Saúde

Como ter uma rotina mais saudável durante a semana?

Publicado por Marcela Ferreira no dia 12/01/2022 as 21:24

Mesmo com tantos números favoráveis sobre vida saudável no Brasil, estudos apontam que mais de 40% da população é sedentária. E, com a pandemia, a tendência é que esses números tenham crescido ainda mais. 

Como ter uma rotina mais saudável durante a semana?

Mas sempre é tempo de repensar os nossos hábitos e mudar o que não ajuda a nossa saúde, certo? Começar com alimentos e bebidas saudáveis é extremamente importante. Junto a isso, uma rotina de exercícios também pode ser essencial.

Saiba agora como virar o jogo e ter uma rotina mais saudável.

Pratique esportes

Uma boa rotina de exercícios durante a semana faz toda a diferença na sua saúde. Em pouco tempo, o seu corpo já sente a diferença e começa a funcionar melhor. 

Se você não pratica nenhum exercício, comece com caminhadas diárias até o seu corpo se acostumar. Depois, vá evoluindo e investindo em formas de se movimentar que exigem mais do seu corpo.

A quantidade ideal de exercício depende bastante da faixa etária. A orientação da OMS é:

  • Entre 5 e 17 anos: 60 minutos diários de atividade moderada ou vigorosa;
  • Adultos e idosos: 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou 75 minutos semanais de atividade vigorosa.

Escolha a atividade que melhor te agrada e tenha um cronograma fixo de atividades.

Invista em uma alimentação saudável

É necessário ter riqueza de nutrientes e vitaminas na sua dieta. Consuma frutas, verduras e legumes em abundância e tenha um cardápio variado e colorido.

Respeite os horários das refeições, sem pular ou esquecer de nenhuma. Além disso, é importante ter pelo menos 3 momentos para sentar à mesa e se alimentar com qualidade. Lanches nesses intervalos são fundamentais para evitar que você sinta falta da alimentação e coma mais que o necessário na refeição seguinte.

Tenha foco e consistência

Seja na alimentação ou na rotina de exercícios, é importante ter foco e consistência. Nenhuma rotina é fácil no começo e quem se dedica no início tem mais facilidade de manter ao longo dos meses. 

Tenha tudo programado e reserve um tempo para o seu cuidado. Faça refeições e se exercite com calma para que você possa aproveitar o momento e conseguir o máximo de proveito. E mais: se você falhou um dia, não desista. Siga firme no próximo dia e com o cronograma que você estipulou.

Foque na hidratação

Há uma média de água que toda pessoa precisa tomar por dia. É necessário ingerir, pelo menos, 35 ml por quilo. Ou seja, quem tem 70 quilos de massa deve consumir 2,4 litros de água por dia. 

Mas a hidratação não é feita apenas bebendo água. Aposte também em água de coco e sucos naturais. Assim, você também insere outras fontes de vitaminas e nutrientes na sua dieta. É uma boa opção para quem tem dificuldade de comer frutas, embora o consumo do alimento sólido seja melhor.

Use protetor solar todos os dias

Outro cuidado que muita gente negligencia é o uso do protetor solar. Ele deve ser usado todos os dias e retocado a cada 3 horas.

Sempre que for se expor ao sol, aposte nesse item e também em bonés, chapéus, óculos e mangas protetoras. Elas evitam que você fique totalmente vulnerável aos raios ultravioletas. Para trabalhar, aplique o protetor solar antes da maquiagem. Espere secar e faça a produção normalmente. 

Mesmo que você não trabalhe diretamente exposto ao sol, é necessário usar o protetor solar para se proteger das luzes de lâmpadas e de computadores, que também são prejudiciais à pele.

Mantenha as suas consultas médicas em dia

Não negligencie a sua saúde. Faça consultas periódicas nas principais especialidades, mesmo se você não está com sintomas de alguma doença. Exames de rotina são essenciais para manter a saúde em dia. 

Não se esqueça de marcar o seu retorno anualmente e conferir se está tudo bem. Com essas dicas você consegue começar uma rotina de vida mais saudável sem sacrifícios. Invista em você e dê o passo inicial!

Marcela Ferreira

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada, com especialização em traumas urgência e emergência, e experiência de 12 anos na saúde mental. Amante da moda e cofundadora do bazar Cores e Formas.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Metodologias e o que é a Radiologia Intervencionista

Metodologias e o que é a Radiologia Intervencionista

Como fazer vídeos de exercícios em casa

Como fazer vídeos de exercícios em casa

Disfunção erétil: saiba o que é e como tratar

Disfunção erétil: saiba o que é e como tratar

Colágeno e seus benefícios

Colágeno e seus benefícios

Estar feliz o tempo todo. É possível?

Estar feliz o tempo todo. É possível?

Alzheimer: como a radiologia pode ajudar no diagnóstico

Alzheimer: como a radiologia pode ajudar no diagnóstico