Revista Portal Útil

O tratamento com aparelho ortodôntico é muito conhecido pelas pessoas, principalmente por conta da sua aparência metálica. Entretanto, com o avanço da tecnologia, um novo tipo de aparelho surge, é o chamado aparelho invisível.

O aparelho invisível é considerado o futuro do setor ortodôntico, principalmente por ser tecnológico, proporcionar bons resultados e ser muito confortável.

Por conta disso, muitas dúvidas surgem quanto ao uso desse modelo.

No presente artigo conheceremos melhor o que é o aparelho invisível e suas aplicações.

O que este artigo aborda:

Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis
Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis
Pin It

O que é o aparelho invisível?

Também conhecido como invisalign, é um modelo de aparelho ortodôntico mais tecnológico que, ao contrário dos tradicionais, não são fixos, mas um conjunto de moldeiras transparentes feitas sob medida para os pacientes.

Esse aparelho ortodôntico é chamado de alinhador e deve ser trocado quinzenalmente, de acordo com a orientação profissional. Conforme o quadro, o prazo para troca pode ser maior ou reduzido.

Cada alinhador possui uma diferença na posição dos dentes, considerando sua movimentação. É exatamente essa característica que permite que os dentes sejam alinhados.

Todo tratamento é feito com acompanhamento profissional. Para que as moldeiras sejam feitas sob medida, o cirurgião utiliza variadas técnicas como fotografias e modelagem 3D.

Essas características também trazem resultados mais rápidos. Segundo estudos, o aparelho invisível pode ser até 50% mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional.

Quem pode usar o aparelho invisível?

Até pouco tempo o aparelho odontológico transparente era destinado para casos mais simples, entretanto, com o avanço da tecnologia, esse conceito foi deixado para trás, sendo que alguns quadros mais severos podem se beneficiar desse tipo de ferramenta.

Alguns dos casos que podem ser tratados com o invisalign são:

  • Sobremordida;
  • Dentes espaçados;
  • Prognatismo;
  • Dentes apinhados.

O aparelho que melhor se encaixa para o seu tratamento sempre será indicado pelo dentista, afinal, são muitas as considerações a se fazer para que o tratamento obtenha bons resultados.

Vantagens do uso do invisalign

As vantagens do uso desse tipo de aparelho são diversas, sendo a principal o apelo estético.

Os aparelhos de metal são fixos e possuem uma estética que destoa da estrutura dental, com os fios e os bráquetes, gerando o famoso ?sorriso metálico?.

Apesar disso, a estrutura proporcionou uma grande movimentação da imagem, havendo uma ?febre? no uso das borrachas que prendem a estrutura eram coloridas.

Já as moldeiras do aparelho invisível são transparentes, ou seja, não comprometem a estética do sorriso.

Assim, para quem trabalha exposto ou com a imagem, esse tipo de aparelho diminui os malabarismos para fazer com que os bráquetes não apareçam.

Outra grande vantagem é a higiene. Diferentemente dos metálicos, estes são removíveis, o que permite que a higienização da boca seja feita com mais facilidade. Inclusive, a alimentação também não precisa ser muito controlada, no sentido de alimentos mais duros.

Isso acontece porque o aparelho pode ser retirado nesses casos. Mas lembre-se, após o consumo, escove os dentes e recoloque o aparelho.

São essas vantagens, alinhadas a resultados mais rápidos que tornam o aparelho invisível uma opção cada vez mais procurada pelas pessoas.

Quando usar o aparelho invisível?

Como abordamos anteriormente, na maioria dos casos em que os aparelhos de metal são usados, o invisalign também pode ser.

Além disso, pessoas que não se sentem confortáveis com aparelhos fixos e pacientes que trabalham com imagem, como atores e repórteres, podem escolher o aparelho invisível.

O tempo de uso sempre dependerá do tipo de tratamento a ser realizado, entretanto, o invisalign possui um tempo reduzido de aplicação, de pelo menos 5 a 6 meses menos que o metálico.

Assim, essas características fazem do aparelho invisível uma boa escolha para um sorriso perfeito.

Texto criado pela equipe da Clínica Ideal.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse