Revista Portal Útil

Seu corpo pode estar gritando para fazer um exercício físico — e você precisa escutar! Veja como escolher a rotina de exercícios perfeita para o seu dia a dia.

A rotina do dia a dia, às vezes, drena toda a nossa energia, fazendo com que o nosso corpo não esteja em pleno movimento. Para isso, é preciso retornar com uma rotina de exercícios saudáveis, que cabe perfeitamente no dia a dia.

O primeiro passo é pensar nas roupas mais confortáveis e funcionais, como a camiseta antissuor. O mais importante é você se sentir bem dentro dessas vestimentas. Agora, quer saber, de fato, como ter uma rotina de exercícios aplicável na rotina? Basta seguir com a leitura!

O que este artigo aborda:

Como ter uma rotina de exercícios com a correria do dia a dia?
Como ter uma rotina de exercícios com a correria do dia a dia?
Pin It

Tenha sempre consistência

A consistência no treinamento é o fator n.º 1 na obtenção de resultados. Você tem que treinar frequentemente e por um longo período. Portanto, a primeira coisa que você precisa considerar: criar um programa que o manterá no jogo. 

A melhor rotina de exercícios do mundo é inútil se você não a praticar. Ser marginalizado, seja por falta de progresso, motivação ou uma lesão persistente, é uma maneira infalível de perder seus objetivos.

Abandone a atitude de tudo ou nada

Antes de mais nada, não é necessário passar horas e horas em uma academia ou se forçar em uma atividade dolorosa ou monótona que você não gosta para desfrutar dos benefícios do exercício físico. Fazer um pouco de exercício é melhor do que não fazer nada. 

Portanto, tente fazer apenas uma quantidade modesta de exercício físico que se adeque à sua rotina. Com isso, você pode alcançar um efeito prazeroso e saudável a sua saúde emocional e mental.

Seja gentil consigo mesmo

A autocompaixão aumenta as chances de você obter resultados em qualquer desafio. Portanto, não fique se culpando pelo seu corpo, seu condicionamento físico atual ou sua falta de força de vontade. 

Tudo o que vai fazer é desmotivar você. Em vez disso, considere seus erros passados ​​e escolhas prejudiciais à saúde como oportunidades de aprender e crescer.

Verifique suas expectativas

Você não vai perder a sua forma em uma noite e também não vai transformar seu corpo de uma hora para outra. Esperar muito, achar que vai ser rápido, só vai te levar à frustração. Não desanime com o que você não consegue fazer ou o quão longe você tem que ir para chegar nos seus objetivos de condicionamento físico. 

Não fique cego pelos resultados, mantenha sempre a consistência. Embora as melhorias no humor e nos níveis de energia possam acontecer rapidamente, a recompensa física virá com o tempo.

Aposte na variedade

Fazer a mesma coisa diariamente é uma excelente maneira de induzir o esgotamento mental e lesões corporais. Repetindo os mesmos movimentos continuamente, você vai bater nos mesmos músculos, bater nas mesmas articulações e, eventualmente, quebrar, o estresse repetitivo superando sua capacidade de recuperação.

Portanto, é recomendável escolher várias atividades diferentes ao longo dos dias de treino, selecionando aquelas que resolvam nossas deficiências atléticas enquanto aumentamos nossas forças. Coloque variedade suficiente em seus dias de treino. Escolha qual atividade específica você fará a cada dia.

Desafie-se constantemente

Para fazer um progresso consistente, seus treinos pesados ​​precisam ficar mais difíceis com o tempo. Isso significa aumentar a carga, a velocidade de conclusão, o volume (ou todos os três) à medida que progride, aumentando a intensidade relativa de seus treinos. Se você deixar de fazer isso, você inevitavelmente estagnará.  

Não torne as coisas mais difíceis rapidamente. Em vez disso, você deve construir o desafio lento e gradualmente, certificando-se de que ainda está se recuperando de forma adequada dos treinos anteriores.

Registre todos os seus progressos

Para programar de forma inteligente, você precisa manter registros. Seus registros devem ser objetivos (registrar tempos, cargas, quilometragem, etc.) e subjetivos (registrar como seu corpo se sente, estado mental, nível de recuperação).

Ter esses registros em mãos permitirá que você veja o que está funcionando e o que não está, dando-lhe dicas de como alterar o programa para o próximo ciclo. Esses registros podem ser feitos em cadernos específicos ou aplicativos de rotina.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse