exercícios e no pós-treino.

Positividade

Conforme citado no artigo publicado pela revista Nature, é comprovada que substância gaba ajuda a diminuir o fluxo de pensamentos indesejados. 

Mais músculo e menos gordura

Aumenta os níveis de produção do hormônio do e auxilia na queima de gordura!

Como o gaba funciona?

Para entender como uma substância é capaz de gerar tantos benefícios ao nosso organismo é fundamental entender sua dinâmica de ação – que é praticamente em todo o corpo, começando pelo cérebro, onde altera muitas das funções cerebrais como no caso da onda beta que auxilia no relaxamento diminuindo a ansiedade e melhorando o sono. Suas funções se estendem até a visão, controle motor e abrange órgãos além do sistema nervoso como aparelho digestivo, aparelho reprodutor, aparelho respiratório, rins, fígado, pâncreas e pulmões.

Benefícios do gaba

Um fato curioso é que o gaba trabalha em time com o ácido glutâmico, ambos neurotransmissores complementares, mas opostos, um age inibindo e o outro excitando, juntos eles equilibram nossa função cerebral. O mais interessante é que eles podem se transformar um no outro conforme a necessidade de cada organismo.

Seja para ter uma melhor performance na academia, melhorar o desempenho mental, ou diminuir o estresse durante o dia podemos contar com vários facilitadores e estimulantes, o gaba mostra sua eficácia e aparece cada vez mais atrativo para nossos desafios atuais:

  • Diminui a ansiedade e mais relaxamento
  • Promove o crescimento muscular e capilar! Estimulando o hormônio do crescimento (GH).
  • Auxilia na perda de gordura
  • Diminui as chances de convulsão
  • Ajuda no regulamento da atividade cerebral
  • Reparação muscular
  • Alívio da dor
  • Alívio da TPM
  • Ganho de massa magra
  • Controle da pressão arterial
  • Melhora no foco e atenção
  • Queima de gordura
  • Poder anti inflamatório.
  • Fortalecimento ósseo

Sintomas causados pela falta do gaba

Como mencionado, nosso cérebro é responsável pela produção da substância, e a falta dela em nosso organismo pode gerar insônia, irritabilidade, problemas de memória, aumento do nível de estresse e consequentemente outros sintomas que prejudicam nosso bem-estar.

Portanto, após identificar a deficiência dele em seu organismo (através de exame de sangue) há maneiras de induzir a produção ou inserir a própria substância na dieta, seja por suplementos ou alimentos. 

Onde encontrar gaba?

O gaba pode ser localizado através das seguintes opções.

Suplemento

Em drogarias, farmácias de manipulação ou internet encontramos a forma sintética da substância por meio de suplementos e compostos.

Logo, é recomendado não consumir mais de 750mg da suplementação diariamente, e dividir a ingestão em até três doses, por segurança. 

Alimentação

Podemos encontrar a substância em alguns alimentos em sua forma integral como arroz, feijão, milho, espinafre, couve, batata, e aumentar sua produção ingerindo chá verde ou alimentos probióticos como, por exemplo, iogurte e kefir. Na contramão existem alimentos que inibem a ação do gaba, como é o caso da cafeína. 

Atividade física

Parece contundente, mas não deixa de ser uma dica válida! A prática de atividades físicas e o descanso/sono adequado contribuem na liberação da substância em nosso corpo também! 

Como usar o gaba?

Mudanças químicas internas como desequilíbrio intestinal, doenças autoimunes e diabetes podem desestabilizar a produção do gaba em nosso organismo. 

Em paralelo existem medicamentos psicoativos que potencializam e liberam a substância como fenobarbital e clonazepam, mas o uso dos mesmos é orientado por médicos e liberado somente para tratamentos específicos. 

O consumo ou ingestão do gaba segundo estudos não têm gerado efeitos colaterais, mas de qualquer forma antes de incluir suplementos na sua dieta ou medicamentos é recomendado consultar a opinião de um profissional da saúde, recomenda-se também a realização de exames para avaliação de resultados, já que a super dosagem pode causar efeitos reversos e nocivos à saúde. (A ingestão por grávidas e lactantes não é recomendado)

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como virar um profissional de SEO?

12 de agosto de 2021

Como virar um profissional de SEO?

Cursos e materiais na internet ajudam na formação de novas pessoas como profissional de SEO. O marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos...