Revista Portal Útil

A ansiedade está presente no dia a dia de muitas pessoas, porém, é preciso procurar formas de como relaxar e ter uma melhor qualidade de vida. Seja por meio de terapia, acompanhamento médico, terapias complementares e até dicas para aliviar os dias mais tensos, como o uso de incenso para ansiedade, por exemplo.

A ansiedade tem muitas causas, podendo acarretar diversos problemas na vida da pessoa que lida com situação, desde prejudicar seus relacionamentos mais íntimos, com a família e amigos, no trabalho, entre outras situações que podem afetar muito a rotina e qualidade de vida da pessoa com ansiedade.

Antes de mais qualquer dica, é essencial buscar ajuda psicológica e psiquiátrica para diagnosticar e tratar a ansiedade. Apesar de ser habitualmente falado, a ansiedade não é algo que pode ser tratado sem acompanhamento profissional.

Em casos leves e não frequentes, algumas práticas de relaxamento podem ajudar. Por isso, confira nossas 10 dicas para diminuir a ansiedade.

O que este artigo aborda:

Como relaxar: conheça 10 dicas para diminuir a ansiedade
Como relaxar: conheça 10 dicas para diminuir a ansiedade
Pin It

1. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos podem ser utilizados como forma de relaxar em momentos de ansiedade. É comprovado que a prática regular de esporte pode melhorar estados ansiosos e depressivos.

Pessoas que passam seus momentos de lazer em alguma atividade sedentária, como na frente do computador, celular, TV tendem a ter maior probabilidade de desenvolver ansiedade e depressão. Assim, para ter uma vida e saúde física e mental mais saudáveis, a prática regular de algum esporte deve ser incluída na sua rotina.

2. Aposte na meditação

A meditação é uma técnica comprovada de como relaxar e diminuir a ansiedade. Utilizada por diversas pessoas ao redor do mundo, as diversas técnicas que existem podem ser utilizadas para relaxamento do corpo e da mente.

Há muitas opções de meditação de como relaxar a mente ansiosa, elas podem ser facilmente encontradas em vídeos e áudios disponibilizados em diversas plataformas digitais, como YouTube, serviços de streaming, entre outras.

3. Utilize incensos

O uso dos incensos é uma ótima forma de como relaxar, com aromas diversos, cada um deles é indicado para aliviar diversos sintomas, como a ansiedade.

Os mais indicados para como relaxar o corpo tenso com o uso dos incensos:

  • Palo santo
  • Lavanda
  • Sândalo
  • Capim limão

Ao utilizar incensos, é preciso ter alguns cuidados, como deixar fora do alcance de crianças e animais, principalmente os incensos acesos. Além de utilizar apenas quando estiver no local, evitando acidentes.

Lembre-se de deixar os ambientes arejados para melhor aproveitar os benefícios do incenso.

4. Faça atividades relaxantes

Investir em atividades relaxantes é uma boa opção de como relaxar no dia a dia. Seja qual for a atividade escolhida, reserve um tempo para ela durante a sua semana, assim você evita as tensões do dia a dia e aprende como relaxar o corpo tenso com práticas que você gosta de realizar.

Algumas atividades relaxantes que você pode utilizar de como relaxar:

  • Dançar
  • Ir em algum lugar em meio a natureza
  • Ligar ou sair com algum amigo
  • Realizar atividades manuais
  • Cantar ou tocar algum instrumento
  • Brincar com seus filhos
  • Cuidar do jardim
  • Correr

5. Tenha hábito da leitura

O hábito da leitura é outra forma de se cuidar. Leia livros com mensagens positivas, de encorajamento e que deixem você com maior tranquilidade e ânimo para enfrentar as situações mais tensas do dia a dia.

Atualmente, há muitas opções sem precisar comprar livros físicos, você pode utilizar serviços de empréstimo, oferecidos pelas bibliotecas de diversas cidades e estados do país e até baixar PDF de livros gratuitos.

6. Mude a sua alimentação

A alimentação também tem papel importante na saúde física e mental das pessoas. Por isso, se você quer saber como relaxar, é preciso cuidar e até mudar a sua alimentação.

Evite alimentos industrializados, muito processados e estimulantes, como refrigerantes, cafeína, bebidas alcoólicas, farináceos, entre outros com excesso de açúcares.

Invista em frutas, legumes e verduras para ter mais saúde e diminuir a ansiedade que certos alimentos causam ao serem consumidos. 

7. Tome sol

Tomar sol também ajuda a como relaxar o corpo tenso e a mente, além de permitir que a vitamina D seja absorvida pela pele, que está associada ao funcionamento correto do sistema nervoso, imunológico e cérebro.

Lembre-se, o horário recomendado pelos dermatologistas para se expor ao sol é até as 10 horas da manhã ou depois das 16 horas. O uso do protetor solar também é recomendado pelos profissionais, para evitar danos à pele ou câncer causado pelos raios solares em exposição frequentes, em horários impróprios e sem a proteção recomendada.

8. Pratique Yoga

A Yoga é uma das práticas mais utilizadas de como relaxar o corpo tenso e a mente, além de ser uma prática física, ela também garante muitos benefícios à saúde mental e ajuda a diminuir a ansiedade.

Entretanto, para uma prática correta, é necessário frequentar aulas com um professor especializado, pois os exercícios trabalham diversas partes do corpo e, se realizados incorretamente, podem causar lesões ao praticante.

O professor de Yoga está apto para ensinar e corrigir a postura dos alunos, permitindo que eles tenham os benefícios dessa prática milenar.

9. Aprenda exercícios de respiração

A respiração também influencia no estado de relaxamento do corpo. Por isso, investir em técnicas de como relaxar ao respirar corretamente é uma das dicas para esses momentos.

Existem diversos exercícios respiratórios que você pode utilizar para garantir uma respiração mais adequada de como relaxar a mente ansiosa. Muitos deles podem ser praticados facilmente e em qualquer lugar, sem a necessidade de se dedicar muito tempo a eles.

10. Cuide de você

Cuidar da aparência física e mental é outra dica de como relaxar. Fazer as unhas, ir ao cabeleireiro, fazer uma massagem são ótimas formas de ter momentos de cuidados com sua aparência e saúde mental e que não necessita de muito tempo ou dinheiro.

Reservar algum tempo para cuidar de você pode fazer toda a diferença durante a semana e evitar que o trabalho, estudo e outras atividades diárias causem estresse e ansiedade.  Agora, quando você estiver ansioso, utilize essas dicas de como relaxar e tenha momentos agradáveis. Não se esqueça de procurar um psicólogo e/ou psiquiatra em caso de ansiedade patológica/clínica.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse