Saúde

Conheça Os 3 Serviços Mais Comuns Da Telemedicina

Publicado por Veja Notícias no dia 16/06/2021 as 22:31

São muitos os serviços oferecidos na área da telemedicina e a tendência é que eles sejam cada vez mais comuns. 

Desde 2020 a utilização dos serviços da telemedicina aumentaram muito. Pois, com a pandemia, as pessoas evitaram sair de casa e buscaram maneiras de fazer seus compromissos sem precisar se expor ao vírus. 

Portanto, continue lendo o artigo para entender o papel da telemedicina nesse momento e quais são os serviços mais comuns dessa área.

O que é a área da telemedicina?

Com a pandemia, a área da telemedicina ganhou mais destaque, por permitir o atendimento, exames e laudos médicos de forma mais segura e eficiente. Na verdade, a telemedicina é uma opção há muito tempo. 

Há muitos anos a telemedicina vem atuando para tornar vários serviços médicos mais simples, mais produtivos e menos custosos. Mas, não foi até a pandemia, em 2020, no Brasil, que esse serviço foi oficializado por lei. 

Há tempos isso era estudado, mas com o coronavírus, finalmente foi regulamentado em lei, tornando possível o atendimento e a emissão de laudo à distância

Então, com o avanço da tecnologia e da internet, tudo isso tornou-se possível e devemos aproveitar todos os benefícios que esse serviço nos oferece. Com tudo nas nossas mãos, com a medicina não poderia ser diferente, e é a telemedicina que permite que isso aconteça. 

Com ela é possível democratizar o atendimento médico, o levando para regiões mais isoladas que não tem acesso a um bom atendimento médico. 

Pois, isso é feito pela internet, basta ter acesso que um médico pode chegar até você através do seu celular ou seu computador. 

A telemedicina permite que com um simples aparelho e boa conexão de internet, um paciente receba atendimento médico, de qualquer lugar do mundo. 

Isso trouxe benefícios para os médicos e pacientes, melhorando a produtividade e garantindo a segurança de todos envolvidos. 

São muitas as áreas da telemedicina, podendo envolver desde os acompanhamentos médicos às consultas de rotina, até mesmo a emissão de laudos à distância, e muito mais. 

Atualmente, a lei oficializou a prática, de forma ampla, no Brasil, para garantir a segurança da população em relação ao novo coronavírus. Apesar de ser provisória, a tendência é que se torne definitiva, por trazer muitos benefícios.

Quais os serviços médicas da telemedicina?

A telemedicina possui várias áreas e especialidades, podendo ser adaptada para os mais diferentes serviços e profissionais. 

Por isso, separamos uma lista com as principais especialidades que podem usufruir dessa tecnologia: 

  • Telerradiologia: É a área da telemedicina responsável pela realização de exames de imagem e emissão dos laudos à distância; 
  • Teleenfermaria: É a área da telemedicina para casos menos graves, possibilitando o atendimento à distância de pacientes por enfermeiros, com conselho e indicação da necessidade de hospital ou não; 
  • Telefarmacologia: Farmacêuticos habilitados que podem auxiliar e monitorar pacientes na prescrição de medicamentos; 
  • Teleneuropsicologia: Atendimento à distância com objetivo de diagnosticar transtornos cognitivos;
  • Teleoftamologia: É a área que permite um atendimento básico a um oftamologista, para diagnósticos simples e tratamentos; 
  • Telepatologia: Permite que médicos patologistas compartilhem resultados com outros especialistas para gerar diagnósticos mais precisos e rápidos; 
  • Telereabilitação: Possibilita o acompanhamento e monitoramento do paciente em casos de reabilitação.

Esses são os mais comuns, mas basicamente todas as áreas podem utilizar a telemedicina para realizar o seu atendimento. 

Por isso, separamos abaixo os serviços mais comuns na área da telemedicina, independente da especialidade. 

1. Monitoramento do paciente à distância 

Esse é um serviço muito útil da telemedicina, que é muito utilizado por pacientes que possuem doenças crônicas ou estão fazendo algum tratamento. 

Em geral, são doenças que exigem que o próprio paciente faça um monitoramento do seu estado, como por exemplo, a diabetes. 

Então, o paciente ganha mais confiança ao saber que tem alguém monitorando os resultados que ele mesmo está gerando, trazendo mais confiança sobre se está fazendo corretamente ou não. 

Há uma relação de confiança e proximidade entre o paciente e o médico ou enfermeiro que o está atendendo, o que gera um aumento na precisão dos resultados, e em caso de resultado insatisfatório, o profissional pode lhe indicar o que fazer. 

2. Armazenamento de dados e imagens 

A telemedicina é muito utilizada para o armazenamento de dados e resultado de exames médicos, tornando não só o armazenamento mais fácil, podendo ser na nuvem, mas mais confiável. 

Portanto, é possível o médico guardar os dados que ele precisa do paciente, com muita segurança. Tornando mais fácil que o médico acesse os seus dados quando ele quiser. 

Então, o profissional tem um arquivo com tudo que ele precisa para lhe atender da melhor maneira possível. É possível ainda compartilhar essas informações em alguns casos, como por exemplo no caso da emissão de laudos à distância. 

Isso ocorre quando há a terceirização do exame de imagem. O paciente faz o exame e em tempo real um médico ou técnico radiologista faz a análise e o laudo. Portanto, basta enviar diretamente para o médico que solicitou o exame, tornando tudo mais eficiente. 

3. Consultas online 

Na pandemia talvez o que mais cresceu foi a consulta online. Para consultas mais simples, como de rotina, a telemedicina é perfeita e garante rapidez no atendimento. 

É possível se conectar ao profissional através de um aparelho com conexão de internet, fazer a sua consulta e garantir a sua saúde. 

Portanto, caso haja necessidade de exames ou prescrição médica, há no software médico a assinatura digital que permite que essa solicitação seja enviada para você. 

Para isso, é importante que os envolvidos tenham um bom acesso à internet para manter a qualidade do atendimento e para evitar qualquer problema.

Conclusão

Então, agora você sabe quais são os serviços mais comuns na área da telemedicina. É difícil listar apenas alguns, pois cada serviço citado pode ser oferecido por muitas especialidades. 

Por isso, é muito importante entender como você pode utilizar a telemedicina ao seu favor. Sem dúvidas, ela torna o atendimento mais ágil, seguro e garante a sua qualidade. 

E aí, você já realizou um desses serviços? Se sim, você gostou? Comente aqui!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

O que um advogado civil faz?

10 de junho de 2021

O que um advogado civil faz?

Dentre a série de especializações na área do Direito, tem o direito civil, o direito constitucional, o direito do trabalho e o direito penal, tendo ainda, várias su...