Saúde

15 dúvidas sobre pedra nos rins respondidas por expert

Publicado por Veja Notícias no dia 28/04/2021 as 11:10

Também conhecida como cálculo renal, as pedras nos rins, são chamadas assim devido ao seu formato ser muito semelhante a uma pedra comum. Elas são formadas como uma espécie de massa que causa muita dor e desconforto.

Em alguns casos, os pacientes são internados com graves crises de dor. Na maioria das vezes não é necessário cirurgia, porém a dor intensa pode ocasionar uma internação para aliviar os sintomas.

Muitos casos são tratados em casa mesmo com a ajuda de analgésicos para aliviar a dor e a ingestão de líquidos para expelir as pedras.

Podem surgir muitas dúvidas a respeito do assunto, como, qual o tratamento indicado? quanto tempo demora para expelir? entre outras preocupações.

Com isso, este artigo traz algumas dessas dúvidas respondidas a fim de ajudá-lo com essas preocupações.

1. Qual o melhor remédio para expelir pedra nos rins?

Quando as pedras nos rins são identificadas mais cedo e, dependendo da quantidade e do tamanho delas, não é necessário cirurgia, somente em casos mais graves.

Com isso, o médico indica um remédio específico e também, que o paciente ingira muito líquido para facilitar o processo de expelir as pedras.

O tratamento é feito em casa e o geralmente é recomendado o uso de Paracetamol e Buscopan para aliviar a dor e a ingestão de muito líquido para expelir as pedras através da urina.

Além do tratamento indicado por médicos, algumas pessoas optam por remédios naturais, como chás por exemplo.

Um dos remédios para cálculo renal que tem gerado boas respostas é o pó dissolvente.

É uma formulação francesa que tem gerado muitos depoimentos onde pacientes se livram do cálculo renal e das dores causadas por ele.

2. O que é bom para dissolver cálculo renal?

Para dissolver o cálculo renal, o mais indicado é a ingestão de líquidos por vários períodos do dia e a diminuição da quantidade ingerida de sal.

Devido a muitos casos de cálculo renal serem causados pelo excesso de ácido úrico, é importante diminuir a quantidade de sal ingerida através de uma dieta que pode ser passada pelo médico.

3. Como aliviar dor renal?

Quando o paciente não precisa de cirurgia, são indicados analgésicos para aliviar os sintomas, quando está em crise de dor. Os analgésicos normalmente indicados são: Paracetamol e Buscopan.

Alguns anti-inflamatórios também podem ser indicados, como por exemplo, Diclofenaco e Ibuprofeno.

4. Como eliminar pedra nos rins em 3 dias?

Algumas dicas podem ajudar a eliminar as pedras nos rins mais rápido. Em apenas 3 dias, é possível expelir por completo as pequenas pedras e evitar que novas pedras se formem.

  • Beber bastante água: é importante ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Para pacientes que estão sob orientação de ingestão de líquidos, essa dosagem pode aumentar.
  • Beber sucos cítricos como laranja e limão: Devido a acidez das frutas, a formação de novas pedras são impedidas por seus agentes cítricos.
  • Diminuir a quantidade de sal ingerido: O sal aumenta o ácido úrico encontrado na urina. Portanto para eliminar e combater as pedras nos rins, é importante diminuir a quantidade ingerida.
  • Tomar chá: Existem chás que possuem agentes naturais ótimos para combater, prevenir e eliminar de vez as pedras nos rins, como por exemplo, o chá de quebra-pedra.
  • Utilize o Pó Dissolvente: Ele não tem contraindicações e tem uma ótima eficácia.

5. Quanto tempo dura uma crise de pedra nos rins?

As crises de pedras nos rins normalmente tem picos de dor. Isto é, a dor começa como uma cólica que pode começar nas costas e vir seguindo para o abdômen e podem ocorrer momentos de alívio.

Devido à forte dor, o recomendado é não ficar em casa esperando se agravar e procurar atendimento médico o mais rápido possível.

6. Quanto tempo demora para sair uma pedra nos rins?

Dependendo do tamanho da pedra nos rins, ela pode sair espontaneamente em até no máximo 14 dias. Para isso, é necessário ingerir bastante líquido e urinar sempre que tiver vontade para que as pedras possam sair na urina.

Em caso que a pedra chega a ser maior que 7 mm, é mais difícil sair espontaneamente e é necessário então, uma intervenção médica.

7. Como Dissolver pedras nos rins com tratamento natural?

Para dissolver pedras nos rins de forma natural, o mais indicado é a ingestão de líquidos. É importante tentar beber pelo menos 3 litros de água quando se está com pedras nos rins para que elas possam sair na urina.

A ingestão de líquidos não precisa ser necessariamente água, mas também pode incluir sucos, principalmente naturais e cítricos e chás, como o chá de quebra-pedra que é indicado para este problema.

8. É possível morrer de pedra nos rins?

Quando as pedras nos rins são detectadas, é importante fazer o tratamento adequado o mais rápido possível para que não evolua para um quadro clínico mais grave, como por exemplo, uma infecção urinária séria.

Neste caso, a infecção urinária pode ocasionar um choque séptico e com isso, levar a pessoa a morte.

9. Como saber se a pedra do rim já saiu?

As dores na hora de urinar pode ser um indício de que as pedras nos rins estão saindo.

Conforme passam pelo canal urinário, podem ocasionar cólicas, ardência ao fazer xixi e desconforto.

Estes podem ser sinais de que as pedras estejam saindo, mas o mais indicado para ter certeza que já saiu, é fazer uma consulta de retorno no médico e exames para avaliar.

10. Quando a pedra sai do rim continua doendo?

Após a liberação das pedras, é importante continuar fazendo uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

A dor pode continuar por até 3 dias, pois com a eliminação das pedras, cria-se um edema no ureter que faz com que a dor ainda persista por alguns dias.

Após esse período e quando terminar o uso dos remédios recomendados, caso a dor continue, é preciso voltar ao médico e comunica-lo sobre o ocorrido.

11. Quando a pedra sai do rim sangra?

As pedras nos rins normalmente costumam ser pequenas. Sendo assim, com as recomendações necessárias, não causam sangramento na hora de sair do rim.

Porém, em outros caso, podem ocorrer obstrução no momento de transitar da bexiga para a uretra e, com isso, causar sangramento, sendo necessário correr para o médico e dependendo fazer uma cirurgia para corrigir a obstrução.

12. Qual o tamanho do cálculo renal que pode ser expelido?

As pedras nos rins ou cálculos renais, podem ser expelidas sem precisar de cirurgia, quando seu tamanho é menor que 7 mm. Nesse caso, acima de 7 mm é necessário que o paciente faça uma cirurgia para a retirada.

Mesmo nos caso abaixo desse tamanho, existe uma porcentagem pequena de pacientes que também precisam de cirurgia.

13. Como saber se a pedra está na uretra?

Alguns sintomas podem indicar que a pedra está na uretra, como por exemplo, dor abdominal, dor ao urinar, sangue na urina, cor diferente ou aspecto diferente na urina.

Qualquer desconforto na hora de urinar ou dor abdominal que possa indicar pedras, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.

14. É normal sangrar com cateter Duplo J?

O sangramento pode ocorrer com o cateter Duplo J. Isso porque ele pode causar inflamação na bexiga. Outro motivo que pode ocasionar o sangramento é a condição pós cirurgia.

O ideal nesses caso, é procurar a ajuda médica para detectar o problema.

15. Quanto tempo um cálculo pode ficar no ureter?

Na maioria dos casos, antes de 12 horas, o paciente já está com muita dor e procura atendimento médico dentro desse prazo.

Para ser expelido de forma natural sem cirurgia, o cálculo pode demorar até quatorze dias.

Para que o cálculo ou as pedras sejam expelidos de forma natural, é importante uma avaliação médica, seguir as orientações e ingerir bastante líquido.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como vender pelo Instagram?

29 de março de 2021

Como vender pelo Instagram?

Ter um perfil comercial e uma descrição bem elaborada na bio, sem dúvida, são os primeiros passos para o sucesso no Instagram . Porém, existe vários outros passos a...