Saúde

Como lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social

Publicado por Marcela Ferreira no dia 02/12/2021 as 21:02

A pandemia da COVID-19 teve um grande efeito nas nossas vidas. Todos nós enfrentam problemas e desafios que podem ser estressantes, esmagadores, e causar fortes impactos em crianças e adultos. Ações de saúde pública, como o distanciamento social, são necessárias para reduzir a propagação da COVID-19, mas podem nos fazer sentir isolados e solitários e podem aumentar o estresse e a ansiedade. Aprender a lidar com o estresse de uma forma saudável fará com que você, as pessoas de quem gosta, e as pessoas à sua volta, se tornem mais resistentes.

Como lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social

O estresse pode causar sentimentos de raiva, tristeza, medo, preocupação, dormência, ou frustração; mudanças no apetite, energia, interesses e desejos; dificuldade na concentração e tomada de decisões; dificuldades para dormir ou pesadelos; reações físicas, como dores de cabeça, no corpo, problemas estomacais e erupções cutâneas; a piorar de problemas de saúde crónicos; a piorar das condições de saúde mental; o aumento do uso de tabaco, álcool e outras substâncias; e até sua saúde sexual pode ser afetada, como por exemplo, no caso dos homens, o estresse, junto da ansiedade, pode contribuir para quadros de disfunção erétil e ejaculação precoce.

É normal sentir ansiedade, estresse, tristeza e preocupação durante a pandemia de COVID-19. Inclusive, estes sintomas podem até desencadear outros problemas, como uma relação entre ansiedade – ejaculação precoce, e muito mais. Então, abaixo listamos algumas formas de ajudar a si mesmo, aos outros, e à sua comunidade a gerir o estresse.

Formas saudáveis de lidar com o estresse

  • Faça pausas em ver, ler ou ouvir notícias, incluindo as que se encontram nas redes sociais. É claro que é bom estar informado, mas ouvir falar constantemente sobre a pandemia pode ser perturbador. Considere limitar as notícias a apenas algumas vezes por dia e desligar-se do telefone, televisão e telas de computador durante algum tempo.
  • Cuide do seu corpo: se alongue, ou medite, respire fundo. Tente também hábitos saudáveis e equilibrados, desde sua alimentação, até exercícios, boas noites de sono e evitar o uso excessivo de substâncias como o álcool e o tabaco. Além disso, manter o isolamento social é essencial e, quando chegar a sua hora, tomar a vacina.
  • Se você mora com um(a) namorado(a) ou esposo(a), o sexo pode ajudar. Alguns estudos já mostraram que a atividade sexual ajuda a prevenir o estresse e ansiedade e, consequentemente, a prevenir os problemas sexuais causados justamente por esses dois, como por exemplo casos de disfunção erétil psicológica.
  • Arranje tempo para descontrair. Tente fazer algumas atividades de que goste.
  • Mantenha contatos. Fale com pessoas de confiança sobre as suas preocupações e como está se sentindo. Mas tanto em simples conversas quanto com comunidades que você costuma fazer parte, tente mantê-las online sempre que possível.

Ajudando os outros a lidar com o estresse

Cuidar de si mesmo pode até te ajudar a saber como cuidar dos outros. Em tempos de distanciamento social, é especialmente importante manter-se em contato com os seus amigos e família. Ajudar os outros a lidar com o estresse através de chamadas telefónicas ou conversas em vídeo pode ajudar todos a se sentirem menos solitários ou isolados.

Saúde Mental e Crise

Se estiver com dificuldades para lidar com a situação, há muitas maneiras de procurar ajuda. Mantenha contato com pessoas de sua confiança e, se possível, realizar acompanhamento com um terapeuta pode ajudar em situações como essa.

Marcela Ferreira

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada, com especialização em traumas urgência e emergência, e experiência de 12 anos na saúde mental. Amante da moda e cofundadora do bazar Cores e Formas.

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