Publicado por Lucas Ferraz no dia 07/01/2022 as 10:16

Segmentar o público-alvo é uma ação importante, pois ele dará a consistente e a base para todas demais ações de marketing que a empresa vai executar.

Passo a passo de como segmentar seu público-alvo

Saber segmentar o público-alvo traz uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Melhor produção de conteúdo;
  • Criação de propaganda persuasiva;
  • Direcionamento efetivo de recursos publicitários;
  • Reconhecimento de marca no segmento;
  • Entre outros.

Sabendo da importância de segmentar o público-alvo resolvemos produzir esse artigo Aqui você encontrará passo a passo como fazer essa ação. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

Conheça o mercado

Para segmentar o seu público é necessário, sobretudo, conhecer o mercado sobre o qual a empresa trabalha.

Se estamos falando de uma especializada em fios e cabos elétricos, por exemplo, é preciso estudar os fornecedores de matéria-prima do setor, tal como as formas de que as empresas concorrentes atuam e encontram seus clientes.

Realizar uma pesquisa de mercado é uma forma que ajuda a segmentar público-alvo, além de coletar dados relevantes para tomadas de decisão de sua empresa.

Crie a persona

No marketing a persona é conhecido como o cliente ideal que precisa ser alcançado através de ações de marketing e análise de comportamento.. 

Esse cliente tem um determinado estilo de vida, atua em determinado setor comercial, tem alguns tipos de hobbies e hábitos. Enfim, são algumas características que fazem com que aquela pessoa seja um alvo da sua empresa.

Se você tem uma empresa que fabrica detergente clorado, por exemplo, para criar a persona é necessário coletar e analisar dados como o demográfico, levantando dados como: gênero, faixa etária, renda básica, ramo de ocupação, renda familiar, escolaridade e estado civil.

Outros dados relevantes para análise são características de estilo de vida, psicológicas ou a análise comportamental, como iremos falar a seguir.

Veja também: Buyer Persona: O Que É e Como Criar Para Sua Empresa

Análise comportamental

A análise comportamental é um fator muito importante que ajuda a segmentar o público-alvo e ajuda a empresa a alcançar o cliente com mais precisão.

Nela é estudado a análise de consumo das pessoas segmentadas em grupos, sobre uma perspectiva da psicologia humana.. 

A partir da compreensão do padrão, é possível trabalhar com a criação de gatilhos para atingir o público-alvo e estimular o consumidor a adquirir o produto.

Faça um planejamento

Tendo traçado características do seu público-alvo, é preciso iniciar um planejamento de otimizar ações de marketing voltadas para ele em busca de resultados. 

A intenção é fazer com que a marca esteja presente em momentos específicos, do qual terá atenção desse cliente.

Se for uma empresa que faz mancal de rolamento, por exemplo, estar presente em feiras, revistas de tecnologia e em parceria com influencers do segmento dentro da web, é uma maneira efetiva de segmentar o público-alvo. 

Agora uma empresa que vende roupas infantis, por exemplo, ter a marca presente em diversos distribuidores do mercado, além de propagandas em lojas e exposição tanto na web quanto em vias públicas, vai ajudar a segmentar e atingir o público-alvo.

Chega ao fim nosso artigo explicando como fazer passo a passo a segmentação do público-alvo. realçamos que essa ação é fundamental para desenvolver as forças produtivas da empresa e dar sustentabilidade para ações de marketing.

Se gostou do conteúdo compartilhe para informar mais pessoas e siga para conferir outras dicas de marketing empresarial.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Dicas para posicionar um e-commerce de suplementos no Google

Dicas para posicionar um e-commerce de suplementos no Google

Marketing Para Restaurantes: Como Ter Sucesso na Internet

Marketing Para Restaurantes: Como Ter Sucesso na Internet

11 estratégias de SEO de comércio eletrônico essenciais para classificações da página

11 estratégias de SEO de comércio eletrônico essenciais para classificações da página

Técnicas altamente eficazes que funcionam bem em marketing por e-mail

Técnicas altamente eficazes que funcionam bem em marketing por e-mail

Dicas para fazer parcerias digitais com outras empresas?

Dicas para fazer parcerias digitais com outras empresas?

7 estratégias para colocar em prática hoje mesmo na sua loja virtual

7 estratégias para colocar em prática hoje mesmo na sua loja virtual