Saúde

Autocuidado: Entenda a Importância e Saiba Como Desenvolvê-lo

Publicado por Veja Notícias no dia 13/04/2021 as 16:19

No mundo em que vivemos, dar atenção para o autocuidado é um aspecto fundamental para quem busca mais qualidade de vida.

Isso porque, em meio a tantos problemas, adversidades, compromissos, responsabilidades, etc., nós precisamos destinar um tempo para cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar. 

E isso significa dar atenção tanto para a nossa saúde física quanto para a nossa saúde mental, pois, caso contrário, doenças, distúrbios, situações de estresse, ansiedade e depressão serão cada vez mais comuns.

O autocuidado está ligado diretamente a você se colocar em 1º lugar e isso não quer dizer que você é egoísta, mas, sim, que tem amor próprio!

Portanto, se você quer viver mais e melhor, confira as dicas que separamos a seguir sobre autocuidado!

Dicas essenciais sobre autocuidado

Quantas vezes nas últimas semanas você parou para refletir sobre como anda a sua vida? Sobre como está a sua saúde, seu trabalho e os seus relacionamentos?

Provavelmente, poucas vezes, não é mesmo? Pois então, apesar dessa reflexão não ser algo tão complicado de se fazer, nós acabamos deixando-a de lado e vamos vivendo no piloto automático.

Por isso, a partir de agora, é importante que em sua rotina você pare em alguns momentos, respire fundo e reflita sobre como está sua vida, sobre o que está sentindo e assim por diante

Jamais deixe sua saúde para depois.

E, quando falamos em saúde, é essencial que você adote certos hábitos em seu dia a dia para ter mais qualidade de vida. Veja!

Dieta equilibrada e atividade física

Quando falamos em desenvolver o autocuidado, ter uma dieta equilibrada e praticar pelo menos uma atividade física de maneira regular são dois aspectos essenciais.

Portanto, comece o seu autocuidado dando atenção para o que você come e para os exercícios que pratica!

Não leve uma vida sedentária e não fique comendo apenas produtos ultraprocessados, cheios de sódio, açúcares, gorduras, corantes e outros ingredientes que não fazem bem para a saúde.

Opte por alimentos in natura, que possuam vitaminas e os nutrientes necessários para que você possa viver bem! Invista em pratos coloridos, em frutas, verduras, legumes, vegetais, grãos e assim por diante. 

Além disso, tenha uma boa rotina alimentar! Ou seja, tenha um horário para tomar café, para almoçar, para jantar e para fazer alguns lanches. Jamais pule refeições e fique longos períodos sem comer.

Hidratação

Diariamente, beba pelo menos dois litros de água – essa é a quantidade mínima recomendada para adultos, de acordo com especialistas ligados à área da saúde.

E para tornar esse processo mais fácil e natural em sua rotina, ande sempre com uma garrafinha, pois dessa forma, sempre que for preciso, você poderá enchê-la em um bebedouro de água e poderá se manter bem hidratado!

Meditação 

Além de cuidar do corpo, é essencial que você cuide da sua mente também, por isso, procure meditar pelo menos 15 minutos por dia.

Reserve esse tempo apenas para você e para os seus pensamentos. Pode ser pela manhã, antes de trabalhar ou ao final do dia, antes de ir para a cama dormir. 

Faça testes e veja o que funciona melhor para você.

Sono de qualidade

Durma bem para viver bem! 

Então, sempre, sempre dê atenção para a qualidade do seu sono e, jamais, negligencie-a. 

Afinal, noites bem dormidas são essenciais para a nossa saúde e bem-estar.  Portanto, procure dormir bem todos os dias, de preferência entre 7 e 8 horas.

Além disso, procure ir para a cama sempre no mesmo horário, pois assim o seu corpo irá se acostumar e ficará mais fácil e natural dormir.

Vida social

Mantenha sua vida social ativa! Não viva apenas em função do trabalho. Você precisa ter um tempo para fazer o que gosta, para ter momentos de lazer e para aproveitar com amigos e familiares.

Afinal de contas, ter e desenvolver o autocuidado está muito ligado também ao modo como você equilibra sua vida profissional e pessoal. Uma não pode “atrapalhar” a outra.

Portanto, divirta-se, socialize, faça amizades, dê boas risadas e torne o seu encontro com pessoas especiais uma prioridade na sua vida!

Dicas bônus

Para finalizar, separamos algumas outras dicas que também são importantes quando falamos sobre autocuidado:

  • Faça visitas periódicas ao médico;
  • Cuide da sua higiene pessoal;
  • Estimule a mente (aprenda coisas novas);
  • Aprenda a dizer “não”;
  • Cuide da sua aparência;
  • Pratique o autoperdão e a autocompaixão;
  • Tenha e desenvolva hobbies;
  • Pratique sexo seguro;
  • Contemple a natureza;
  • E faça terapia.

Dessa forma, seguindo essas dicas, você com certeza desenvolverá o autocuidado e, com consequência, terá muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

10 dicas práticas para emagrecer

2 de setembro de 2021

10 dicas práticas para emagrecer

São várias as razões por trás da decisão de alguém buscar emagrecer. Seja pela sua saúde, pelo bem-estar com o seu corpo, ou aquela vontade de ficar bem no biquíni ...