Revista Portal Útil

Segundo a Organização Mundial da Saúde 7 milhões de brasileiras sofrem com os sintomas da endometriose, uma doença que afeta o público feminino em sua fase reprodutiva. 

Os principais sintomas da endometriose são as cólicas intensas durante o ciclo menstrual, desconfortos e aspectos visíveis da patologia. Mas como existem categorias da doença, os sinais passam a ser diversos.

A doença é caracterizada por uma inflamação, onde o tecido endométrio cresce em áreas externas do útero, como por exemplo, em órgãos como intestino, bexiga e ovários.

O diagnóstico preciso da doença atribui para várias formas de tratamento, já que a endometriose não tem cura, porém apenas trata os sintomas desconfortáveis.

Como um dos efeitos da endometriose é a infertilidade, quanto mais cedo detectar a doença, mas opções de tratamento até engravidar.

De acordo com a medicina a endometriose pode ser classificada em três categorias, uma chamada superficial ou peritoneal, outra endometriose ovariana e a profunda. Conheça cada uma delas abaixo.

O que este artigo aborda:

Conheça as categorias da endometriose e seus principais tratamentos
Conheça as categorias da endometriose e seus principais tratamentos
Pin It

Categoria da endometriose: Superficial ou peritoneal

A endometriose superficial é bem comum em adolescentes, sendo menos invasiva e com menor gravidade de prognóstico da doença.

Neste caso, o tecido endométrio cresce nos tecidos da parede do abdome e diafragma em níveis superficiais do peritônio. Também podem ser encontrados vestígios da inflamação em órgãos como bexiga e intestino.

Os Sintomas da endometriose intestinal envolvem dores ao evacuar, diarreia e sangramentos nas fezes durante os períodos menstruais. Inclusive, podem ser acompanhados dos sinais clássicos da doença como cólicas intensas e dores durante as relações sexuais.

Para o tratamento da endometriose superficial são usados anticoncepcionais, hormônios e em último caso cirurgia.

Categoria da endometriose: Ovariana

A categoria da endometriose ovariana pode atingir os ovários de duas formas, uma de maneira superficial e outra resultando em cistos na região. 

Os cistos de endometriose são chamados de endometriomas, possuindo aspecto de cor mais escurecida como o marrom, por conta do sangue antigo e denso. Seus sintomas são clássicos como cólicas, dores abdominais e durante as relações sexuais.

O diagnóstico da endometriose ovariana é feito a partir de um exame chamado laparoscopia, uma espécie de endoscopia pela cavidade abdominal.

No tratamento da endometriose ovariana são levados em consideração a extensão da inflamação, onde poderão ser receitados medicamentos para controle das dores e em outros casos realização de procedimentos como a raspagem do endométrio. 

Em últimos casos, a cirurgia da endometriose ovariana é indicada, já que ela pode afetar a fertilidade, por isso a importância de uma avaliação profissional.

Categoria da endometriose: Profunda

No caso da endometriose profunda, esse tipo de inflamação pode ser encontrada na parede vaginal, septo retovaginal e fundo do sacro próximo às nádegas. É caracterizado por um tecido de aproximadamente 5 mm.

Contudo, esse tipo de endometriose é mais rara, porém, os desconfortos podem ser notados como dores intensas na região da pelve, durante as relações sexuais, inchaço na região e disfunções intestinais.

Para diagnosticar a endometriose profunda serão necessários exames de imagem como ultrassom transvaginal, ressonância magnética e avaliação do quadro clínico do paciente.

O tratamento dessa categoria da endometriose exige medicações para o controle das dores, possibilidades de um prognóstico negativo da doença e que previne a infertilidade feminina.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse