Revista Portal Útil

Como fazer dieta intermitente? Com o jejum periódico ou intermitente, você não come ou come menos do que o normal durante certos períodos. É por isso que você perde peso, e perder peso tem muitos efeitos positivos no corpo.

Neste conteúdo vamos explicar de forma clara o que é, como funciona e como fazer dieta intermitente. Leia com a gente e entenda!

O que este artigo aborda:

Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!
Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!
Pin It

O que é a dieta intermitente?

Jejuar significa não comer, é uma forma de jejum é o jejum intermitente. Você não come nada ou come muito pouco durante um determinado período. Isso pode durar algumas horas por dia. Mas também um dia inteiro ou parte da semana.

Como há menos momentos de alimentação com o jejum intermitente, é mais fácil emagrecer consumindo menos calorias do que o necessário. O resultado é que você perde peso.

Comer muito e com muita frequência

Nosso corpo pode lidar bem com uma escassez temporária de alimentos devido à evolução. No passado, as pessoas muitas vezes lutavam contra a escassez de alimentos. Hoje em dia é normal comer pelo menos 3 vezes ao dia.

Mas, na verdade, isso é incomum em nosso corpo. Se comermos muito e com muita frequência sem usar essa energia, isso leva à obesidade. Se você quer perder peso, o jejum é evolutivamente uma forma lógica.

Quem pode jejuar?

Antes de aprender a como fazer dieta intermitente, é bom sabermos que pode jejuar. O jejum não é adequado para crianças e mulheres grávidas. Se você tem um distúrbio alimentar ou diabetes mellitus tipo 1 (hereditário), o jejum é menos adequado. Se você tem problemas de saúde e/ou está tomando medicamentos, consulte seu médico antes do jejum.

Todos podem jejuar em princípio, mas reagem de maneira diferente a isso. Por exemplo, se você está apenas começando a jejuar, pode sentir desmaios e uma queda rápida da pressão arterial. Isso também depende muito da duração do jejum.

O jejum intermitente é a contagem de horas

Como fazer dieta intermitente? Uma dieta de jejum é relativamente fácil de manter. As regras são simples. Você não precisa contar calorias, apenas as horas que não come. No resto do tempo, você não precisa alterar nada no menu.

Se você se alimentar de maneira saudável, às vezes pode “pecar” durante os momentos de alimentação. Outra vantagem é que com o jejum intermitente você não corre o risco de carência devido à nutrição unilateral, como acontece com certas dietas ou certos substitutos de refeições. 

Tipos de jejum intermitente

Não há diretrizes fixas para jejum intermitente. A questão é que você come com menos frequência e, portanto, consome menos calorias. É por isso que você emagrece. Por exemplo, você não pode comer em certos dias.

Ou se você está começando, comerá menos nesses dias. Ou você come apenas por algumas horas todos os dias. Pular uma refeição é basicamente também uma forma de jejum intermitente.

O método de jejum que você escolhe depende do que mais lhe convém: sua condição física, sua vida diária e o que você pode manter facilmente. Os métodos populares são:

  1. O cronograma 5/2;
  2. A programação de 16/8.

Cronograma 5/2

Como fazer dieta intermitente neste caso? A semana inteira você come como está acostumado, 2 dias da semana você jejua.

  • Escolha 2 dias de jejum por semana. Isso pode ser feito em sucessão, mas também com alguns dias entre eles;
  • Se você está apenas começando a jejuar, pode fazer 1 ou 2 pequenas refeições por dia para se acostumar com o jejum. Alguém com uma necessidade diária de energia de 2.000/2500 kcal pode consumir 25% disso (500/625 kcal) nos dias de jejum;
  • Depois de se acostumar com isso, você não pode comer mais nada durante os dias de jejum;
  • Beba apenas bebidas sem calorias, como água, café preto e chá (de ervas) durante o jejum.

Cronograma 16/8

Como fazer dieta intermitente nestes casos? Você come todos os dias, mas apenas dentro de um determinado período de tempo. Isso é chamado de janela para comer.

Com a programação 16/8, sua janela de alimentação dura apenas 8 horas. Portanto, nessas 8 horas você pode comer normalmente. Você não come nada nas outras 16 horas. Também é possível fazer mais de 16 horas caso você queira.

  • Determine a sua janela de alimentação, por exemplo, entre 12h00 e 20h00, ou entre 10h00 e 18h00;
  • Planeje seus momentos de alimentação dentro desse período e não coma nada fora dele;
  • Consuma muitas bebidas sem calorias, como água, café preto e chá (de ervas) ao longo do dia;
  • Durante o jejum, você não consome sucos de frutas, sopas, caldos e bebidas dietéticas ricas em calorias.

Não coma depois das 20 horas

Às vezes você ouve que não deve comer depois das 20h. Ainda há muita pesquisa sendo feita sobre a influência do momento que você come no seu peso. É cada vez mais claro que não só o número de calorias conta, mas também o momento em que você as consome.

Estudos mostram que comer à noite está associado à obesidade e doenças relacionadas. Estudos em pessoas que trabalham em turnos noturnos mostram que comer “fora de hora” com seu relógio biológico interno pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2.

Queima de gordura

Parece que o jejum intermitente também tem outros efeitos benéficos além da perda de peso. Isso ocorre porque seu corpo muda da queima de glicose para a queima de gordura durante o jejum.

Essa mudança começa se você não comer nada por cerca de 12 a 24 horas. Quando exatamente isso acontece depende, por exemplo, do seu peso, idade e sexo. Mas também quanto você se exercita e quão rápido é seu metabolismo.

Estudos com animais, em particular, mostram que o jejum produz efeitos que protegem de todos os tipos de doenças. Pense em diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer, Parkinson, asma e esclerose múltipla.

Veja também: 10 dicas práticas para emagrecer

Jejum e câncer

Seu corpo vai limpar as células danificadas se você não comer. Um processo chamado autofagia. Em ratos com câncer, foi descoberto que o jejum faz com que o corpo elimine mais células danificadas, o que inibiria o crescimento do tumor.

Atualmente, os pacientes com câncer são aconselhados a não jejuar por conta própria. Estudos em animais mostram efeitos promissores, mas ainda não está claro se os efeitos benéficos do jejum sobre o câncer também podem ser traduzidos para os humanos.

Portanto, os pacientes são aconselhados a não jejuar por conta própria, mas a procurar um nutricionista especializado. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse