Revista Portal Útil

Hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas que possuem animais de estimação em casa, sejam eles gatos, cachorros ou até mesmo algum bichinho mais exótico. 

Nesse contexto, uma das coisas que mais pesam na hora de cuidar de um animalzinho é, com certeza, a parte da higienização dos ambientes, pois, muitas das vezes, o animal não sabe onde pode fazer as necessidades, o que deixa a casa suja. 

Pensando em te ajudar a lidar com isso, trouxemos um artigo com algumas das principais dicas de limpeza para quem tem pets, confira abaixo!

O que este artigo aborda:

Dicas de higiene e limpeza para quem tem pets
Dicas de higiene e limpeza para quem tem pets
Pin It

Dica 1: adestre o seu animal

Dica 1: adestre o seu animal

Antes de começar a lista com as dicas de limpeza oficiais, é preciso citar a importância do adestramento com o intuito de manter a casa limpa e higienizada. 

Isso porque, muitas das vezes, a sujeira da casa se dá pelo fato de que os bichinhos não sabem onde fazer as suas necessidades fisiológicas ou então quando eles sobem nos móveis sem autorização (liberando pêlo tanto no sofá quanto nas camas, por exemplo).

Nesse caso, é muito importante que você tente adestrar o seu animal para que ele mesmo ajude a não bagunçar a casa

Nesse caso, uma dica é separar um lugar onde o bichinho possa fazer as suas necessidades físicas e usar aqueles desinfetantes de animais para marcar o local onde é permitido fazer isso. 

Assim, ao fim de pouco tempo, o seu próprio animal de estimação vai ser capaz de ajudar na manutenção da limpeza.

Dica 2: fique atento ao escolher os produtos de limpeza

A pele dos nossos animais de estimação não é a mesma que a nossa e isso é visível. Na prática, isso significa que muitas das coisas que para nós, humanos, são normais, nos animais podem causar algum problema de alergia ou de intoxicação. 

Sendo assim, o ideal é sempre ler o rótulo dos produtos de limpeza antes de comprá-los para a sua casa e dar prioridade por produtos com menos aditivos químicos.

Além de ter cuidado na hora da compra, é muito importante que donos de pets tenham a responsabilidade de afastar os animais durante a limpeza (eles podem voltar depois que os materiais estiverem guardados). 

Além disso, é muito importante deixar todos os materiais de limpeza fora do alcance dos animais (por exemplo, em locais altos, armários com tranca e muitos outros lugares).

Dica 3: controlando os pêlos espalhados pela casa

Quem tem gato e/ou cachorro, sabe que pêlos são uma realidade constante e ficam espalhados pela casa. Não é raro a contratação de uma desentupidora profissional nos casos mais severos relacionados a pelos dos pets. 

Por esse motivo, uma das principais etapas de higienização de grande parte das casas que possuem animais de estimação é a limpeza dos pêlos. 

No entanto, por ser um material muito pequeno, fino e estarem em grande quantidade, os pêlos são muito difíceis de limpar.

Nesse contexto, existem algumas dicas que você pode utilizar para realizar essa tarefa. Por exemplo:

  1. Mantenha sempre os pêlos do seu bichinho de estimação tosados, pois isso faz com que diminua a queda;
  2. Frequentemente, escove o pêlo do seu bichinho, isso faz com que você mesmo retire os pêlos do corpo do bicho, o que diminui a quantidade de pêlos espalhados pela casa;
  3. Treine o seu animal para que ele não suba nos móveis, pois isso também ajuda a espalhar pelos;
  4. Compre ração e shampoo de marcas que diminuem a queda de pêlos;

Dada as dicas, para diminuir a produção de pêlo, no quesito limpeza, você pode:

  1. Usar pedra-pomes para desgrudar os pêlos de tapetes;
  2. Usar materiais feitos de borracha (por exemplo, luvas) para esfregar nos tapetes com o intuito de arrancar os pêlos através da energia cinética;
  3. Usar fita adesiva para capturar pêlos;
  4. Usar aspirador de pó;

Dica 4: tirando o cheiro de xixi do ambiente

Outro grande problema que donos de pets sofrem constantemente é com relação aos dejetos dos animais, especialmente ao cheiro forte da urina, que fica impregnada nos cômodos. Por esse motivo, algumas dicas são muito interessantes se você deseja tirar esse cheiro, por exemplo:

  • Passo 1: seque o local do xixi usando, para isso, uma toalhinha de papel;
  • Passo 2: se tiver fezes no local, remova;
  • Passo 3: em um pequeno frasco, misture água quente e sabão em pó (se o xixi for de cachorro, você pode usar vinagre nessa mistura);
  • Passo 4: aplique a mistura no local onde o xixi estava;
  • Passo 5: seque o local;

Dica 5: evite acidentes

Uma das principais formas de ajudar o seu pet para que ele não faça as necessidades fisiológicas dele fora do lugar é mantendo a casa limpa.

Isso porque os pets – assim como muitos humanos – gostam de limpeza e, sendo assim, se o local onde eles normalmente fazem xixi estiver sujo, eles vão optar por fazer o alívio em outra parte da casa, o que aumenta ainda mais a sujeira do pet.

Além disso, uma casa bem limpa pode proteger a saúde do pet e da família. Isso porque uma caixa de areia suja pode acumular bactérias, fungos e muito mais, o que pode fazer com que alguma doença se espalhe tanto para os humanos da casa quanto entre os animais de estimação. 

Sendo assim, mais do que um hábito de limpeza, é um hábito de cuidado.

Dica 6: cuide da saúde do seu animal

Além de manter a casa limpa, outra forma de cuidar da saúde do seu animalzinho de estimação é limpando os objetos de uso pessoal dele. 

Isso significa, por exemplo, manter as bacias de comida do animal de estimação constantemente limpas (o que evita a proliferação de bactérias, entre outros microorganismos), manter os reservatórios de água deles limpos, manter as gaiolas e as áreas de higiene pessoal dele limpos e muito mais.

Isso é muito importante, pois, como explicamos anteriormente, a higiene pode afetar diretamente na saúde do animal, tendo em vista que sujeira pode conter diversos tipos de microorganismos que são capazes de prejudicar a saúde de toda a família e do próprio animalzinho de estimação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse