Saúde

Como lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social

Publicado por Veja Notícias no dia 30/07/2021 as 10:30

A pandemia da COVID-19 teve um grande efeito nas nossas vidas. Todos nós enfrentam problemas e desafios que podem ser estressantes, esmagadores, e causar fortes impactos em crianças e adultos. Ações de saúde pública, como o distanciamento social, são necessárias para reduzir a propagação da COVID-19, mas podem nos fazer sentir isolados e solitários e podem aumentar o estresse e a ansiedade. Aprender a lidar com o estresse de uma forma saudável fará com que você, as pessoas de quem gosta, e as pessoas à sua volta, se tornem mais resistentes.

O estresse pode causar sentimentos de raiva, tristeza, medo, preocupação, dormência, ou frustração; mudanças no apetite, energia, interesses e desejos; dificuldade na concentração e tomada de decisões; dificuldades para dormir ou pesadelos; reações físicas, como dores de cabeça, no corpo, problemas estomacais e erupções cutâneas; a piorar de problemas de saúde crónicos; a piorar das condições de saúde mental; o aumento do uso de tabaco, álcool e outras substâncias; e até sua saúde sexual pode ser afetada, como por exemplo, no caso dos homens, o estresse, junto da ansiedade, pode contribuir para quadros de disfunção erétil e ejaculação precoce.

É normal sentir ansiedade, estresse, tristeza e preocupação durante a pandemia de COVID-19. Inclusive, estes sintomas podem até desencadear outros problemas, como uma relação entre ansiedade – ejaculação precoce, e muito mais. Então, abaixo listamos algumas formas de ajudar a si mesmo, aos outros, e à sua comunidade a gerir o estresse.

Formas saudáveis de lidar com o estresse

  • Faça pausas em ver, ler ou ouvir notícias, incluindo as que se encontram nas redes sociais. É claro que é bom estar informado, mas ouvir falar constantemente sobre a pandemia pode ser perturbador. Considere limitar as notícias a apenas algumas vezes por dia e desligar-se do telefone, televisão e telas de computador durante algum tempo.
  • Cuide do seu corpo: se alongue, ou medite, respire fundo. Tente também hábitos saudáveis e equilibrados, desde sua alimentação, até exercícios, boas noites de sono e evitar o uso excessivo de substâncias como o álcool e o tabaco. Além disso, manter o isolamento social é essencial e, quando chegar a sua hora, tomar a vacina.
  • Se você mora com um(a) namorado(a) ou esposo(a), o sexo pode ajudar. Alguns estudos já mostraram que a atividade sexual ajuda a prevenir o estresse e ansiedade e, consequentemente, a prevenir os problemas sexuais causados justamente por esses dois, como por exemplo casos de disfunção erétil psicológica.
  • Arranje tempo para descontrair. Tente fazer algumas atividades de que goste.
  • Mantenha contatos. Fale com pessoas de confiança sobre as suas preocupações e como está se sentindo. Mas tanto em simples conversas quanto com comunidades que você costuma fazer parte, tente mantê-las online sempre que possível.

Ajudando os outros a lidar com o estresse

Cuidar de si mesmo pode até te ajudar a saber como cuidar dos outros. Em tempos de distanciamento social, é especialmente importante manter-se em contato com os seus amigos e família. Ajudar os outros a lidar com o estresse através de chamadas telefónicas ou conversas em vídeo pode ajudar todos a se sentirem menos solitários ou isolados.

Saúde Mental e Crise

Se estiver com dificuldades para lidar com a situação, há muitas maneiras de procurar ajuda. Mantenha contato com pessoas de sua confiança e, se possível, realizar acompanhamento com um terapeuta pode ajudar em situações como essa.

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