Revista Portal Útil

O corpo sente o impacto de noites mal dormidas de forma imediata. Quando não descansamos adequadamente, nada funciona direito: nos sentimos cansados o dia inteiro, a mente fica confusa e até mesmo sintomas físicos surgem, como dores de cabeça e musculares. Por esse motivo, dormir bem é fundamental. 

Felizmente, existem alguns artifícios que contribuem para uma boa noite de sono, como um pijama confortável, colchão e travesseiros de qualidade, iluminação correta e som adequado. Neste artigo, falamos sobre o papel que cada um desses cinco elementos exerce sobre o sono. Confira!

O que este artigo aborda:

5 elementos que garantem uma boa noite de sono
5 elementos que garantem uma boa noite de sono
Pin It

1 – Iluminação

Se possível, prefira dormir sempre em um ambiente escuro. O corpo humano é “programado” para dormir quando escurece e acordar com a claridade. À noite, a luz pode alterar os ciclos biológicos e a produção de alguns hormônios, como o cortisol e a melatonina.

Isso é ruim, pois uma das principais funções da melatonina é o “incentivo” ao sono, que atinge seu nível máximo de produção quando adormecemos. Ao anoitecer, esse hormônio passa a ser produzido na glândula pineal do cérebro e tem o poder de diminuir a pressão arterial, a temperatura e os níveis de glicose do corpo.

Dessa forma, à noite, a iluminação artificial pode afetar a qualidade do sono, visto que aumenta os níveis de cortisol, o que atrapalha o sono. As interrupções do sono provocadas pela luz, por sua vez, podem ocasionar dores no corpo, irritabilidade, cansaço, mau humor e diminuição da capacidade produtiva.

2 – Som

Você já se perguntou se é melhor dormir no silêncio ou ouvindo uma música calma? O silêncio é a melhor maneira de dormir, porém, algumas pessoas têm o hábito de ouvir músicas para relaxar e ajudar a embalar o sono.

Pesquisadores da Universidade de Tubingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música na hora de dormir, desde que seja calma, traz benefícios para a memória e facilita o aprendizado. Dessa forma, caso você seja adepto aos sons para dormir, opte por músicas instrumentais ou vídeos com sons da natureza.

3 – Colchão

O colchão é o principal elemento para uma boa noite de sono. Para escolher uma peça de qualidade, é preciso considerar a sua altura e peso ao definir a densidade. Inclusive, investir em um colchão semi ortopédico que ajude a manter a coluna alinhada durante o sono pode ser uma boa opção. 

4 – Travesseiro

Assim como o colchão, o travesseiro também desempenha um papel super importante no sono. Para quem tem o hábito de dormir de barriga para cima, os modelos de travesseiro baixos são os mais indicados.

Ademais, as pessoas que costumam dormir de lado devem optar por travesseiros mais altos para que se tenha uma compensação em relação a altura dos ombros.

No entanto, o ponto mais importante a ser observado na hora de comprar um travesseiro é perceber se o modelo deixa a coluna em uma posição confortável. Por esse motivo, esse é um tipo de produto que deve ser testado antes da compra ou trocado caso seja comprado online e não corresponda às expectativas. 

5 – Pijama

Usar um pijama confortável para dormir proporciona alguns benefícios para o sono, como conforto e liberdade de movimentos, além de manter o corpo em uma temperatura agradável. 

Além disso, a peça também traz alguns benefícios de origem emocional que podem impactar positivamente a sua noite de sono, pois  o que vemos no espelho interfere diretamente em como nos sentimos e o modo como dormimos influencia a qualidade do sono.

Ou seja, nossa imagem tem importância e devemos nos sentir bem na hora de dormir. Sendo assim, substitua aquela camiseta larga e velha por um belo e confortável pijama.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse