Saúde

Conheça alguns dos benefícios da Vitamina D

Publicado por Veja Notícias no dia 04/08/2021 as 18:25

Você sabia que “Vitamina D” é o nome que encontramos para falar sobre algumas substâncias que são consideradas nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo? A disposição química dessas substâncias conta com o isopreno como principal composto que se forma através de uma variante do colesterol.

Mas afinal, por que essas substâncias são consideradas tão essências? Continue lendo esse artigo e descubra alguns dos benefícios da vitamina D.

Benefícios para a pele

A beleza e aparência da nossa pele esta totalmente interligada a forma com que tratamos o nosso organismo. Afinal, a sua beleza é refletida de dentro para fora, e é importante lembrar que saúde e beleza são duas coisas que devem andar juntas.

Confira abaixo quais os benefícios da vitamina D para a pele:

  • Diminui o surgimento de espinhas e melhora a aparência da acne: muitas vezes, as espinhas aparecem porque o corpo esta com baixa imunidade. Ao tomar a quantidade certa que o seu corpo precisa você estará contribuindo para a melhora da sua pele e para a redução de espinhas e da acne.
  • Evita o envelhecimento precoce: fatores externos como: fumaça emitida pelos carros e pelas fábricas, poluição, poeira no ar, cigarros e radiação tendem a fazer com que a pele passe por um processo de envelhecimento precoce. Ao tomar a vitamina D você estará ajudando o seu corpo a lutar contra esse processo.
  • Renova a pele: a vitamina D funciona de uma forma muito interessante quando é sintetizada pelo sol. Ela sofre uma reação química que faz com que as células da pele sejam divididas e por fim, se renovem. Consequentemente sua pele terá uma aparência mais jovem.

Mas é importante lembrar que não é apenas tomando vitamina D que você terá uma pele bem cuidada e com uma aparência saudável. Para isso você precisará alinhar ela com uma boa alimentação e com a hidratação e proteção da pele.

Como usar da vitamina D corretamente

Existem três formas de fazer com que o seu corpo receba a vitamina D. Veja quais são elas:

  • Através da exposição do sol: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, você precisa tomar de cinco a dez minutos de sol diariamente para atingir a dose certa de vitamina D para o seu corpo.
  • Através da Alimentação: por meio da alimentação também é possível ingerir a vitamina D. Alimentos como ovos e peixes geralmente tem uma pequena concentração de vitamina D3.
  • Por meio de suplementação: caso você não esteja conseguindo absorver a quantia desejada de vitamina D por meio das duas formas citadas acima, você pode tentar tomar um suplemento.

Lembrando que antes de investir em uma suplementação é essencial ir a um médico e seguir as recomendações de como tomar ela da forma correta.

Como a vitamina D pode ajudar com a depressão

A depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas no mundo. Por ser uma doença psicológica pode-se afirmar que ela é capaz de gerar inúmeros problemas, que inclusive, poderão se refletir em doenças físicas.

Pesquisas realizadas com pessoas diagnosticadas com depressão revelaram que, em grande maioria, pessoas nesse quadro possuíam taxa de vitamina D menor do que o indicado para um bom desenvolvimento do corpo.

Nesse estudo, foram injetadas doses da vitamina por meio intramuscular, o que fez com que as pessoas que estavam no quadro de pesquisa apontassem certa melhora.

Apesar dos estudos não serem conclusivos, foi verificado que a ingestão dessa vitamina pode melhorar outros aspectos do organismo, contribuindo de forma geral para a melhora do quadro de depressão.

Vale ressaltar que pessoas diagnosticadas com depressão devem sempre fazer acompanhamento médico e seguir as orientações dadas por um especialista. Nenhuma vitamina deve ser utilizada como substituto de medicação.

Mitos e Verdades

O maior mito em relação à ingestão de vitamina D é no que diz respeito a alta dosagem. Basicamente, só é possível dizer que estamos ingerindo mais que o corpo necessita quando existe o uso de suplementação alimentar.

Isso acontece porque os níveis encontrados nos alimentos não são tão significativos a ponto de proporcionar uma superdosagem para o nosso organismo.

Outro mito é o de que quanto mais tempo se passar no sol, mais vitamina D você estará absorvendo. Isso não acontece pois depois de determinado tempo o seu corpo para de absorver as vitaminas, e inclusive, a radiação solar passa ser prejudicial, podendo causar insolação, queimaduras e até mesmo um câncer de pele no futuro.

Em contrapartida, a verdade sobre a vitamina D é que ela é capaz de auxiliar o corpo a se proteger de doenças como depressão, diabetes, câncer, e até mesmo melhorar o aspecto da pele.

Onde comprar Vitamina D

É possível encontrar esse produto em sites de comercialização virtual também, como a Nature Center, uma loja de produtos naturais que dispõe de vários produtos de Vitamina D.

A Nature Center é uma loja segura e certificada. Dessa forma, todos os seus produtos são de alta qualidade e a entrega é rápida e rastreada.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

O que um advogado civil faz?

10 de junho de 2021

O que um advogado civil faz?

Dentre a série de especializações na área do Direito, tem o direito civil, o direito constitucional, o direito do trabalho e o direito penal, tendo ainda, várias su...