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Marketing de influência não é uma novidade no mercado. Cada vez mais empresas realizam ações com influenciadores digitais e a grande maioria delas já conhece o poder da internet neste contexto. 

Uma pesquisa realizada pela empresa Youpix, 71% das organizações dizem que o marketing de influência tem grande importância nas suas estratégias de divulgação, trazendo excelentes resultados. 

No entanto, por mais que essa estratégia esteja se popularizando, ainda há algumas informações que todo empreendedor deve saber antes de investir, mas poucos realmente já compreendem.

Uma delas é que os influenciadores digitais não são uma classe de trabalho homogênea. O que isso quer dizer? Muitos acreditam que as estratégias com influencers são sempre iguais, o que não é verdade.

Há pelo menos 4  tipos de influenciadores atualmente. Consequentemente, existem diversas maneiras de realizar ações com esses profissionais. Quanto mais as marcas souberem identificar qual o melhor influencer para a sua estratégia, mais assertivas essas ações serão.

Somente assim será possível atingir exatamente o público desejado, aumentando o custo-benefício e resultados da ação. Para ajudar, por ser um mercado novo e repleto de novidades a cada dia, explicaremos quais os tipos de influenciadores atualmente.

Indicaremos a categoria de influencers pela quantidade de seguidores e nicho. No entanto, é importante analisar outros fatores – como o alcance, taxa de engajamento, qualidade de outros trabalhos produzidos, profissionalismo e muito mais.

Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Tipos de influenciadores digitais: conheça as categorias que os diferenciam
Tipos de influenciadores digitais: conheça as categorias que os diferenciam
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Marketing de influência: saiba como contratar o influenciador correto

Influenciadores digitais são aqueles profissionais que exercem influência nos seus seguidores por meio de conteúdos publicados nas suas redes sociais. Isto é, mais do que postar, eles conquistam a confiança das pessoas que os seguem post após post.

É dessa forma que conseguem influenciar e causar efeito sobre as decisões dessas pessoas – sejam as mais simples do dia a dia ou até mesmo algumas mais complexas.

Dependendo da quantidade de seguidores, alcance e engajamento, esses profissionais se tornam referência em determinado assunto e são vistos como pessoas de credibilidade no tema.

Esses profissionais estão no Instagram, Facebook, Kwai, Tiktok, Youtube, Twitch, na televisão, entre outras plataformas. Atuam com conteúdos de nichos diferentes, com métodos, linguagens e tipo de postagens diferentes. 

Cada um destes profissionais coloca a sua personalidade nos posts – o que gera identificação por parte dos seguidores e mais confiança entre ambas as partes. Sendo assim, nenhuma campanha com influencers será igual. 

Se pedir para que todos os influencers façam a mesma coisa, perderá a essência e vantagem competitiva de cada profissional. Além disso, há outros fatores que diferenciam os influenciadores digitais.

Dentre eles, dois em especial: o número de seguidores e a área de atuação!

Influenciadores digitais: confira como identificar o melhor para sua ação

De acordo com os números de seguidores, há 4 tipos de influenciadores, que são:

  • Mega influenciadores: são aqueles que contam com mais 1 milhão de seguidores em, pelo menos, uma rede social – seja no Instagram, Twitter, Youtube etc;
  • Macro influenciadores: têm entre 500 mil e 1 milhão de seguidores (sendo também conhecidos como subcelebridades);
  • Micro Influenciadores: que possuem entre 10 a 90 mil seguidores (estes já conseguem diversas parcerias com empresas de vários segmentos e tamanho);
  • Nano influenciadores: são os profissionais que começaram do zero e têm entre 1.000 e 10 mil seguidores.

O que muitos ainda se confundem é que a quantidade de seguidores não deve ser a única referência. Muitas vezes, é mais vantajoso contratar um micro influenciador digital que tenha um público engajado, do que celebridades sem poder de influência real sobre seu público.

Além de que os influencers também devem ser escolhidos por nichos, por terem autoridade no assunto. Então, se a marca vende produtos de beleza para mulheres, o ideal é contar com influenciadores digitais que estão ligados a este assunto.

Essa autoridade será essencial para que o profissional consiga influenciar o seu público a comprar determinado produto. Também há os fit influenciadores com conteúdos focados em vida saudável.

Ou exemplo são aqueles que são formados em uma área, produzem conteúdos sobre a profissão e tem alta credibilidade (como advogados, professores, jornalistas, educadores físicos, entre outros).

E ainda tem uma ótima oportunidade com os influenciadores locais. Ou seja, conhecidos em determinada região. As empresas que desejam divulgar produtos e serviços no local, devem apostar nesses profissionais. Eles vão atingir exatamente o público desejado e terá alta influência.

Conclusão

Com todas essas informações, será possível realizar escolhas mais assertivas para traçar estratégias de marketing de influência que realmente tragam resultados positivos para a marca, como o aumento de visibilidade e faturamento.

A escolha deve ser de acordo com o nicho e objetivo da marca, tenha isso sempre em mente!

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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