Revista Portal Útil

Ao contratar um plano de saúde, muitas pessoas se questionam se há diferença entre um convênio médico e um plano de saúde, isso porque as nomenclaturas utilizadas podem confundir um pouco a cabeça das pessoas. Na verdade, existem algumas diferenças, que citaremos ao longo do texto, em relação aos planos de saúde, como o Plano Unimed Santos, que embora pareçam algo muito grande, mas que, na verdade, são apenas detalhes que distinguem um do outro, de modo que falaremos mais a seguir.

Sendo assim, nós optamos por criar este artigo para falar mais sobre a diferença entre o plano de saúde e o convênio médico, bem como deixar claro o que difere um do outro, assim como as principais características de cada um deles. Portanto, se você quer saber mais sobre o tema, bem como está buscando contratar um plano, tal como o Plano Unimed Santos, é recomendável que continue conosco na leitura do artigo, bem como tire todas as suas dúvidas.

O que este artigo aborda:

Diferença entre plano de saúde e convênio médico
Diferença entre plano de saúde e convênio médico
Pin It

O que é um plano de saúde?

O plano de saúde é fornecido por uma empresa privada. Após assinar um contrato e se tornar beneficiário de um plano, você começa a pagar a mensalidade. Em seguida, você pode entrar em contato com médicos de diferentes especialidades. Além disso, possui fiscalizações, emergências e primeiros socorros, hospitais e até internações e cirurgias. Tudo isso depende do plano escolhido.

Em outras palavras, a possibilidade de obter esses diferentes serviços médicos dependerão de quanto você está disposto a investir. Você pode alugar um modelo de plano que oferece opções mais completas ou mais simples.

Isso não é exatamente um costume. Mas as empresas entendem que as demandas do mercado variam muito. É por isso que eles oferecem uma variedade de ideias diferentes, que diferem não apenas no seguro médico, mas também em outros detalhes. Alguns exemplos incluem a cobertura de todo o país, quarto individual ou acomodação em enfermaria, transporte de emergência, etc.

O que é um convênio médico?

Esclareçamos primeiro que o seguro saúde é um serviço prestado por determinadas empresas que visa a realização de consultas e exames médicos a um custo menor.

Os acordos podem ser comerciais, firmados individualmente, firmados para a família ou mesmo coletivamente firmados com sindicatos e outras associações profissionais.

Também pode ser chamado plano de saúde, e talvez isso possa até ajudá-lo a começar a pensar sobre a diferença entre seguro saúde e seguro saúde. Isso porque existe uma ideia de assistência. No entanto, se você ainda não entendeu, não se preocupe. Vamos resolver esse problema de uma vez por todas.

Quais são as diferenças entre plano de saúde e convênio médico?

O processo de inscrição no convênio médico é relativamente simples e geralmente leva apenas alguns minutos. Tudo o que você precisa fazer é fornecer informações básicas de registro e pode optar por incluir membros da família para acessar uma lista de serviços e profissionais de saúde parceiros. Por outro lado, a adesão a um plano de saúde, como o plano Unimed Santos, exige a leitura atenta de um contrato que contém uma série de cláusulas. Entre eles, os serviços que verificam a existência de doenças e determinam o limite superior de cobertura do serviço.

Essa é uma diferença muito importante: o seguro saúde só garante descontos em consultas e exames laboratoriais. Além disso, a assistência hospitalar não está incluída. O plano de saúde cobre consultas, exames e pode incluir internação. Não é à toa que se trata de um serviço mais caro. Outro problema é que, após assinar um contrato de seguro saúde, você pode começar a usá-lo. Para isso, basta entrar em contato com a rede de parceiros e agendar uma consulta ou exame.

Os planos de saúde diferem porque existe um período de carência a respeitar. Em circunstâncias normais, a assistência de emergência e emergência pode ser fornecida 24 horas após a assinatura do contrato, enquanto outros, da simples consulta à cirurgia, exigem mais tempo.

Curiosamente, a insistência no convênio médico resultará no pagamento de taxas mensais mais acessíveis do que os planos de saúde. Embora as pessoas que usam convênio médico possam desfrutar de descontos em consultas, descontos em farmácias e até mesmo suplementação, as pessoas que usam planos de saúde podem ou não precisar pagar a mais por cada serviço. Se você desistir do serviço, cancelar seu convênio médico é ainda mais fácil do que se registrar.

Simplesmente notifique a central de atendimento sobre sua decisão e liquide a mensalidade não paga (se aplicável). Por sua vez, cancelar um plano de saúde é o mesmo ou mais burocrático que o processo de inscrição. É necessário verificar os termos do contrato, regras de rescisão e entender a possibilidade de pagamento de multas. O convênio médico não é reembolsado e essa possibilidade existe nos planos de saúde. Além disso, o contrato pode oferecer outros serviços, como seguro de vida e assistência funeral. No que lhe concerne, esses planos se concentram apenas nos serviços de saúde.

Qual deles devo escolher?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre o plano de saúde e o convênio médico, chegou a hora de escolher qual deles se adapta melhor as suas necessidades. Como já falamos ao longo do texto, cabe ao interessado fazer uma balança entre os prós e contras de cada uma dessas opções, como aqueles já mencionados ao longo do texto, de modo que ele saiba exatamente qual o melhor para si e para sua família.

O convênio médico é bastante simples, principalmente no que concerne ao cadastro no plano e a utilização dos serviços. Enquanto isso, o plano de saúde é mais burocrático, entretanto, oferece alguns serviços a mais que o convênio médico pode não oferecer. Portanto, o ideal é, antes de tudo, conversar com sua família e entender o momento em que ela se encontra, bem como as possíveis necessidades que ela possa ter ao longo do tempo na seara da saúde, para então, escolher da forma correta entre o plano de saúde e o convênio médico.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse