Revista Portal Útil

Nesse artigo você vai ver 8 dicas de como ter motivação para treinar e não desiste até mesmo nos momentos mais difíceis. A persistência é um dos maiores segredos para você ter resultados na academia.

A maioria das pessoas desistem de treinar musculação, pela falta de resultados. Pois, elas querem entrar na academia e ver a diferença no seu visual em poucas semanas.

Mas, você deve ter em mente, que para você ter mudanças no seu físico, você terá que esperar muito mais tempo. Pois, ter resultados na musculação, é muito diferente de comprar uma roupa, fazer uma tatuagem, ou cortar o cabelo.

Portanto, com essas coisas você já percebe uma mudança no visual imediatamente, mas os resultados na academia demoram várias semanas para ver as primeiras mudanças no seu shape.

O que este artigo aborda:

Como ter motivação para treinar na academia
Como ter motivação para treinar na academia
Pin It

1 – Ter conhecimentos básicos é tão importante quanto ter motivação para treinar.

O primeiro passo para você ter motivação para treinar musculação, é você saber os conceitos básicos, e o que vai fazer você ter resultados.

Dessa forma, você vai ter que saber o que você deve comer, como você deve treinar e outras coisas importantes que vão muito além de apenas treinar na academia, como por exemplo, a qualidade do sono e ingestão correta de água.

Contudo, o ideal é que você estude os conceitos básicos, da musculação para aprender como acontece o processo de ter resultados no emagrecimento, como no ganho massa muscular.

Pois, sabendo disso você vai sempre buscar fazer as coisas certas para te levar até os resultados que você deseja. A maior motivação que existe, é você ter resultados.

2 – A cada dia você tem resultados.

Entenda que a cada dia você está evoluindo, mas você mesmo não percebe a sua evolução o processo de ganho de massa muscular, é como se você estivesse subindo uma escada, a cada dia você sobe um pequeno degrau.

Quando você vai treinar na academia, na verdade você vai causar micro lesões nos seus tecidos musculares.

Assim como, depois desse treino você vai se alimentar corretamente. Dessa forma, o seu organismo repara as fibras que foram micronacionalismo no treinamento, mas só que ele repara as suas fibras maiores e mais fortes.

Isso acontece para que no próximo treino, você seja capaz de levantar essas cargas que você teve dificuldade, de pegar no treino anterior. Veja também as fichas de treino do Caio Bottura e aprenda a periodizar seus treinos, para uma constante evolução.

Desse modo, a cada dia que você vai para academia, você deve sempre lembrar que se você estiver se alimentando direito e dormindo bem, você fica cada vez mais forte.

Por vezes, você mesmo não percebe isso, mas a cada dia que passa você está evoluindo. Porém, é em uma quantidade tão pequena que você mesmo não percebe.

Tendo persistência, treinando direito e fazendo uma dieta adequada, por muitos dias, você vai ver uma grande diferença no shape. Os grandes resultados, são a soma de pequenos e imperceptíveis resultados que você tem a cada dia.

3 – A maior forma de ter motivação para treinar, é você pensar nos resultados

Lembre-se que a maior motivação em qualquer coisa que você for fazer na vida, é você ter resultados pelos seus esforços. Desse modo, você deve imaginar como vai estar o seu corpo depois de você ter os resultados que você deseja.

Apesar disso, você vai usar isso, sempre quando você for fazer uma coisa difícil. Ainda mais, quando você tiver preguiça de treinar você vai se lembrar dos benefícios que você vai ter, dos resultados que você vai conseguir.

Com isso, você vai ter mais motivação para treinar, pois são os resultados que você deseja, vão se tornar a sua principal motivação.

Quando você imagina muito nos resultados que você vai ter, quando você começa a botar na sua cabeça que você vai conseguir atingir os seus objetivos, você se torna uma pessoa extremamente motivada.

Com esse pensamento, todas as coisas consideradas difíceis, como por exemplo, treinar ou então fazer dieta, vão se tornar fáceis para você.

Pois, você vai ter em mente que, é isso que vai te aproximar cada vez mais do seu objetivo. Na sua mente, conquistar o seu objetivo vai ser uma coisa muito prazerosa.

4 – Escute músicas agitadas para ter motivação para treinar

Escute músicas agitadas como Rock’n’roll ou hip-hop, esses tipos de músicas vão te deixar mais motivado, e, além disso, vão te dar mais concentração e foco no seu treino.

Se você realmente estiver gostando da música, você vai querer treinar por mais tempo. Pois, você vai querer passar mais tempo treinando e ouvindo aquela música que te deixa mais agitado, alegre e com mais força de vontade.

As músicas que mais são indicadas para você ter motivação para treinar, e fazer um treino de musculação realmente pesado, é Rock’n’roll e Hip-hop, pelas batidas e pelo ritmo que essas músicas têm.

Se você for procurar “músicas para treinar pesado musculação” na aba de busca do YouTube, a maioria dos vídeos e das playlists que vão aparecer como resultados, vão ser do gênero hip hop ou então Rock and Roll.

Pois, esses são os estilos musicais que mais te dão motivação e mais aumentam a sua concentração no treino.

Veja filmes motivacionais de treino que envolvem treino ou a prática de algum esporte como Rocky Balboa. Pois, assistindo esses filmes, você vai ficar muito motivado para treinar.

Pois o protagonista desse filme chamado Rocky Balboa, é um lutador, que por conta dele treinar bastante, de ter muita força de vontade para treinar ele acaba vencendo as lutas mais difíceis.

Mas, isso é consequência do treino que ele faz, e de toda a motivação que ele teve que desenvolver. Com isso, você pode se inspirar.

Além disso, você pode ver vídeos motivacionais ou histórias de pessoas que também tiveram grandes transformações corporais. Desse modo, você pode ter o seguinte pensamento, “se outras pessoas conseguem, eu também consigo”

5 – Influenciadores

Acompanhe influenciadores da musculação, para sempre você ficar motivado e sempre você ficar bem informado.

Isso serve muito para que você tenha em mente o que você está fazendo, e o estilo de vida que você está levando realmente faz sentido e não é algo estranho.

A maioria das pessoas preferem seguir um estilo de vida sedentário, e pouquíssimas pessoas se dedicam fazendo dieta, treinando todos os dias.

E por conta de ser um número reduzido de pessoas, se você treina se você se dedica muito, você acaba se achando estranho e muito diferente das outras pessoas.

Acompanhar os influenciadores fitness vai te ajudar a perceber que existem muitas pessoas que também têm o mesmo estilo de vida que você, e se importam com os mesmos objetivos que você busca.

E com isso, você não vai se achar muito estranho e vai acabar tendo mais motivação para treinar e seguir um estilo de vida fitness. Você vai perceber que isso faz muito sentido e as pessoas são muito felizes levando esse estilo de vida.

Um bom exemplo de influenciador fitness, é o Renato Cariani, que é empresário e tem muitos compromissos, mas ele sempre mantém um estilo de vida saudável e mostra a sua rotina no instagram.

6 – Não se compare com outras pessoas

Os resultados na musculação variam muito de pessoas para pessoas, principalmente por conta de que os corpos de todo mundo são diferentes.

E eles reagem a estímulos diferentes, por exemplo, existem pessoas que vão ter resultados na musculação mais rápidos, outras vão demorar mais.

Mas, você não deve ficar se comparando com outras pessoas, você deve se comparar apenas com você mesmo.

Até mesmo porque, as outras pessoas podem ter mais condições financeiras e podem investir mais em suplementos ou então até mesmo está tomando substâncias que aceleram o processo.

Se você ver uma pessoa que está tendo menos evolução, você pode até ficar mais motivado por está tendo mais resultados.

Mas, se você ver uma pessoa tendo mais resultados na academia, você pode até ficar desmotivado, pois você acha que o que você está fazendo não é suficiente.

Isso depende muito de pessoa para pessoa, cada pessoa tem uma genética diferente.

7 – Saiba as suas vantagens e suas desvantagens

Isso serve muito para pessoas que são ectomorfas e pessoas que são endomorfos. As pessoas que são ectomorfas geralmente são muito magras e têm muita dificuldade em ganhar massa muscular.

E as pessoas que são endomorfos, geralmente são gordas e têm dificuldades em perder peso.

As pessoas ectomorfas têm a grande desvantagem de ter muita dificuldade em ganhar massa muscular, mas em compensação, quando elas ganham massa muscular elas ficam com corpo extremamente estético e definido.

E as pessoas que são endomorfas têm muita dificuldade em perder gordura, mas em compensação elas têm muita facilidade em ganhar massa muscular, e quando elas ficam definidas, ficam extremamente grandes e conseguem ficar com corpo extremamente impressionante pelo seu grande volume.

8 – Olhe para trás e veja o quanto você já conseguiu evoluir

Essa dica serve principalmente para quem era muito magro, ou era muito gordo, que é você sempre está acompanhando a sua evolução.

Sempre você deve tirar fotos e ver o quanto você já evoluiu, veja fotos de antes e depois, para você ver o quanto você já evoluiu, e o quanto os seus esforços valeram a pena.

Isso vai te dar mais motivação para treinar e continuar se dedicando na musculação para ter cada vez mais resultados.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse