Revista Portal Útil

Os animais já fazem parte de muitos lares, sendo, inclusive, uma das maiores alegrias das famílias. Sendo assim, nada mais apropriado do que encontrar as melhores soluções para os cuidados com os bichinhos.

Ter um animal é uma decisão que deve ser tomada com toda a cautela. Isso porque os cuidados com relação ao bichinho são indispensáveis e inadiáveis, tal como se deve conduzir a rotina de um filho.

Dessa forma, desde levar o animal à consulta em uma clínica veterinária até cuidar da higienização dele, é fundamental investir em cada uma dessas atividades para garantir que o bichinho tenha todo o suporte necessário.

Um dos elementos que pode ter grande destaque na rotina do pet é justamente a alimentação. Afinal, ela se torna um aspecto que influencia em vários pontos da vida do animal, fazendo toda a diferença para o desenvolvimento dele. 

Se você já estava pensando em deixar os alimentos convencionais de lado e optar pela alimentação natural para o seu pet, confira neste artigo a importância, os benefícios e algumas dicas para garantir que a comida do seu animal seja a melhor possível. 

O que este artigo aborda:

Alimentação Natural Para Animais: Qual a Importância e Benefícios
Alimentação Natural Para Animais: Qual a Importância e Benefícios
Pin It

A importância da alimentação natural para os pets

Cuidar do cardápio familiar, seja investindo em alimentos veganos ou menos gordurosos, pode fazer toda a diferença na saúde das pessoas. Ao mesmo tempo, ao se pensar também nos animais, esse ponto se torna essencial. 

É perfeitamente possível deixar de lado alguns dos principais produtos industrializados utilizados na alimentação dos bichinhos e optar por uma alimentação mais saudável e nutritiva. 

De fato, isso é importante por vários motivos, pois essa decisão impactará diretamente na saúde do animal. A diminuição de quadros como a obesidade e evitar a sobrecarga no funcionamento dos órgãos do pet podem ser exemplos claros disso. 

Outros exemplos são prevenir a formação de tártaro, de inflamações e de vários quadros que têm sido vistos nos consultórios veterinários, que prejudicam de maneira severa a saúde dos bichinhos.

Diante desse cenário, é possível perceber que a alimentação natural na vida do pet pode ser um divisor de águas, principalmente porque há uma série de benefícios que podem ser colhidos com esse tipo de investimento.

Os benefícios da alimentação natural

Se você já estava considerando oferecer uma alimentação natural para o seu bichinho, saiba que essa decisão pode ser vantajosa e positiva em muitos sentidos. Alguns deles são:

  • Aumento da qualidade de vida;
  • Facilita a digestão;
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Variedade de cardápio;
  • Maior expectativa de vida;
  • Aumento da energia e disposição;
  • Maior vitalidade.

É possível perceber que, do mesmo modo que ocorre com seres humanos, os animais também podem conquistar benefícios importantes com alimentos naturais. Por isso, é indispensável começar o quanto antes a inserir esse novo cardápio para o pet. 

Dicas para uma alimentação saudável

A alimentação natural é bastante benéfica, mas é preciso estar atento a algumas dicas que podem tornar o processo ainda mais interessante e adequado para os bichinhos. Conheça algumas a seguir.

1 – Verifique quais alimentos devem ser evitados

Assim como há humanos alérgicos, alguns elementos podem ser prejudiciais ao pet. Nesse caso, é indicado evitar que ele consuma esses alimentos, para prevenir possíveis desconfortos e incômodos.

Entre os principais, deve-se evitar: abacate, carambola, uva, tomate verde e com sementes, alho e cebola, carnes temperadas e cruas, frutas secas, massas, chás, refrigerantes, café, fritura e gordura. Frutas com sementes também não devem ser oferecidas.

2 – Ofereça uma alimentação natural balanceada

Tal como o cardápio de humanos, é fundamental que o pet receba os nutrientes de forma balanceada, para consumir tudo o que o seu sistema precisa para estar sempre fortalecido e saudável.

Nesse sentido, o ideal é que as refeições sejam compostas de 50% de proteínas, 25% de vegetais e 25% de carboidratos. Essa composição garante que o animal receba tudo o que precisa para o bom funcionamento do seu organismo. 

3 – Faça encomendas quando necessário

Em épocas mais corridas, pode ser que o preparo das refeições naturais não seja possível. Nesse caso, tal como pedir um delivery de mercado ajuda nesses momentos, fazer a encomenda da alimentação natural do seu pet pode facilitar a rotina. 

Dessa forma, é possível sempre ter a refeição ideal para o seu bichinho de estimação, o que vai garantir que ele receba sempre as melhores refeições.

Conclusão

Levando em conta que consumir alimentos saudáveis é fundamental para a boa saúde, investir nesse mesmo cuidado para os animais é uma opção que merece atenção. 

Por isso, não deixe de promover sempre as melhores refeições para o seu pet e permita que ele desfrute de vários benefícios, desde já, consumindo produtos de qualidade e saborosos, mas também no longo prazo, tendo uma vida mais saudável e ativa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse