Revista Portal Útil

Se você tem um cachorro, provavelmente já chegou em casa e teve que lidar com alguma bagunça que ele deixou. Muitas vezes, esses animais destroem móveis, plantas e até a cama de cachorro que você comprou com tanto carinho.

Geralmente, esse comportamento é comum em filhotes, mas os pets adultos também praticam. O que leva o animal a agir dessa forma são diferentes fatores, como tédio, falta dos tutores, fome, necessidade de morder algo e até problemas de saúde. Por isso, é importante investigar para encontrar o real problema. 

Neste conteúdo, explicaremos o que você pode fazer nessas situações. Acompanhe! 

O que este artigo aborda:

O que fazer quando o cãozinho quer destruir tudo?
O que fazer quando o cãozinho quer destruir tudo?
Pin It

Meu cachorro destrói tudo, como agir? 

O primeiro passo para melhorar esse comportamento no seu pet é fazer com que o cão mude suas atitudes. Para isso, é necessário educá-lo para que o comportamento indesejado não aconteça novamente. Então, veja algumas dicas!

Passeie com seu cachorro diariamente

Os cães são animais com instinto, o que exige um pouco de estímulo a esse ponto. Por isso, eles precisam estimular a visão, olfato, boca, as patas etc.

Nesse momento, passear com seu animal é uma recomendação fundamental, principalmente para os cachorros que vivem em apartamentos mais fechados. Contudo, mesmo que ele tenha um quintal grande para correr e brincar, é importante levá-lo para conhecer outros lugares.

Portanto, leve seu cãozinho em parques, passeios no quarteirão de casa, entre outros. Essa atitude distrairá e cansará o pet de modo que ele gaste energia e fique mais calmo quando estiver em casa. 

Investigue a causa

Quando o cachorro destruir tudo, pare e pense o que pode ter causado este comportamento. Se questione: será que ele ficou muito tempo sozinho? Ele estava sem brinquedos para se distrair? Ficou sem comida? Não passeou ainda naquele dia e estava com muita energia? 

Diante dessas respostas, é possível ter uma perspectiva do que pode estar acontecendo. Se seu animal é filhote e tem os dentinhos nascendo, essa também é uma causa plausível para o comportamento indesejado. Isso porque eles se incomodam muito com a gengiva, o que os leva a morderem coisas. 

Compre brinquedos

Como comentamos, os brinquedos funcionam como distrações para os cachorros. Geralmente, esses animais amam artigos para morder, como bolinhas, ossos e bichinhos. Com o costume, o animal relaciona que esse objeto pode morder e se distrair dos móveis e outros elementos da casa. 

Corrija o comportamento errado no momento certo

Se você chega em casa, observa que seu cachorro destruiu algo e já sai dando broncas, provavelmente ele não entenderá porque seu dono está agindo dessa forma. 

É importante sinalizar para o animal que ele está errado apenas na hora que ele age dessa forma. Em seguida, ignore o cão. Assim, ele se relaciona com algo que não pode fazer e aprende com o tempo.

Uma dica é utilizar a palavra “não” quando ele faz algo que você não quer. Não tente bater no animal ou falar palavras que ele não entenderá. Além disso, é preciso ser firme com o “não”, sem gritar. 

Dê mais carinho 

Se você realmente deseja se livrar do comportamento inadequado, tenha paciência e amor. Quanto mais carinho seu cachorro recebe, mais ele fica calmo, e a tendência é ele destruir menos.

Nesse momento, utilize a tática de reforço positivo — quando o cachorro faz algo correto, dê uma recompensa, como carinho e petiscos. Caso contrário, diga “não” e evite contato com o pet por um período.

A partir dessas ações, é possível mudar  o comportamento do seu cãozinho e evitar que ele destrua tudo em sua casa. Apesar de ser um processo que exige atenção e disciplina, logo o animal aprende e vai entendendo o que deve ou não fazer. 

Além disso, se você sai de casa e quer evitar esses problemas, procure deixar seu cão com um pet sitter, por exemplo. Assim, ele ganha atenção e cuidado de outra pessoa enquanto você está fora.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse