Moda

Smartwatch: O que é, como funciona e vantagens

Publicado por Veja Notícias no dia 01/10/2021 as 14:35

O smartwatch está dentro de uma categoria que chamamos de tecnologia vestível. Nesse sentido, nesta seção temos os dispositivos que são tidos como usáveis, isto é, você poderá carregar os em seu próprio corpo no decorrer do dia. Dentre os acessórios mais conhecidos podemos citar as pulseiras, os relógios e os óculos.

Dito isso, encontramos o smartwatch, que não se trata somente de um acessório, mas sim dispositivo. Esse dispositivo pode ser traduzido como relógio inteligente, e o seu projeto foi pensado para se tornar um dispositivo móvel e usado no pulso.

As suas características são muito parecidas com a de um smartphone, afinal, ele possui um touch screen e poderá comportar diversos aplicativos.

Desse modo, os smartwatches surgiram com a premissa muito parecida se compararmos aos celulares. Porém, o seu diferencial está justamente na mobilidade e facilidade de uso.

Quando foi lançado o smartwatch?

O lançamento do relógio digital smartwatch começou no ano de 2010 e com isso surgiram diversas campanhas. Ao contrário do que acontece com os relógios digitais, que existiam há um tempo, os smartwatches trazem alguns recursos muito parecidos com os do celular. 

O crescimento do uso de smartwatch no mundo, até porque este dispositivo é muito benéfico para o dia a dia.

Como funciona o smartwatch?

Embora o smartwatch seja um dispositivo menor do que os celulares, ele apresenta inúmeros recursos. Sendo assim, o smartwatch vai além de uma função básica dos relógios, que é mostrar o horário.

A maioria desses dispositivos apresentam compatibilidade com a função do bluetooth, e isso demonstra como as suas funcionalidades são práticas para uma rotina diária.

A partir disso, contamos ainda com a personalização que um smartwatch pode oferecer aos seus usuários, por exemplo na interface do relógio. 

Em determinados modelos, o smartwatch ainda possibilita a leitura de e-mails, conferir a meteorologia e a gravação de mensagens usando a voz. 

Claro que isso varia de acordo com o modelo, porém essas informações você pode adquirir antes de realizar a compra do dispositivo.

Existem também outros recursos muito importantes para o dia a dia pessoal e profissional do usuário, indo desde a notificação até a realização de ligações.

Tomando como base alguns modelos mais recentes, vemos que as notificações passaram por mudanças avançadas. Um dos exemplos desse alerta avançado é sobre o detector de quedas.

Esse detector é ativado quando o usuário sofre a queda, e o dispositivo emite o seu alerta e alarme. 

Com base nisso, você poderá ligar para os serviços de emergência, mas também pode ignorar esse alarme. Porém, vemos que esse é um exemplo perfeito de como a tecnologia se preocupa com a nossa saúde e avança nesse sentido.

Outro exemplo interessante está relacionado aos aplicativos que o smartwatch apresenta. O principal atrativo seria os aplicativos de exercícios físicos ou dieta, que ajudam a manter um estilo de vida saudável.

Ao optar pelo uso de um smartwatch, você poderá controlar diversas coisas com o seu pulso.

Estilo e praticidade para treinar

Os smartwatches podem ser um ótimo aliado para um estilo de vida mais saudável, principalmente pelo fato de monitor algumas informações imprescindíveis.

A princípio, vemos que esses dispositivos podem monitorar os batimentos cardíacos e demais sinais vitais. Porém ele vai muito além, e é preciso ter cuidado com esse controle é todo momento.

Algumas pessoas podem se impressionar muito rápido e facilmente com os dados que vem no smartwatch. Por exemplo, se deparam com um batimento cardíaco um pouco acima do normal ou abaixo ou qualquer outro sinal vital e já correm para o médico.

O smartwatch é sim um diferencial no monitoramento dos aspectos de saúde. Mas é preciso que o usuário seja mais tranquilo em relação ao fato de que ter acesso aos seus sinais vitais.

Se você já mantém um certo estilo de vida, seguindo uma dieta controlada e a prática frequente e regular de atividades físicas, o smartwatch será o seu melhor amigo a partir de hoje.

Além disso, é importante estar por dentro da sua normalidade, ou seja, quais são os seus batimentos cardíacos comuns e de que forma o seu corpo reage tem algum exercício.

Benefícios do uso dos smartwatches 

O smartwatch apresenta diversos benefícios para o seu dia a dia, como agenda integrada, as notificações e os lembretes, bem como o controle dos batimentos cardíacos. 

O smartwatch ainda possui algumas funções como a indicação do clima, o calendário, um gravador e de mais questões. Ele funciona como se fosse o seu assistente pessoal, no que se refere à praticidade. 

Como a sua aparência é customizável, você pode adaptar o seu smartwatch de acordo com a ocasião.

Mostradores diferentes 

Como foi mencionado acima, o smartwatch se adequa de acordo com a ocasião, contando com seus diversos mostradores.

Com isso, esses mostradores podem combinar perfeitamente dependendo do ambiente, desde um aspecto mais descontraído até o mais profissional possível.

Dessa forma, percebe-se que os mostradores exibem as funções mais fundamentais no momento, o que oferece acessibilidade e maior conforto no acesso de informações.

Pulseiras customizáveis

O smartwatch apresenta pulseiras customizáveis, o que dá mais personalidade para esse acessório. Além disso, dependendo da marca, você encontra pulseiras de silicone, nylon ou couro.

Assim, de acordo com a ocasião que você esteja, é possível trocar as pulseiras e combinar com o ambiente e a vestimenta.

Resistência à água 

É interessante que você priorize os smartwatches que sejam resistentes à água. Isso porque após começar o uso do seu relógio inteligente, será difícil tirar. 

Então, imagine que você vai para alguma festa ou evento que envolva piscina. É muito provável que continue usando o smartwatch, e se ele não for resistente à água você poderá perder o seu relógio inteligente. 

Inclusive, essa resistência não se refere somente a água submersa no relógio, mas também o suor e a umidade.

Algumas pessoas já compraram o smartwatch justamente para atrelar ao seu estilo de vida mais saudável, monitorando os batimentos cardíacos, tem do acesso ao seu percurso, e demais informações.

Se esse smartwatch não for resistente à água, é possível que você perca o seu relógio muito rápido, afinal, a simples prática de qualquer atividade física já vai comprometer a qualidade desse aparelho.

Essa é uma informação que também implica na limpeza e higienização do smartwatch. 

Esse processo ocorre com o uso de um pano não muito abrasivo, sem fiapos, e com muito cuidado.

Conexão total 

Com o smartwatch você pode estar completamente conectado com tudo que acontece com a sua vida digital. Assim, você tem mais contato com o que está acontecendo nas redes sociais, de maneira simplificada. 

Isso porque as notificações chegaram facilmente no seu pulso, em um dia corrido você poderá entrar em contato com mais facilidade com seus clientes ou chefe.

Praticidade na rotina 

A sua rotina com smartwatch vai ser muito diferente do que acontece hoje, principalmente por conta das funções avançadas que esse relógio inteligente apresenta.

Um exemplo claro disso é o GPS. Na verdade, o GPS se tornou o mecanismo necessário na vida da maioria das pessoas, porém, quando você está dirigindo é preciso ficar manuseando celular, o que pode resultar em algum acidente.

No caso do smartwatch, antes de sair do local você já deixa preparada a rota que precisar a seguir. Isso evita qualquer distração no trânsito e facilita sua locomoção.

Outra praticidade é a falta de distrações que o smartwatch proporciona. Quando entramos no celular para ver alguma notificação, é comum que entre em outras redes sociais, o que faz você perder tempo e energia.

Armazenamento de músicas 

O seu smartwatch pode ainda armazenar e reproduzir músicas, o que libera um pouco o espaço do celular. Essa função de armazenamento, tanto de músicas como de outros arquivos diversos, auxilia o celular em si. 

Afinal, agora você não precisa se preocupar em guardar os seus arquivos e ocupar totalmente o espaço do celular. 

As músicas, por outro lado, podem ser reproduzidas no smartwatch, com o auxílio de um fone de ouvido em alguns casos, ao longo de um treino ou até mesmo para relaxar. 

Dito isso, vemos que o smartwatch foi feito para todas as ocasiões do seu usuário, então é um dispositivo imprescindível na sua rotina. Isso serve tanto para tarefas pessoais como profissionais. 

Vale a pena ter um smartwatch? 

Diante do exposto, você deve estar se perguntando se vale a pena ou ter um smartwatch, por conta dos benefícios. Como ele tem como premissa básica a versatilidade, entendemos que vale muito a pena adquirir esse relógio inteligente. 

Ele pode ser o seu aliado para cuidar mais da saúde, controlando os batimentos cardíacos e o índice de pressão arterial, por exemplo. 

Com esse dispositivo, você também conta com demais informações, como a prática de alguns esportes, a exemplo da corrida ou da natação. Inclusive, uma função que não comentamos acima, e que é restrita a depender do modelo, é o monitoramento do sono, e a sua devida qualidade. 

Ele serve como uma extensão do seu celular, de forma completar, logo, se torna necessário e primordial para o dia a dia. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

25 de junho de 2021

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Quando procuramos por carros novos para comprar, normalmente não pensamos em detalhes como, por exemplo, qual é o tempo ideal para encerar um carro. Afinal de conta...