Publicado por Veja Notícias no dia 02/09/2021 as 08:42

São várias as razões por trás da decisão de alguém buscar emagrecer. Seja pela sua saúde, pelo bem-estar com o seu corpo, ou aquela vontade de ficar bem no biquíni ou calção durante o verão, para tirar fotos e postar nas redes sociais.

Seja qual for o motivo, a grande verdade é que emagrecer não é um desafio fácil, levando em conta a situação do seu metabolismo, a sua predisposição a mudar o seu cardápio diário e o que o levou a engordar.

Em alguns casos, esses quilos a mais podem significar coisas muito além de refeições mais reforçadas, tais como problemas de saúde, de origem física, mas também emocional.

Para muitas pessoas, emagrecer é uma ação necessária para a sua autoestima, recuperando a confiança em si mesmo, perdida por motivos de algum descontentamento estético.

Independentemente do motivo, quem busca emagrecer deve fazer de maneira certa, procurando receitas que possam ser feitas por meio de uma cesta de alimentos saudáveis, e não por receitas milagrosas na internet.

Perdendo peso de maneira saudável

O mundo fitness se torna cada vez mais forte por meio das redes sociais, com dezenas de influenciadores digitais atuando nesse ramo. Além das oportunidades comerciais, com esse mercado em pleno crescimento, existe o fator da saúde.

As redes sociais agrupam diversas comunidades com gostos e estilos comuns, e dessa forma não só reúnem esses nichos, como acabam por inspirar o público a seguir os preceitos dessa comunidade, com o intuito de pertencer a ela.

Uma dessas correntes é o de alimentos naturais, que ao lado dos cuidados ao corpo, estão formando uma nova geração, principalmente por meio da audiência jovem, onde as precauções com a saúde estão muito mais presentes.

É uma faixa que adotou a academia como um espaço comum ao convívio social. Sem contar os esportes ao ar livre e a substituição do carro pela bicicleta. Mudanças positivas ao corpo, ao meio ambiente e ao bolso.

Os cuidados com a saúde impedem o surgimento inesperado de doenças, e o gasto com remédios é trocado pela compra de legumes e vegetais que ajudam a prevenir esses males.

Existe a praticidade física também, pois trocar o rolamento para bicicleta é muito mais barato e rápido do que substituir uma peça relacionada ao motor do seu carro.

É por meio dessas situações que a prática de exercício é tão popular nos dias de hoje, assim como os canais voltados aos cuidados ao corpo, com alguns atuando como especialistas em dicas sobre como perder peso.

E não é através de dietas excêntricas, daquelas repassadas por um conhecido que diz ter ouvido em algum lugar sobre. Emagrecer hoje é uma ação ligada à sua relação com seu corpo, e a manutenção saudável dele.

Pois de nada adianta perder peso de maneira impulsiva, se ele pode ser recuperado com essa mesma intensidade, caso o indivíduo não invista em uma alimentação saudável, adotada por meio de hábitos diários.

Assim como uma máquina de alinhamento trabalha com os ajustes necessários para o funcionamento de uma fábrica e seus equipamentos, o corpo precisa de um alinhamento nesse sentido.

Assim, é recomendado o cuidado diário, existindo inclusive aplicativos que transformam o seu celular em um instrutor personalizado, indicando exercícios e dando dicas de alimentação. Mas para alcançar esse objetivo de forma saudável é preciso seguir alguns procedimentos.

10 dicas sobre como emagrecer de forma saudável

Definida a razão que moverá o seu desejo de emagrecer, é chegado o momento de colocar em prática ações que atuem nesse sentido. Permitindo que a eliminação desses quilos a mais só traga benefícios, e não dores de cabeça.

1 – Pratique exercícios regulares

Emagrecer é uma ação intrinsecamente ligada ao corpo, como se pode perceber visualmente. Sendo um ato de valor corporal, qualquer ação nesse sentido deve se preocupar com a completa manutenção dele, o corpo.

A prática de exercícios funciona duplamente nesse sentido, pois além de eliminar diariamente um número alto de calorias, o desempenho de atividades físicas garante que o seu corpo e metabolismo se encontrem em um estado balanceado.

Assim como um comando hidráulico é responsável pela transmissão de óleo para outras peças do motor, garantindo o seu funcionamento, o corpo necessita de atividades frequentes, impedindo um processo de atrofiamento dos seus músculos.

Da mesma forma que a prática é indicada em tratamentos de saúde, para emagrecer também é necessário um esforço nesse sentido, afinal, o processo de emagrecer muitas vezes pode ser visto como um procedimento de origem médica.

2 – Não passe fome

Dietas líquidas ou de base semelhantes podem até modificar o seu peso de forma rápida, mas não vale os danos que estão sendo causados ao seu corpo.

A falta de nutrientes é capaz de dizimar todo o seu metabolismo interno, tornando mais difícil de se manter o peso ideal no futuro, com as trocas de energias entre os sistemas sanguíneos, musculares e afins sendo prejudicados.

Além do famoso ditado “saco vazio não para em pé”, passar fome com o intuito de emagrecer pode tornar esse propósito ainda mais inalcançável, pois a vontade de comer depois vem com muito mais força do que em uma alimentação balanceada.

3 – Reeducação alimentar

Melhorar a alimentação é fundamental se você quer ter resultados. Se deixar de comer não é a solução para perder uns quilos extras, continuar se alimentando de forma desregrada não vai fazer nenhum milagre também.

É preciso observar a fundo os seus hábitos alimentares, de forma a substituí-los por práticas e alimentos melhores, que não apenas melhorarão a saúde do seu corpo como, em consequência disso, auxiliarão em seus objetivos de emagrecimento.

Entre algumas práticas da reeducação alimentar estão:

  • Deixar de lado alimentos gordurosos;
  • Optar por pratos saudáveis;
  • Comer em horários regulares;
  • Pesquisar o valor nutricional de cada alimento.

Reeducação alimentar não significa parar de comer tudo o que te faz feliz. É um exercício que trabalha com a substituição de uma sobremesa calórica por uma de maior valor nutritivo, como uma fruta ou um doce de base natural.

4 – Coma verduras e legumes

O desafio de todo pai ou mãe com filho pequeno é convencê-lo a comer verduras e legumes. E se é difícil convencer uma criança, imagine convencer um adulto. É por isso que quem busca emagrecer antes precisa de um trabalho de persuasão individual.

Estabelecer para si mesmo metas e objetivos é um dos primeiros passos para modificar a sua tabela alimentar, e apostar em pratos saudáveis é uma etapa essencial nesse processo de melhoria do corpo.

Assim como um serviço de calibração de termometro permite que esse aparelho exerça um melhor trabalho de mensuração, alimentos como verduras e legumes realizam um trabalho semelhante às funções do seu corpo.

5 – Alimente-se de forma regular

Além de uma alimentação balanceada, é preciso que o ato da refeição tenha uma importância maior em sua vida, substituir os pratos completos por porções menores é algo intuitivo para alguém que busca emagrecer, mas é preciso ter atenção com os horários.

Comer em um prato menor, mas passar horas sem comer não terá um efeito positivo no seu sistema corporal.

Porções menores, em horários regulares, permite que o seu corpo absorva as energias necessárias para um curto espaço de tempo, sem precisar estocar algum excesso de calorias, o que acaba levando ao processo de engordar.

6 – Coma devagar

Diversas religiões tratam o momento da refeição como algo sagrado, e caso você queira perder uns quilos a mais, é necessário adotar esse mesmo tipo de cuidado e devoção na hora de se alimentar.

Mastigar bem garante não só uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos – o que já ajudaria na manutenção do seu metabolismo – como permite que a comida seja melhor processada pelo seu organismo, evitando o mal-estar que deixa o seu corpo pesado.

7 – Hidrate-se

Outra forma de impedir o inchaço do corpo é por meio de uma hidratação frequente. Sucos naturais são boas opções no lugar dos refrigerantes e bebidas calóricas, mas nada exerce um trabalho tão bom para o corpo como a água.

Da mesma maneira que um transmissor de temperatura identifica o nível de energia exercido nas atividades de uma máquina, a água consegue apontar os sais naturais que chegam ao seu corpo, trabalhando nesse processo de mineração dos nutrientes.

8 – Fuja do sal

O sal é o grande inimigo dos cardiologistas, mas ele é também um forte oponente de médicos nutricionistas. Além de trazer danos para o sistema arterial, alimentos ricos em sódio podem reter líquidos em seu corpo, causando um processo de inchaço.

9 – Durma bem

O sono é outro parceiro de quem busca emagrecer, pois é no processo de descanso que o seu metabolismo funciona em total forma, trabalhando para a melhor eliminação posterior de resíduos alimentares.

10 – Anote tudo

Assim como um monitoramento de alarme não pode deixar passar nenhuma informação no caso de atividades suspeitas, você também deve estar atento a tudo que entra em seu corpo.

Não é necessário anotar o valor calórico de cada produto no mercado, mas é importante ficar atento ao que você está consumindo, somente ao se ter noção do que pode estar te engordando é que o indivíduo pode trabalhar com a sua substituição.

Conclusão

Essas práticas agem não apenas no processo de emagrecimento, mas de um melhor cuidado com o seu próprio corpo.

Pois da mesma forma que um guarda corpo de vidro tem uma função estética para a sua varanda, ele também exerce um fator de segurança, e no fim é essa a relação que o indivíduo deve ter com o corpo.

Um cuidado com o elemento estético, mas acima de tudo uma atenção à sua saúde.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos