Revista Portal Útil

Comprar roupas para uma criança que está chegando pode ser um grande desafio, especialmente se for o primeiro filho do casal. Apesar da aparência ser uma tarefa muito difícil, escolher roupas para bebês não é uma tarefa tão complicada.

Basicamente, precisamos considerar os mesmos fatores em que pensamos ao comprar nossas próprias roupas, além de alguns detalhes extras que são muito importantes para a segurança de um bebê recém-nascido. 

Para facilitar a sua escolha, preparamos uma lista de requisitos aos quais você deve estar atento antes de comprar roupas para bebês. Venha conferir para evitar cometer erros na hora de fazer as compras.

O que este artigo aborda:

Como escolher roupas para bebês?
Como escolher roupas para bebês?
Pin It

Como escolher roupas para bebês considerando o conforto?

A primeira coisa a se considerar na hora de escolher a roupa do bebê é o conforto que ela proporciona ao seu filho, tanto no tipo de tecido quanto em todos os detalhes e decorações que fazem parte do traje. 

Às vezes esse choro que parece não ter causa vem justamente do incômodo do curativo da criança. Com isso em mente, é melhor escolher um único produto feito de tecidos naturais, o que permitirá que a pele transpire corretamente e seja mais confortável do que os tecidos sintéticos. Entre as fibras naturais, o algodão é o preferido porque não causa alergias ou coceira e não é tão áspero quanto a lã e o linho.

Ainda falando em conforto, opte por roupas que não tenham botões ou algum outro tipo de enfeite nas costas. 

Como o recém-nascido fica deitado a maior parte do tempo, o detalhe por baixo da roupa pode causar desconforto nessa posição. Então você pode escolher as roupinhas mais decoradas, mas é melhor que seja na frente da roupa.  Verifique também o acabamento interior das roupas. Se eles tiverem uma costura ruim, fios soltos ou até mesmo uma etiqueta exagerada, isso pode gerar incômodo para o bebê. 

Se a peça tiver algum enfeite bordado, certifique-se de que tem uma capa de tecido por dentro. Este tecido evita que a costura entre em contato direto com a pele do bebê.

Veja também nosso artigo: Como estimular o potencial de um bebê desde cedo.

Como escolher roupas para bebês considerando a praticidade?

Os primeiros meses de convivência com os novos membros da família costumam ser muito ocupados. 

Há muitas coisas a fazer entre cuidar dos filhos e fazer o trabalho doméstico diário, e os pais ainda estão se adaptando a essa nova realidade. 

Portanto, quanto mais as roupas forem práticas, mais confortável a família ficará durante os banhos e trocas de roupa do bebê. Da mesma forma, os tecidos de algodão devem ter prioridade. 

Além de confortáveis, são fáceis de esticar, o que facilita a passagem da roupa pelo corpo do recém-nascido. Isso é especialmente importante para mamães e papais pela primeira vez, que ainda são cautelosos ao vestir bebês porque são muito sensíveis. Com essas roupas, é muito mais fácil.

Uma boa abertura da gola também é imprescindível para que a parte superior da peça passe pela cabeça sem problemas. 

Nesse sentido, você pode escolher roupas com botões na gola ou roupas com gola americana. Esta é uma abertura maior que pode passar por todo o corpo, muito adequada para muita sujeira na fralda, ela deve ser retirada da parte de baixo do corpo do bebê. 

Prefira as roupas com aberturas na frente em vez de atrás. Além de proporcionar mais conforto para a criança na posição deitada, também são fáceis de trocar, pois não há necessidade de virar a criança para colocá-la ou tirar a roupa.

Veja algumas dicas para escolher corretamente as roupas para bebês

Separamos aqui as principais dicas para você escolher a roupa ideal para o bebê.

Cuidado para não cometer exagero

Aqui, o fundamental é planejar! 

O casal deve calcular a quantidade de itens e dinheiro necessários para ter o enxoval completo. Com isso, evita-se compras exageradas, comum entre casais que desejam muito ter as primeiras roupas de bebê. 

O plano pode ser elaborado já no início da gravidez, para você ter mais tempo para conseguir ganhar o dinheiro necessário. Lembre-se de considerar que você receberá muitas roupas de seus amigos e familiares, especialmente se você fizer um chá de bebê.

Considere o peso do bebê como um guia

Certamente, o peso é um guia muito eficaz para ajudá-lo a determinar o tamanho do item que você está comprando. Portanto, é mais recomendável começar a fazer compras a partir do 6º ou 8º mês de gravidez, pois é mais fácil prever o peso do bebê no seu nascimento.

De modo geral, bebês com peso não superior a 3,5 kg usam roupas do tamanho RN, que é a sigla para recém-nascidos. 

Quando uma criança pesa 5 kg, o tamanho geralmente é P. Após ultrapassar esse peso, o tamanho ideal é M ou G. Também é importante não comprar muitas roupas do tamanho RN e tentar comprar roupas de tamanhos diferentes, pois os bebês crescem muito rápido nos primeiros meses após o nascimento.

Não esqueça de considera a estação do nascimento do bebê

Outro ponto muito importante a se considerar é a estação em que seu bebê vai nascer. Dito isso, se o nascimento do seu filho está programado para o verão, invista em roupas mais frias e mais leves. Mas se neste caso, a estação do nascimento for inverno, compre mais para manter seu bebê protegido do frio. 

Como as estações do ano não são bem definidas no Brasil, a necessidade de considerar a variedade também deve ser enfatizado aqui, para a obtenção de itens para usar no frio e outras que possam ser usados ​​em temperaturas mais altas.

Como podemos perceber ao longo do artigo, a melhor escolha das roupas de seu bebê não depende apenas de gosto ou de preço.

 Para escolher roupas para bebês corretamente, vários quesitos devem ser considerados, principalmente o conforto do pequeno, sendo qui, também é muito importante considerar o bolso dos papais. 

Mas, cuidado, economizar nem sempre é comparar as roupas mais baratas, procure sempre as roupas de melhor qualidade, mas que não sejam tão caras. Desprezar a qualidade pelo preço mais baixo, pode não só aumentar o gasto devido a pouca duração, mas também pela possibilidade de trazer problemas para seu filho devido a má qualidade do tecido.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse