Revista Portal Útil

O clima seco pode provocar impactos negativos na saúde do seu animal de estimação. Cachorros e gatos idosos e filhotes são os que mais sofrem com a secura, entretanto, animais adultos com doenças respiratórias, como bronquite e asma, e cardíacas também precisam de atenção e cuidado.

Com a baixa umidade, diversos tipos de ácaros e partículas ficam suspensos no ar e, consequentemente, são inalados em maior quantidade pelos pets, o que pode provocar alguns sintomas como chiado e tosse. Caso o seu bichinho apresente esses sintomas, procure uma unidade médica veterinária o mais breve possível.

O que este artigo aborda:

Clima seco pode afetar a saúde dos pets
Clima seco pode afetar a saúde dos pets
Pin It

Doenças provocadas pelo clima seco 

Entre as doenças que acometem a saúde dos animais de estimação com mais frequência durante o clima seco, podemos destacar:

Traqueobronquite infecciosa

A traqueobronquite infecciosa é uma doença contagiosa do trato respiratório que pode afetar cães e gatos. Seu principal sintoma é uma tosse seca e alta, mas também pode causar perda de apetite.

Infelizmente, se não for tratada a tempo, pode levar seu bichinho a óbito. Portanto, caso perceba algum desses sintomas no seu animal de estimação, dirija-se até um consultório veterinário.

Pneumonia

A pneumonia, assim como para os seres humanos, representa um grande perigo para os pets. Muitas vezes, ela é resultado de complicações causadas pela gripe canina ou felina.

Os sintomas podem incluir secreção ocular e nasal, aumento da frequência respiratória, tosse úmida ou seca, perda de peso, febre, apatia, falta de apetite e respiração ofegante.

Osteoartrite 

A osteoartrite é uma doença degenerativa que ataca as articulações do animal, causando dor e dificuldade de locomoção. Em climas secos, o quadro pode ter uma piora considerável. 

Embora não tenha cura, ela pode ser controlada com medicamentos anti-inflamatórios e, se não for tratada, pode se agravar ao ponto de impossibilitar o bichinho de andar.

Doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica acomete especialmente os pets que possuem sensibilidade alérgica, provocando tosse intensa e seca. Com o clima seco, o processo alérgico acaba se intensificando.

Por esse motivo, é muito importante procurar um veterinário de sua confiança para receitar medicamentos específicos e garantir tanto o conforto respiratório quanto o bem-estar do seu bichinho de estimação.

Conjuntivite

O clima seco favorece a evolução da conjuntivite. Por esse motivo, é necessário ter muita atenção, visto que o problema pode desencadear ferimentos caso o pet tente coçar os olhos.

Felizmente, o tratamento costuma ser simples, consistindo na higienização dos olhos do pet com soro fisiológico e na aplicação de antibióticos ou colírios.

Cuidados com os pets no tempo seco

Por meio de alguns cuidados é possível prevenir alguns dos problemas citados acima. São eles:

Atentar-se à alimentação do pet

A alimentação tem ligação direta com o estado de saúde dos pets. Assim, em períodos de baixa umidade relativa do ar, ofereça alimentos mais leves, como petiscos, rações úmidas e frutas.

Disponibilizar água fresca sempre 

Manter o seu bichinho de estimação bem hidratado é fundamental para driblar os efeitos do tempo seco no organismo. Sendo assim, sempre disponibilize água fresca para o seu pet.

Umedecer o ar

Outra dica importante que contribui para  a prevenção de problemas respiratórios no animal são os umidificadores de ar.

No entanto, caso você não possua um, colocar uma bacia ou balde com água em alguns pontos da casa já ajuda bastante, pois à medida que o líquido evapora, o ambiente é umidificado.

Se necessário, umedeça o bichinho

Caso perceba que o seu pet está muito cansado, você pode ajudá-lo a se molhar moderadamente. As principais áreas do corpo que devem ser levemente molhadas são o nariz, as almofadinhas das patas e a área da coluna do bichinho. Ao fazer isso, certamente ele ficará um pouco mais confortável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse