Saúde

Como estimular o potencial de um bebê desde cedo

Publicado por Veja Notícias no dia 29/07/2021 as 09:12

Pode não parecer, mas por trás daquelas bochechas gigantes, daquelas mãozinhas e pezinhos super fofos, daquele sorrisinho puro e inocente, os bebês são muito mais espertos do que imaginamos! 

Na internet, é possível encontrar vídeos de bebês fazendo coisas que nunca imaginamos ver sendo feitas ou faladas por pequenos e fofos bebezinhos! Inclusive, alguns bebês começam a falar muito mais cedo que outros, e aprendem a falar até palavras difíceis! 

Alguns estudos comprovam que os bebês já nascem com conhecimento básico de sua linguagem materna e são capacitados para realizar estimativas numéricas. 

Os bebês também possuem a memória mais avançada que o imaginado. 

Com cerca de 2 ou 3 dias de vida, os bebês já conseguem fazer a identificação das expressões faciais.

De acordo com outra pesquisa feita, foi comprovado que eles conseguem diferenciar o bem e o mal desde os 3 meses de idade. 

Com aproximadamente 7 meses, eles já possuem algumas noções sobre interações sociais. 

Portanto concluímos que os bebês são muito mais interessantes do que imaginávamos, e que eles conseguem fazer e pensar coisas que muitos cientistas nem sequer sonhavam a muitos anos atrás! 

Antes de ver sobre esses estudos feitos, imaginávamos eles como seres totalmente sem esperteza ou pensamentos! Como se só existissem até certo mês ou idade.

Também foi comprovado que os eles já nascem com grande potencial de aprendizado, que se for estimulado, ajudam a desenvolver suas habilidades de forma mais prematura! 

Também foi comprovado cientificamente que os neurônios dos bebês se proliferam e ficam mais específicos de acordo com suas novas habilidades adquiridas. O cérebro dos bebês também é muito aberto a novas experiências, nos primeiros anos, o cérebro está se construindo e apurando as ligações estabelecidas entre os neurônios e cada vez que algo é aprendido, apenas reforçamos esses neurônios.

O desenvolvimento do cérebro dos bebês acontecem de forma sincronizada, dessa maneira, várias áreas são despertadas pelo mesmo estímulo, sendo assim, a recomendação ideal é que todos os bebês façam o uso de todos os sentidos possíveis de seu corpo, para conhecer o ambiente.

Nos seus primeiros anos de vida, os bebês são capazes de aprender uma infinidade de coisas, apenas observando e ouvindo outras pessoas. 

Mas como realizar esses estímulos? Como estimular o potencial de um bebê desde cedo da forma correta?

Vamos direto às dicas!

Como estimular o potencial de um bebê desde cedo

A partir dos 6 meses de vida de um bebê, o período de aleitamento exclusivo acaba, e o bebê já pode começar a ter contato com alimentos permitidos para bebês, para sentir o cheiro, textura e sabor! Mas esses alimentos devem ser grandes, macios e saudáveis. 

Estimulando os bebês

Nunca ofereça balas, alimentos industrializados, ou coisas do tipo para um bebê, pois prejudica a saúde dele. O ideal é oferecer frutas picadas, danoninhos saudáveis, sucos naturais, dentre outros alimentos saudáveis.

Objetos coloridos, com bastante contraste e desenhos, tendem a chamar a atenção dos bebês. Por isso, mantenha seu bebê entretido com objetos coloridos, listrados e estampados, bolas coloridas, roupas com desenhos e outras peças que chamem atenção de bebês!

Você também pode estimular a fala de seu bebê em todas as línguas que você tiver um conhecimento básico, fora a língua portuguesa! Não é necessário investir em cursos tão cedo, mas estimular seu bebê com músicas, palavras estrangeiras que você conhece, ajuda a estimular o aprendizado deles!

Um bebê consegue diferenciar cerca de 800 idiomas diferentes quando nascem.

Outra dica é conversar com seu bebê, eles entendem quase tudo que é direcionado à eles!

Palavras como “mamãe e papai” são as que os bebês mais conhecem no início de sua vida. Quando completam 1 ano e 6 meses, a palavra mais conhecida por eles é “não”.

Conclusão

Portanto, brincar e conversar com seu bebê estimula totalmente o cérebro de seus bebês.

Bebês amam coisas repetidas, como ouvir as mesmas histórias, repetir as mesmas brincadeiras, e ouvir as mesmas músicas várias e várias vezes. Por isso o recomendado é estabelecer uma rotina, com horário certo para tudo! 

Você também pode pegar seu bebê e assistir a partida de seu jogo de futebol favorito com as vestimentas encontradas na Torcida Baby! Com certeza ele ficará entretido e estimulado a aprender sobre futebol.

Espero que tenham gostado deste artigo e que ele tenha sido de grande utilidade para você e seu baby!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos